Realidade Aumentada revoluciona suporte remoto

As empresas que usufruem dessas inovações em RA não somente atendem às demandas atuais, mas estão na vanguarda da inovação no setor

Por: Brian Ballard      06/06/2024

Na era da inovação digital e da hiperconectividade, a Realidade Aumentada (RA) está revolucionando o suporte remoto e abrindo novos caminhos em vários segmentos de negócios, além de sua já tradicional associação com jogos e entretenimento. Com a RA, especialistas podem fornecer orientação eficiente e solução de problemas à distância, catalisando uma nova fase nas operações da Indústria 4.0. Como a transformação digital continua atravessando as fronteiras do mundo virtual e do mundo físico, a Realidade Aumentada, juntamente com a Realidade Virtual (RV) e os gêmeos digitais, tem sido fundamental para moldar o metaverso industrial, aumentando a eficiência, promovendo a colaboração e impulsionando a inovação em vários setores.

Aplicação imediata da RA no mundo real 

Imagine o seguinte cenário: a linha de montagem de uma fábrica para de funcionar repentinamente devido a um problema inesperado. Um funcionário no local, equipado com um headset de Realidade Aumentada, transmite imediatamente um vídeo ao vivo do problema para um especialista remoto, que por meio de ferramentas de RA sobrepõe instruções, esquemas e anotações diretamente no campo de visão do trabalhador, oferecendo, dessa forma, ajuda visual em tempo real. Essa integração entre funcionários de diversos setores e departamentos da empresa, por vezes localizados em diferentes partes do mundo, reduz drasticamente o tempo de diagnóstico e permite orientar o trabalhador por meio de reparos precisos passo a passo, destacando por sua vez a incrível capacidade dessa tecnologia para aumentar a eficiência operacional com o mínimo de tempo de inatividade.

A crescente adesão das empresas aos modelos de trabalho remoto e híbrido tem acentuado os obstáculos de adaptabilidade, principalmente em setores que dependem de equipamentos especializados ou de ambientes físicos diferenciados. Mesmo assim, essa mudança está expandindo o potencial da RA em campos bem qualificados. Os avanços contínuos em tecnologias de Realidade Aumentada, como telestração (técnica que permite desenhar marcações/anotações à mão livre sobre imagem ou vídeo) mais precisa e imersão visual mais aprofundada por meio de fotogrametria (ciência que realiza medições confiáveis por meio de fotografias, em especial as aéreas), estão sendo impulsionados pela necessidade crescente por capacidades remotas mais robustas.


Continua depois da publicidade


As empresas que usufruem dessas inovações em RA não somente atendem às demandas atuais, mas estão na vanguarda da inovação no setor. O impacto da Realidade Aumentada no trabalho remoto vai muito além da manutenção da continuidade operacional; ela revoluciona a forma como os setores da indústria operam, inovam e constroem conexões em um mundo cada vez mais digital.

O poder da RA no mundo hiperconectado de hoje

Muitas empresas em todo o mundo já estão se beneficiando do potencial da RA para melhorar o apoio remoto a seus trabalhadores, simplificando operações e reduzindo custos relacionados com despesas gerais, viagens e aquisição de equipamentos. No setor de manufatura, por exemplo, a RA facilita a capacidade de resolução remota de problemas, permitindo que as operações prossigam sem intercorrências, com o mínimo de erros e downtime – já que os desafios de maquinaria industrial podem ser rapidamente resolvidos sem necessidade de aguardar pela presença física de um especialista.

A RA também permite instruções em tempo real e auxílio hands-free por meio de fones de ouvido habilitados para Realidade Aumentada, integrando streaming de câmera ao vivo, anotações aprimoradas, chamadas de voz e bate-papo por texto.

Essa abordagem multifacetada não apenas aumenta a produtividade, mas reduz falhas e garante aderência a protocolos de segurança. Ao orientar os trabalhadores em suas tarefas e desafios, oferecendo sessões práticas realistas com documentação de processos e até mesmo habilitando inspeções remotas, a Realidade Aumentada desempenha um papel fundamental na transformação das operações industriais.

Um exemplo notável da eficácia da RA pode ser demonstrado pela Ford Motor Company, que implementou com sucesso a tecnologia de suporte remoto de Realidade Aumentada da TeamViewer, usando especificamente os recursos See-What-I-See (SWIS, sigla em inglês para "Veja O Que Eu Vejo") para melhoria de processos de diagnóstico e reparo em seus centros de serviço. A tecnologia permitiu que a Ford conectasse seus técnicos diretamente com especialistas remotos para que pudessem orientá-los em tempo real em reparos mais complexos. Além disso, o uso de RA e de dispositivos inteligentes reduziu o tempo gasto em resolução de problemas para apenas 40 minutos por caso. 

No primeiro ano de implementação, a tecnologia RA da TeamViewer também facilitou mais de 20 mil chamadas de suporte remoto, gerando melhorias substanciais na produtividade e na eficiência das operações. A iniciativa faz parte de uma ampla estratégia da Ford para alavancar a qualidade e a eficácia de seus serviços ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e os custos com treinamentos. 

O futuro é mais promissor com RA 

A Realidade Aumentada é muito mais que um termo da moda. Ela transcende rótulos e está na vanguarda de uma mudança significativa no modo como interagimos com tecnologia e como colaboramos e realizamos tarefas. Seu amplo potencial abrange vários setores, entregando vantagens inovadoras que incluem técnicas avançadas de treinamento, maior produtividade e mais envolvimento do cliente. As empresas que adotam RA podem ainda oferecer experiências interativas e personalizadas cujo potencial é capaz de aumentar substancialmente a satisfação do consumidor.

Só para citar um exemplo, o mercado de RA e RV está em ascensão meteórica no Reino Unido. Na verdade, o mundo corporativo está cada vez mais engajado em conhecer e abraçar a Realidade Aumentada, logo a sua integração nos ambientes de trabalho é fundamental para o sucesso das empresas e a satisfação de trabalhadores e clientes.

E não é preciso esperar para usufruir das maravilhas dessa tecnologia transformadora. O momento é agora e digo sem hesitar: bem-vindos a um futuro em que a colaboração e o suporte remoto com RA transcendem limites e as oportunidades são ilimitadas.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Brian Ballard

Vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos e fornecimento de soluções da TeamViewer