Pesquisa inédita testa impressão 3D com máquina de solda

Proposta está sendo desenvolvida nos laboratórios da Faculdade Satc.

Por: Redação Faculdade Satc      02/07/2020 

A revolução promovida pela indústria 4.0 estimula a inserção de novas tecnologias no processo produtivo. Criar uma peça específica, que não está inserida no portfólio da indústria, mas que é necessária para o cliente pode ter uma solução mais prática. Estudantes e professores da Faculdade Satc realizam pesquisa inédita que testa a impressão 3D utilizando máquinas de solda.

O acadêmico de Engenharia Mecânica, Henrique Cechinel Casagrande, está aproveitando o período de férias para comprovar o que já estudou. Monitorado pelo professor e orientador Anderson Daleffe, ele testa a manufatura aditiva, processo que não tira material, só adiciona. “Isso é muito comum na área de polímeros. Agora, estamos testando adicionando metal. É uma técnica já realizada nos Estados Unidos e na Europa, mas relativamente nova no Brasil”, explica Casagrande.

No laboratório de solda, o aluno faz a testagem dos corpos de prova que foram desenvolvidos para confirmar a técnica. “Ajustamos uma máquina de solda, com uma programação CNC, para fazer o que a impressora de plástico faz”, ressalta o professor.

Segundo Daleffe, este momento da pesquisa serve para avaliar os corpos de prova, que são os resultados da solda, e verificar se o aço que está sendo soldado possui as propriedades mecânicas de durabilidade, resistência necessárias. Além dos estudos desenvolvidos por Casagrande, a linha de pesquisa ainda inclui a produção de outro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado.

Imagem: Divulgação

 

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Impressão 3D multimetal avança e impulsiona indústrias

Novas técnicas de fusão em leito de pó permitem designs complexos e maior eficiência de materiais


BH recebe o primeiro equipamento de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco da América Latina

Equipamento de Impressão 3D metálica foi instalado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai


Stratasys fecha 2024 com fluxo de caixa positivo e novo investimento de US$ 120 milhões

Empresa aposta em crescimento para 2025 após ajustes operacionais e aporte da Fortissimo Capital


Gêmeo digital preditivo reduz erros e eleva qualidade da impressão 3D

A solução, aprovada pelo Departamento de Defesa dos EUA, permite testar virtualmente peças antes da fabricação, reduzindo desperdícios e fortalecendo a manufatura aditiva