Programa Indústria + Avançada ajuda empresas a entrarem na indústria 4.0

Programa oferece uma gama de serviços em inovação para aumentar a produtividade e a competitividade de qualquer negócio

Por: eMóbile      09/07/2019 

O Senai (ES), em parceria com o Sebrae (ES), preparou o Programa Indústria + Avançada. A iniciativa contribui por completo para que a empresa participante entre de vez na Indústria 4.0. Em resumo, compreende uma gama de serviços em inovação, a fim de aumentar a produtividade e competitividade, independente do porte do negócio.

O lançamento do programa passa por oito cidades capixabas: Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro e Vila Velha. A ação teve início dia 4 e segue até e 18 de julho.

O Sebrae entra como um importante parceiro nessa iniciativa, ao subsidiar micro e pequenas empresas que participarem do Indústria + Avançada. De acordo com o diretor regional do Senai (ES), Mateus de Freitas, ele foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar Indústria 4.0.

Visão compartilhada pelo gerente da unidade de atendimento setorial indústria do Sebrae, Eduardo Simões. “Não há dúvidas de que as micro e pequenas empresas são importantes para economia.” É nesse contexto, conforme explica o gerente, que o Sebrae e Senai do estado desenvolveram a lançamento. O objetivo, sobretudo, é alavancar a competitividade por meio da implantação de tecnologias e ferramentas vinculadas à indústria 4.0. “Irá diminuir desperdícios para torná-las mais produtivas, ágeis e competitivas”, resume Simões.

Produtos:

Quatro são os produtos que serão oferecidos dentro do Indústria + Avançada para ajudar as empresas a melhorarem seus processos e reduzir os desperdícios. Dois deles são mentorias personalizadas voltadas a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, com foco em reduzir desperdícios e promover o aumento de produtividade das empresas.

A Mentoria Lean é voltada para microempresas, enquanto a Mentoria Individual pode ser aplicada em empresas de quaisquer portes. Nos dois casos, há um treinamento imersivo e gamificado, com o uso do Lean Game, uma forma lúdica de transferência de conhecimentos sobre a Cultura Lean.


Continua depois da publicidade


Os outros produtos são em formato de consultoria tradicional e acontecem apenas de forma individualizada. A Manufatura Enxuta trabalha com a implementação das ferramentas Lean e também utiliza a gamificação. Já a Manufatura Avançada contribui para que as indústrias implantem tecnologias e ferramentas de baixo custo, que possibilitem a melhoria contínua da sua produtividade.

Lean Game:

O Lean Game é um treinamento inovador, lúdico e divertido. Em resumo, é realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica. Ao longo da atividade, os participantes aplicam conceitos de manufatura enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência não apenas do conceito de Lean Manufacturing (manufatura enxuta), como também de Lean Office. A metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (Msep). Certamente é um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico.

Programa Indústria + Avançada

Linhares
Quando: 10/07/2019
Horário: 8h
Local: Senai Linhares
Endereço: Av. Filogônio Peixoto, 728 – Aviso, Linhares – ES, 29901-627
Confirme sua presença: bit.ly/industriamaisavancadalinhares

São Mateus
Quando: 10/07/2019
Horário: 18h
Local: Auditório da Multivix
Endereço: Rodovia Othovarino Duarte Santos, 844 – Parque Washington, São Mateus – ES, 29938-015
Confirme sua presença: bit.ly/industriamaisavancadasaomateus

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

USP, Claro e Fapesp investem em centro de pesquisa para aplicar 5G e IA generativa na Indústria 4.0

A princípio, serão mais de 40 projetos de pesquisa, que contemplam temas como redes, smart cities, indústria 4.0 e agrotech, envolvendo a participação de mais de cem pesquisadores


Plataforma Inovação para a Indústria disponibilizará R$ 460 milhões em 2025

Empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica podem acessar os recursos


Programa de aceleração de startups está com inscrições abertas

Desafix 4.0, iniciativa da Ciser, Hub #Colmeia, Sebrae Startups e SCM Group, vai selecionar até 20 startups


BH recebe o primeiro equipamento de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco da América Latina

Equipamento de Impressão 3D metálica foi instalado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai