Inovação e Processos

Brasil está entre os dez países que mais investem em inovação

Indústrias devem estar atentas às mudanças no mercado. Sistema Fiep promove evento Jornada Digital para apoiar empresas do Paraná
Por: Agência FIEP       10/06/2019

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. Por isso, as indústrias devem estar atentas e atualizadas sobre o que diz respeito à tecnologia e inovação. “Para garantir a sobrevivência frente à concorrência com competitividade, é fundamental traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo. A transformação digital é uma realidade em todos os setores: as fábricas estão mais inteligentes, os sistemas trocam dados em tempo real e as decisões se tornam mais rápidas”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 que indústrias que necessitam de média ou baixa tecnologia, o que comprova que a tecnologia e a inovação estão ligadas à produtividade. E ela pode estar presente em várias etapas do processo produtivo, convertendo ideias e conhecimento em novos negócios, produtos e serviços que gerem valor econômico, social e ambiental concreto nas empresas.


Continua depois da publicidade


A educação também é muito importante neste cenário, na formação de um colaborador capacitado e proativo. “Além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso formar um novo profissional, por isso que é urgente que a educação esteja atrelada à revolução digital”, analisa Campagnolo.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentará soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.  O evento tem como público-alvo empresários, gestores, profissionais e interessados nos recentes avanços da economia digital.

Entre as empresas participantes que irão apresentar e discutir o que as novas tecnologias proporcionam, estão Adobe, IBM, Festo, Huawei, Festo, SKA, Gartner, Bee Tools e Cisco. O evento é aberto ao público e gratuito, com inscrições limitadas que podem ser feitas pelo site www.sistemafiep.org.br/jornadadigital.


Comentários

 


Notícias Relacionados

Adesão ao Rota 2030 é menor do que a esperada - Imagem: Reprodução
Eventos

Adesão ao Rota 2030 é menor do que a esperada

Programa pode ser interessante para 600 empresas, mas só tem 33 habilitadas, aponta a Pieraccciani Consultoria
CE deve receber R$ 988 mi em investimentos nos próximos anos - Imagem: Reprodução
Mercado

CE deve receber R$ 988 mi em investimentos nos próximos anos

Empresas começam a se movimentar para instalar novas fábricas e ampliar a produção. Governo já aprovou benefícios a 20 novas empresas cujos investimentos, somados, devem gerar mais de mil empregos...


Publicidade »

Publicidade »

Mais notícias

 

Newsletter

Assine e receba novidades sobre Indústria 4.0:

 

Publicidade »

Publicidade »