Logomarca Indústria 4.0

Metaverso industrial: o que é e o que significa para os negócios?

Metaverso industrial conecta fábricas, máquinas, dados e pessoas reais de maneira virtual

Por: Simon Bennett      18/01/2024

As mudanças de paradigma na forma como usamos a tecnologia estão ocorrendo em grande escala e rapidamente, como mostram os recentes desenvolvimentos em torno da inteligência artificial (IA), da realidade aumentada e da computação em nuvem. Estamos adotando e nos adaptando a esses avanços com quase a mesma rapidez como se deu o uso de videoconferências no ambiente de trabalho.

Já no horizonte - e em desenvolvimento - está o metaverso industrial. É o próximo passo lógico à medida que nossos mundos físico e virtual se misturam de novas maneiras. À medida que mais aplicações são construídas em torno da Web3 e do metaverso, as empresas chegarão mais perto do que nunca de um ambiente de realidade verdadeiramente híbrido.

À medida que mais aplicações são construídas em torno da Web3 e do metaverso, as empresas chegarão mais perto do que nunca de um ambiente de realidade verdadeiramente híbrido

O que é o metaverso industrial?

Tal como vemos na AVEVA, o metaverso industrial é um ambiente virtual persistente que permite que várias equipes colaborem em tempo real em qualquer dispositivo. Além disso, qualquer um dentro do metaverso industrial terá acesso a toda a gama de operações atualizadas e fluxos de dados de engenharia.

Conecte-se ao poder da inteligência artificial e essas informações poderão ser apresentadas em contexto, na forma de um segmento digital comum que reúne dados históricos, o potencial para novos conceitos e previsões de negócios.

Em uma linguagem mais simples, pense no metaverso industrial como um mundo sempre ativo, conectando fábricas, máquinas, dados e pessoas reais de maneira virtual. Com o tempo, veremos o metaverso industrial como um subconjunto de um metaverso maior, muito parecido com as plataformas de dados em nuvem compartilhadas hoje executadas na Internet.

O que o metaverso significa para a indústria e quanto custará?

O metaverso industrial baseia-se na tecnologia já em uso hoje. Ele assume a forma de uma camada natural que as organizações podem implementar na infraestrutura digital existente com o objetivo de preparar os seus negócios para o futuro.


Continua depois da publicidade


O metaverso industrial é composto por três elementos essenciais:

  • o gêmeo digital (desde o nascimento ao longo de sua vida prolongada)
  • operações e dados empresariais (infundidos com IA e aprimorados pelos primeiros princípios) e,
  • pessoas trabalhando juntas (fornecendo uma plataforma para uma colaboração mais rica e natural com colegas, parceiros e cadeia de fornecimento).

Qualquer organização poderá criar seu próprio metaverso industrial. O investimento necessário será um incremento aos programas de transformação digital existentes, o que torna possível a muitas empresas realizarem testes-piloto com um risco muito baixo.

Como entraremos no metaverso?

Os usuários corporativos não precisarão de fones de ouvido para entrar no metaverso industrial. Em vez disso, poderão fazer logon nesta representação virtual do mundo real a partir de qualquer dispositivo de ponta, como seu smartphone ou laptop. Assim como a internet, o metaverso industrial poderá ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, para verificar dados de negócios e sistemas automatizados, e interagir com colegas do outro lado do mundo (em um horário mutuamente conveniente, é claro).

A tecnologia para apoiar aplicações de metaversos industriais já existe, mas está isolada por um motivo ou outro. A AVEVA e seus parceiros estão focados em conectá-los para apoiar a inovação na esfera industrial.

Assim como a Internet, o metaverso industrial poderá ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento

O metaverso em números

A McKinsey acredita que o potencial do metaverso como um todo para desencadear a próxima onda de disrupção digital parece cada vez mais claro, com benefícios reais já visíveis. “Embora as estimativas do valor econômico potencial do metaverso variem amplamente, a nossa visão ascendente dos casos de utilização de consumidores e de empresas sugere que poderá gerar até US$ 5 bilhões em impacto até 2030, valor equivalente ao tamanho da terceira maior economia do mundo hoje, Japão”, afirmou a consultoria no relatório em um relatório Criação de Valor no Metaverso (06/ 2022). Para elaborar o estudo, que não discrimina o tamanho do metaverso industrial, foram entrevistados mais de 3.400 consumidores, executivos e especialistas em metaverso.

Energia e recursos naturais, alta tecnologia e indústrias automotivas estão liderando a adoção do metaverso hoje, de acordo com relatório. “Cerca de 95% dos líderes empresariais esperam que o metaverso tenha um impacto positivo na sua indústria dentro de cinco a dez anos, e 61% esperam que mude moderadamente a forma como a sua indústria opera”, afirma o relatório.

O que pode inviabilizar o metaverso industrial?

O potencial do metaverso industrial significa que a sua chegada é uma questão de “quando” e não de “se”. Os maiores hiperscaladores do mundo já trabalham em programas para identificar o seu verdadeiro potencial. Ao contrário de outras tecnologias anteriormente superestimadas, o apelo do metaverso é como podemos melhorar o trabalho conjunto e isso deve atrair muitos adeptos.

Dito isto, pode haver preocupações em torno da privacidade dos dados, propriedade intelectual, segurança cibernética e conformidade. Obviamente, os fornecedores de metaversos de consumo enfrentarão ramificações maiores, com base no que vemos atualmente nas plataformas de mídia social, mas os aplicativos do metaverso industrial terão que aderir aos requisitos de segurança como acontece com qualquer aplicativo corporativo.

Para as empresas que já implementaram um gêmeo digital, muitos dos requisitos de governança de identidade, de segurança e de privacidade já terão sido descobertos e cumpridos.

Onde é provável que surjam os primeiros casos de uso do metaverso industrial?

O metaverso industrial pode ser amplamente utilizado, mas as maiores oportunidades estão nas organizações que trabalham em ambientes de negócios ricos em dados, que dependem de dados de sensores e de informações atualizadas. Também naquelas nas quais é necessária experiência profunda e específica em curto prazo para resolver problemas. Essas oportunidades incluem:

  • operações de fábrica;
  • gestão da cadeia de abastecimento;
  • simulações de construção durante o projeto;
  • avaliações de segurança;
  • otimização de operações, e
  • sempre que as pessoas se reúnem para resolver questões de projeto, construção ou operações em conjunto.

Espere ver os primeiros aplicativos importantes sendo lançados ainda em 2024, com potenciais aplicativos de negócios convencionais apresentando extensões tridimensionais de software de conferência virtual. Ao mesmo tempo, espere mais refinamentos da tecnologia existente, como visualizações unificadas e de janela única das operações comerciais.

As aplicações de cidades inteligentes (smart cities), por exemplo, já permitem que os responsáveis urbanos visualizem, gerenciem e correlacionem funções específicas, como energia, gestão de edifícios, água e esgoto, tráfego e meio ambiente. Eles podem visualizar tudo isso em um só lugar, em uma única tela, e ver como as mudanças em uma área afetam outra. A próxima etapa é compartilhar essa visão com colegas remotos.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Simon Bennett

Simon Bennett é chefe global de pesquisa da AVEVA