Logomarca Indústria 4.0

Mercopar contará com palestras gratuitas sobre estratégia e indústria 4.0

Eventos ocorrerão durante os três dias da feira, de 2 a 4 de outubro

Por: Assessoria de Imprensa      22/08/2018 

Reconhecida como um ambiente de geração de negócios e também de muita informação, a Mercopar, Feira de Inovação Industrial que ocorrerá em Caxias do Sul entre os dias 2 e 4 de outubro, contará com um espaço destinado a palestras diárias e workshops sobre os mais variados temas, com destaque para a atualização tecnológica. A programação ainda está sendo elaborada e está aberta às empresas expositoras, sem custos.

Duas das palestras já confirmadas para o dia 2 terão como temas “Estratégia e Operações”, ministrada pelo consultor da Intellectum Inteligência Estratégica, Emir Redaelli, e “Sistema de execução da manufatura e a ponte para a indústria 4.0”, que ficará a cargo do consultor da Dominium Stock, Antônio Carlos de Arruda Vieira Júnior. A primeira palestra começa às 17h e auxilia a compreender a formação da estratégia e o alinhamento das operações para a melhoria da competitividade, já que existe um aparente antagonismo entre a operação e a área comercial que precisa ser compreendido e tratado. Do ponto de vista do palestrante, esse sincronismo promoverá a criação da sinergia, e a competitividade será maximizada quando houver um alinhamento correto entre competência essencial e estratégia competitiva. A excelência operacional, como estratégia de operações, demanda um olhar crítico nas decisões gerenciais ligadas à formação das prioridades da manufatura, assunto que será explorado na palestra como forma de incremento de conhecimentos para a tomada de decisões.

Indústria 4.0

Na sequência, a partir das 18h, acontece a segunda palestra, apresentando o sistema que surge como uma proposta para suportar as estratégias de operações em empresas que pretendem evoluir para a Indústria 4.0, o novo paradigma emergente. Nele, equipamentos e materiais se comunicarão entre si num modo de funcionamento descentralizado, o que permitirá ao sistema ajustar-se e reconfigurar-se em tempo real. Os palestrantes citarão o MES (Sistema de Execução da Manufatura) como base para essa evolução, o qual se propõe a monitorar todas as atividades da manufatura online, fornecendo dados atualizados e precisos sobre o fluxo de produção e, potencialmente, sinalizando anomalias.  Esse sistema integra todas as áreas e fornece dados para decisões quanto ao planejamento da produção, a capacidade de produção de cada célula, o gerenciamento da manutenção, o controle da qualidade dos processos e dos produtos, a eficiência instantânea, bem como materiais e custos envolvidos por atividades.


Continua depois da publicidade


Os palestrantes

Emir Redaelli é doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional e professor de Análise Organizacional, Estratégica Organizacional e Inteligência Competitiva. E Antônio Carlos de Arruda Vieira Júnior é mestre em Engenharia da Produção, assessor e consultor na área industrial, envolvendo setores como a qualidade, produção, logística, engenharia e na área de assistência técnica.

As inscrições para as palestras são gratuitas e não precisam ser feitas antecipadamente. Basta comparecer ao local nos horários agendados e fazer o credenciamento na recepção. Ou, se preferir, o credenciamento pode ser feito antecipadamente através do link: http://sebraers.bcseventos.inf.br/visitantes/index.php?id_edicao=16&lingua=portugues . A Mercopar 2018 é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs e será realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, no horário das 13h às 20h. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail comercial@tradefairs.com.br e pelo telefone (51) 3067-5750.

Gostou? Então compartilhe: