Logomarca Indústria 4.0

Gestão de ativos inteligente em períodos de crise: a importância da coleta de dados

Entenda como essa prática pode identificar prioridades e entregar cronogramas com base em previsões precisas.

Por: Ricardo Hayashi      01/07/2020

Será fundamental implantar estratégias para manter as plantas em condições ideais para retomada após o fim das políticas de distanciamento social para enfrentamento a crise da pandemia da Covid-19. E no centro dessas estratégias certamente está a coleta e análise dos dados sobre a condição dos ativos. A gestão de ativos inteligente, baseada em dados, cria um cenário em que as empresas usam a enorme quantidade de informações à sua disposição para alinhar as atividades de manutenção à criticidade e riscos de ativos individuais.

Uma gestão de ativos inteligente identifica prioridades e entrega cronogramas com base em previsões precisas, e não em relatórios improvisados após um determinado evento. Além disso, com a automação da coleta de dados, as equipes de manutenção atualizam as informações e gerenciam os ativos em tempo real de forma remota, poupando os técnicos de deslocamentos para leitura local de instrumentos dos ativos, aumentando a segurança na rotina destes profissionais, e se adequando com as orientações para conter a disseminação de vírus.

Mas, para coletar e analisar esses dados dos ativos enviados por soluções de IoT, é preciso contar com uma plataforma única de gestão de ativos que ofereça a capacidade de receber e armazenar todos os dados dos diversos sensores distribuídos em todos os equipamentos que fazem parte da operação, em tempo real.

Plataforma única entrega mais inteligência

Plataformas modernas para gestão de ativos integram as informações de todos os sistemas produtivos e conectam as ferramentas de Analytics para gerar insights que são distribuídos para todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção pois os dados não geram valor nenhum sem organização e inteligência.

Todas essas informações, recebidas dos sensores, é que vão permitir o monitoramento remoto de ativos e aliado a aplicação de técnicas de inteligência artificial, será possível identificar quando o equipamento poderá falhar, com certa antecedência, permitindo a programação orquestrada da manutenção sem impactar na cadeia produtiva. Com esta abordagem de manutenção preditiva, substitui se as manutenções baseadas no tempo de uso do equipamento, ou seja, as manutenções preventivas, que além de serem mais custosas (evitando intervenções frequentes e desnecessárias) ocasionam mais paradas nos processos produtivos e riscos maiores de defeitos provocados por erros durante as manutenções.


Continua depois da publicidade


A transformação desses dados em inteligência e insights acionáveis irá gerar a confiabilidade e a vantagem competitiva pós-crise, por meio de uso otimizado dos equipamentos que estavam parados ou operando de forma mínima, e custos de manutenção mais baixos. Munido de dados precisos que avaliam o custo da operação do ativo, você pode tomar decisões considerando as informações coletadas durante todo o ciclo de vida do equipamento.

Com o monitoramento e análise das condições do ativo, é possível detectar sinais de que uma falha está para acontecer e realizar somente a manutenção necessária para manter o bom funcionamento dos ativos, deixando a planta com muito mais produtividade reduzindo as paradas seja manutenções preventiva ou corretivas, aumentando a sua eficiência operacional, e com menores despesas com intervenções desnecessárias de manutenção.

Para evoluir a gestão de ativos, é importante envolver soluções inteligentes e modernas de monitoramento, capazes de integrar dados de diversas fontes para detecção de falhas de maneira assertiva, sem depender apenas de estimativas que não levam em consideração ambiente e modos de operação. Só assim estaremos prontos para dar a partida na linha de produção ou retomar à produção máxima, o que esperamos que aconteça o mais breve possível.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Ricardo Hayashi

Responsável por produtos para Conexões Inteligentes da Atech