Inovação e Processos

Tecnologia da Indústria 4.0 reduz desperdícios

Especialista brasileiro do IEEE explica como a tecnologia vem transformando as indústrias e os modelos de produção
Por: IT Forum 365       20/09/2019

Com as novas tecnologias e transformações da Indústria 4.0 - conceito que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação - as fabricantes buscam constantemente formas mais inteligentes de otimizar os processos e reduzir desperdícios.

Segundo o professor da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Miyagi, especialista brasileiro do IEEE, maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, exemplos dessa transformação é a fabricação sob demanda, junto à impressão 3D, que vêm melhorando a eficiência de estoque e inovando o modelo de produção.

Com a produção sob demanda, a manufatura é mais enxuta e o foco é a redução de desperdícios, seja de custos, tempo, produção ou defeitos. “O intuito é utilizar apenas os recursos necessários, sendo assim possível eliminar os desperdícios e melhorar a qualidade, o tempo e o custo de produção.

A fabricação sob demanda visa também uma produção customizada para atender às demandas específicas do mercado. Isso envolve uma revisão dos sistemas de fabricação para serem mais flexíveis e versáteis”, afirma Miyagi.


Continua depois da publicidade


O professor ainda cita a demanda pela impressão 3D, que é um dos recursos que vem contribuindo para esse processo e sendo apontado como uma das principais tecnologias da Indústria 4.0. Por ser capaz de criar um protótipo com base em um modelo digital, a impressora 3D permite a redução de custos, estoque e manutenção.

Facilita a terceirização do desenvolvimento de protótipos, a produção de designs exclusivos, mais complexos e diminuem os erros e ciclo de produção.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Cresce o número de vagas para indústria 4.0 - Imagem: Reprodução
Mercado

Cresce o número de vagas para indústria 4.0

Mapa Industrial do Trabalho aponta para crescimento de profissões tecnológicas até 2023 em todo o Brasil
Novos materiais aumentarão eficiência de catalisadores - Imagem: Divulgação
Inovação e Processos

Novos materiais aumentarão eficiência de catalisadores

Nanoestruturas metálicas potencializam catalisadores que realizam processos químicos em indústrias e laboratórios


Publicidade »

Publicidade »

Mais notícias

 

Newsletter

Assine e receba novidades sobre Indústria 4.0:

 

Publicidade »

Publicidade »