Logomarca Indústria 4.0

Lean e a manufatura aditiva: reduzindo desperdício e maximizando a eficiência

Embora sejam abordagens de natureza distintas, o lean manufacturing e a manufatura aditiva têm alguns objetivos em comum

Por: Luan Saldanha Oliveira      12/03/2024

Embora sejam abordagens de natureza distintas, o lean manufacturing e a manufatura aditiva têm alguns objetivos em comum, como reduzir desperdícios nos processos de fabricação e aumentar eficiência. Por isso, a combinação destas abordagens (explorando as suas sinergias) está ajudando muitas empresas atualmente.

Lean manufacturing

O lean manufacturing é uma abordagem que se originou do Sistema Toyota de Produção (TPS), através do engenheiro-chefe Taiichi Ohno. Em sua essência, lean é uma filosofia focada na eliminação de desperdícios e na otimização da eficiência em toda a cadeia produtiva. Qualquer atividade ou processo que não agrega valor ao produto ou serviço final é considerado desperdício. 

Nuvem de palavras - Lean Manufacturing

Os pilares do lean manufacturing incluem produção just-in-time, fluxo contínuo e um compromisso incansável com a melhoria contínua. Os sete desperdícios considerados nos processos, seguindo uma abordagem lean, são: superprodução; espera (materiais ou informações não disponíveis no momento); transporte (movimento desnecessário); excesso de estoque; movimentação de pessoas, materiais ou equipamentos desnecessários; defeitos; excesso de processamento (tempo, esforço e custos desnecessários).

Desta forma, o objetivo principal do lean manufacturing é entregar o máximo valor ao cliente final e, ao mesmo tempo, minimizar o desperdício.

A relação entre a manufatura aditiva e o lean manufacturing

A manufatura aditiva combinada com princípios do lean manufacturing pode oferecer uma série de benefícios que ajudam a eliminar ou reduzir desperdício, impactando na eficiência da cadeia de valor. Alguns dos benefícios desta relação são:

Melhoria contínua

Envolve avaliação regular de processos, identificação de áreas para melhoria e implementação de mudanças para alcançar a eficiência ideal. Com a evolução das tecnologias de manufatura aditiva, as empresas têm oportunidade de identificar formas de melhorar seus produtos e processos. Com a velocidade e flexibilidade da manufatura aditiva, iterações de design são mais fáceis e rápidas de serem executadas.

Melhoria contínua

Produção puxada

Na fabricação tradicional (usinagem, moldagem por injeção, forjamento, etc), em geral, você faz a produção de grandes lotes de peças para ser um processo mais econômico. Porém, isso traz consigo uma superprodução e excesso de estoque. Com a manufatura aditiva, a capacidade de produzir peças sob demanda permite que você reduza os desperdícios com inventários e otimize a produção, utilizando os recursos de forma eficiente e eficaz.

Produção sob demanda de órteses e próteses

Fluxo de trabalho

Eliminar etapas da produção que são desnecessárias, através de fluxos suaves e ininterruptos de materiais e informações. Na manufatura aditiva não é necessário ficar realizando troca de ferramental, por exemplo, além de ajustes para produzir peças diferentes. Em uma mesma fabricação você consegue produzir peças e quantidades diferentes, de acordo com sua demanda.


Continua depois da publicidade


Isto minimiza o tempo de espera e reduz movimentos desnecessários, levando a um fluxo contínuo de produção.

A Ford economizou cerca de US$ 1 mil por ferramenta ao desenvolver auxiliares de fabricação usando impressoras Ultimaker

Fluxo de valor

Você conhece o fluxo de valor do seu processo, desde as matérias-primas até o cliente? Em geral, a existência de diversos fornecedores, logística, etapa de montagem são frequentes em peças fabricadas por processos convencionais de manufatura, resultando em um fluxo de valor complexo e demorado.

Com o uso da manufatura aditiva é possível produzir as peças diretamente para o cliente final, reduzir custos de montagem, encurtando o fluxo de valor. Adicionalmente, a movimentação física de peças entre diferentes locais é reduzida (ou até eliminada). Os produtos podem ser fabricados no local (ou região) onde será utilizado.

Sinergias: unindo princípios lean com a manufatura aditiva

A convergência da manufatura enxuta e da manufatura aditiva mantém a promessa de alcançar novas dimensões de eficiência e inovação no cenário da manufatura. A agilidade e flexibilidade da manufatura aditiva alinham-se com o compromisso do lean com a adaptabilidade e a melhoria contínua.

Por exemplo, as capacidades de prototipagem rápida da manufatura aditiva podem acelerar significativamente o princípio lean de melhoria contínua. Em vez de longos ciclos de desenvolvimento, os fabricantes podem rapidamente iterar projetos, identificar melhorias e implementar mudanças sem interromper todo o processo de produção.

Além disso, a flexibilidade da manufatura aditiva permite a produção sob demanda, alinhando-se com a filosofia just-in-time do lean. Essa sinergia pode levar à redução dos níveis de estoque, à minimização dos custos de armazenamento e à maior capacidade de resposta às demandas do mercado.

O que você acha dessa sinergia? Como você vê essas metodologias moldando o futuro da manufatura?

Grande abraço,
Luan Saldanha.

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!