Logomarca Indústria 4.0

Produção industrial inteligente: a próxima fronteira da digitalização

Formas de trabalho serão alteradas, então empresas e pessoas precisarão pensar à frente da curva tecnológica

Por: Computerworld / Luciano Morais      04/11/2018 

As diversas tecnologias da Indústria 4.0, como robótica, internet das coisas, manufatura aditiva, sistemas ciber-físicos, impressoras 3D, dentre outras, estarão cada vez mais presentes no cotidiano industrial. A Alemanha, que está à frente desta revolução, tem investido 20 bilhões de euros/ano nesta área. No Brasil, para estimular a chamada Indústria 4.0, o governo disponibilizou um pacote de incentivos que prevê mais de R$ 10 bilhões em crédito, financiados pelo BNDES, Finep e Banco da Amazônia.

A partir desta nova realidade, as formas de trabalho serão alteradas, então empresas e pessoas precisarão pensar à frente da curva tecnológica, além de fazer o uso intensivo das novas plataformas, só assim se manterão competitivas. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 20 anos, espera-se que 18% das indústrias instaladas no Brasil se adequem ao conceito.

Por meio da digitalização de dados e da internet das coisas, máquinas são conectadas a uma rede de computadores por sensores e dispositivos, possibilitando a centralização e a automação da produção. Mais do que isso, a nova revolução interliga máquinas e pessoas em um sistema de produção inteligente, que reduz horas paradas, melhora o desempenho produtivo, otimiza as operações, diminui o desperdício e promove o controle total do negócio.

Falando em gestão e controle, o Big Data Analytics, por exemplo, é uma das tecnologias fundamentais para identificar falhas nos processos da empresa. O banco de dados em nuvem auxilia na interpretação das informações em diferentes áreas, melhora a qualidade da produção e torna mais eficiente a utilização dos recursos produtivos. O mais interessante de tudo isso é que o gerenciamento de tarefas e o processamento de dados passa a ser feito em tempo real, atendendo todas as questões estratégicas da empresa.


Continua depois da publicidade


Os benefícios se estendem para além da indústria, graças ao uso inteligente dos recursos materiais e humanos, a quarta revolução industrial traz ganhos sustentáveis. Contudo, é importante frisar que, junto com eles, virão os desafios, a começar pela mudança de cultura organizacional e atualização tecnológica. A Indústria 4.0 necessita, ainda, de modernização na cadeia de suprimentos, de conexões agéis e seguras, redes interligadas e infraestrutura adequada para suportar a tecnologia.

*Luciano Morais é Director of Business Unit FH

Gostou? Então compartilhe: