Logomarca Indústria 4.0

Falta de integração de dados é obstáculo à inovação da IA

Estratégias de IA bem-sucedidas dependem da integração e unificação de dados

Por: Rodney Repullo      18/03/2024

A eficiência da inteligência artificial depende do seu acesso a sistemas de dados que estejam corretamente integrados. É o que aponta uma recente pesquisa conduzida pela Salesforce, que revelou que apenas 28% das aplicações, em média, estão integradas entre si, com 95% dos líderes de TI relatando problemas de integração que estão impedindo a adoção da inteligência artificial.

O estudo reforça que as estratégias de IA bem-sucedidas que impulsionam o retorno dos investimentos (ROI) e o seu valor comercial dependem da integração e unificação de dados que possam permitir colher os benefícios da melhoria da eficiência operacional, da produtividade e das experiências de funcionários e clientes.

Os líderes de TI esperam um aumento de 69% no número médio de Large Language Models (LLMs) que usarão nos próximos três anos, com 80% das organizações relatando que já usam vários modelos de IA preditivos e generativos hoje.

Outras constatações desta pesquisa reforçam esta necessidade dos projetos de integração de aplicações e sistemas de dados: 81% dos líderes de TI afirmam que os silos de dados estão dificultando os esforços de transformação digital; 62% relatam que seus sistemas de dados não estão configurados para aproveitar totalmente a IA; e que as solicitações de projetos da equipe de TI aumentaram cerca de 39% no último ano.

Integração quebrando rompendo os silos de dados

Há bastante tempo, os silos de dados têm sido considerados como uma das principais barreiras significativas à transformação digital e à consolidação do valor empresarial. Nesta pesquisa, 81% dos entrevistados revelaram que os silos estão dificultando os seus esforços de transformação digital e, como resultado, há uma necessidade acentuada de melhorar a integração para unificar todos os dados de negócios - os estruturados com os não estruturados -, visando para potencializar e implantar uma IA confiável e relevante para as empresas.


Continua depois da publicidade


No entanto, as organizações não estão equipadas para harmonizar os seus sistemas de dados para aproveitar as tecnologias de IA, uma situação apontada por 62% dos entrevistados. Outros dois terços dos líderes de TI (72%) também consideram que a infraestrutura atual é excessivamente interdependente, com 62% deles reportando que a sua organização não está equipada para harmonizar os seus sistemas de dados para aproveitar as tecnologias de IA. O resultado: os insights de dados permanecem inexplorados, com 75% das organizações tentando lutar para integrar os insights de dados nas experiências do usuário.

Por sua vez, as experiências digitais dos clientes não estão totalmente preparadas: apenas 26% das organizações acreditam que fornecem uma experiência de usuário completamente conectada em todos os canais.

De onde vêm os dados, onde estão e para onde vão?

Segundo a International Data Corporation (IDC), a maioria dos dados gerados mundialmente (60%) são provenientes das empresas, tendo origem nas transações de vendas, compras, pagamentos, a partir de interações com clientes via websites, aplicativos e mídias sociais. Soma-se a isso os dados coletados de sensores IoT (Internet das Coisas), monitoramento de equipamentos, além de documentos, relatórios, e-mails, apresentações, contratos etc.

Todo este volume de dados são transportados via aplicações e sistemas diversos, tais como ERP, CRM, SCM, BI, BPM, RH, CMS, e-Commerce, internet banking e muitos mais.

Os dados isolados em cada um destes sistemas, sem qualquer comunicação entre si, resultam na incapacidade da inteligência artificial em atuar diretamente sobre eles. Por esta razão, o sucesso das estratégias de IA depende da sua capacidade de acesso à estrutura de sistemas estruturalmente integrados.

Ao comentar os dados da pesquisa, Param Kahlon, Vice Presidente Executivo & General Manager, afirmou: "Estes dados mostram que os líderes de TI estão cada vez mais conscientes de que a sua capacidade de operacionalizar a IA - e gerar valor para os negócios e para os clientes - dependerá da sua capacidade de integrá-la aos seus sistemas existentes para criar novas oportunidades de crescimento".

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Rodney Repullo

Rodney Repullo é CEO da Magic Software Brasil