Logomarca Indústria 4.0

Boom Supersonic constrói protótipo de avião supersônico mais rápido da história com impressão 3D

Fabricante de aviões explora impressora 3D F900 e o pacote Aircraft Interiors Solution, da Stratasys, para produção de centenas de peças para seu novo protótipo de aeronave supersônica

Por: Stratasys      02/07/2019 

A Stratasys (NASDAQ: SSYS) irá ampliar a parceria com a Boom Supersonic, empresa com sede no Colorado, Estados Unidos, responsável pela fabricação do avião supersônico mais rápido da história. Ao assinar a extensão do contrato por mais sete anos, as empresas dão um impulso extra ao uso da manufatura aditiva para produção em 3D de peças finais para aeronaves.

A impressora 3D escolhida pela Boom Supersonic é o modelo  Stratasys® F900®, configurada com o pacote Aircraft Interiors Solution (AIS). A empresa utiliza o equipamento na criação de centenas de peças impressas em 3D para o XB-1, o protótipo do avião supersônico da empresa. O AIS foi desenvolvido para auxiliar no aprimoramento das características mecânicas, permitindo a produção em escala de peças para as aeronaves.

“Por ter a capacidade de imprimir peças e componentes essenciais localmente, em vez de comprá-los de um fornecedor, podemos criar peças personalizadas, aumentar nossa velocidade de engenharia de produção, manter o foco na construção da aeronave e concretizar nossa visão”, afirma Mike Jagemann, Head de Produção do XB-1 na Boom. “Nos três primeiros anos da parceria, imprimimos em 3D mais de 200 peças para ferramental, protótipos e componentes de teste por meio da utilização das impressoras 3D F370 e Fortus 450mc da Stratasys, o que nos poupou centenas de horas de trabalho e permitiu uma iteração mais rápida entre os ciclos do projeto. O posicionamento como líder global em aplicações aeroespaciais impressas em 3D fez com que a Stratasys se tornasse a parceira ideal da Boom, e estamos muito animados com a extensão dessa parceria a longo prazo.”


Continua depois da publicidade


O novo acordo foi desenvolvido para integrar a tecnologia de impressão 3D FDM® na produção de peças para uso final do XB-1 e, finalmente, do Overture, o revolucionário avião comercial de Mach 2.2 (alcança, em média, a 2.716 km/h). Com uma abordagem mais rápida e simplificada para qualificar peças produzidas por meio de manufatura aditiva para a instalação em aeronaves, o pacote AIS da Stratasys será fundamental para a aeronave, cuja expectativa de velocidade de voo é duas vezes maior que a velocidade do som ou de mais de 1.500 milhas por hora (cerca de 2.400 km/h).

“A equipe da Boom está fazendo algo nunca visto anteriormente: viagens aéreas supersônicas convencionais bem-sucedidas. Mas o desenvolvimento de uma aeronave que pode viajar de forma segura e eficiente ao alcançar 2.2 na escala Mach requer uma nova abordagem nos processos de fabricação”, diz Rich Garrity, Presidente das Américas da Stratasys. “Trabalhando juntas, nossas equipes utilizaram a tecnologia para obtenção de protótipos eficazes, confiáveis e fabricados de forma repetível, para a produção de ferramental, gabaritos e acessórios. Agora, estamos prontos para ir mais longe, ao produzir peças de aeronaves mais resistentes, leves e duráveis.”

A impressora 3D F900 da Stratasys tem a mais alta taxa de repetibilidade e a maior bandeja de impressão de todos os sistemas FDM. A solução é ideal para atender às necessidades complexas de fabricação ao utilizar uma grande variedade de termoplásticos com propriedades mecânicas avançadas para peças que precisam suportar calor extremo, substâncias cáusticas e aplicações de alto impacto.

O pacote AIS oferece aos fabricantes da indústria aeroespacial a documentação e o treinamento necessários para orientação no complexo processo de qualificação. O resultado são peças de manufatura aditiva prontas para os voos.

A expectativa é que o XB-1 seja lançado no fim deste ano e faça um voo supersônico em 2020. O Overture está em fase de desenvolvimento, com previsão de início das viagens comerciais em meados de 2020.

Para saber mais sobre as soluções avançadas para a indústria aeroespacial da Stratasys, visite-nos no Hall 4, Estande D192. Para saber mais sobre a Boom, visite Chalet Row C, nº 24, no Paris Air Show 2019, de 17 a 23 de junho, em Paris, França.

 

Sobre a Stratasys

Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.comhttp://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

Gostou? Então compartilhe: