Logomarca Indústria 4.0

Expectativas para manufatura aditiva em 2024

O que esperar do setor de manufatura aditiva para o ano de 2024?

Por: Luan Saldanha Oliveira      16/01/2024

O primeiro post de 2024 da (agora) “Manufatura Aditiva Newsletter” é sobre as “Expectativas para Manufatura Aditiva em 2024”. O que esperar deste ano no setor de manufatura aditiva? Fabricantes, representantes, indústria e profissionais do setor estão otimistas com o ano que se inicia?

Um dos temas que foi bastante comentado em 2023 foi sobre as fusões e aquisições entre empresas de MA (principalmente as fabricantes). A principal “novela” foi entre os grandes players (Stratasys, 3D System, Nano Dimension, Desktop Metal, etc).

Será que este ano as novelas irão se repetir?

(Com a nova oferta da Nano Dimension pela Stratasys, no final de 2023, podemos esperar que o mercado de fusões e aquisições se manterá ainda quente).

Apesar dos fracassos de algumas das empresas de MA, dos baixos preços das ações de empresas do setor, do baixo número de lançamentos de produtos em 2023, de uma economia lenta que afeta os avanços, é esperado um crescimento no mercado de MA em torno de 20% no ano de 2024 (taxa de crescimento que o mercado de MA vem alcançando nos últimos anos).

Para muitos especialistas, esse é um ano de consolidação. O crescimento inicial da MA foi alimentado por capital de risco e fomentos públicos (assim como foi com algumas tecnologias transformadoras de mercado) e não pela efetiva procura do mercado. Conforme afirma John Barnes, a fase atual da MA está focada cada vez mais na abordagem de peças reais, para produção.

É notável agora o apoio verdadeiro dos usuários finais, e não apenas os entusiasmos das fabricantes dos equipamentos de manufatura aditiva. Por isso, é fundamental pensar em soluções, serviços, parcerias para ajudar o mercado a serem efetivos na identificação de peças para MA, design para MA, qualificação, distribuição, produção e certificação. Produção real de componentes em impressoras 3D!


Continua depois da publicidade


Abaixo será apresentado um compilado dos principais tópicos e informações que especialistas em todo o mundo apresentaram para os principais meios de comunicação do setor da MA.

Inteligência Artificial

Uma das tecnologias mais comentadas nos últimos meses é a inteligência artificial e claro que ela não poderia ficar de fora das expectativas do mercado de manufatura aditiva para 2024.

A IA continuará a ser desenvolvida (processo de aprendizado, por exemplo, para tornar mais fácil o projeto de peças a serem produzidas por MA), mas existe uma expectativas dos softwares avançarem bastante em 2024.

Softwares mais intuitivos para modelagem 3D para manufatura aditiva e softwares de processo para facilitar o fluxo de trabalho completo de peças por MA são as apostas. Além disso, a integração dos softwares, para tornar a cadeia de processos mais completa, é também uma expectativa para este ano.

Relacionado a IA tem também a questão da necessidade de fábricas cada vez mais integradas as tecnologias de manufatura aditiva, com processos produtivos mais avançados. Isso mostra que a IA terá papel significante para auxiliar na identificação de ações em áreas chaves como supply chain, controle de qualidade e compras. Além disso, outras tecnologias como 5G, IoT, análise de dados e computação em nuvem ajudará nesta integração com as fábricas inteligentes.

Sustentabilidade

Este é um tema importante para consumidores conscientes, mas também para as empresas que tem metas de pegada de carbono e objetivos de sustentabilidade. Cada vez mais as empresas estão considerando produtos sustentáveis com a utilização de menos materiais, maior economia de energia durante a produção (não estamos falando aqui do ciclo de vida completo da MA) e uma produção local.

Lembro de uma conversa com Ivan Cavilha, da YoFace, que reforçava que a sustentabilidade deve ser um dos principais pilares da manufatura aditiva. Por exemplo, setores como aeroespacial, automotivo e energia têm metas legislativas a alcançar, como atingir Net Zero até 2050.

De uma forma natural isso deve acontecer, pois os profissionais que estão se formando e entrando no mercado vêm de um ambiente e mentalidade focado na sustentabilidade.

O risco que pode acontecer são as flutuações e restrições econômicas, deixando objetivos de sustentabilidade para segundo plano.

Aplicações

As aplicações da manufatura aditiva em diferentes mercados são vistas como algo positivo. O uso da MA para medicamentos, vestuário, tecidos vivos, entre outros setores, mostra a amplitude que a manufatura aditiva pode alcançar em diferentes aplicações industriais. Estes mercados ainda estão no início de descoberta dos benefícios e aplicações da MA, mas pode ser um grande potencial futuro de uso das tecnologias.

Podemos perceber já o elevado crescimento da MA em esportes motorizados, implantes dentários, aplicações espaciais, energia e engenharia civil.

Um ponto a ficar atento são em relação aos fabricantes chineses, que podem conquistar importantes fatias do mercado, a partir de produtos de qualidade.

Aplicações da manufatura aditiva em diferentes mercados são vistas como algo positivo. Imagem: Depositphotos.com

Novas tecnologias e materiais

Em relação aos avanços da tecnologia, há uma expectativa de um maior crescimento e desenvolvimento dos softwares do que dos hardwares. Tecnologias como Inteligência Artificial, como já citada, serão cada vez mais utilizadas para automatizar processos, reduzir barreira de entrada em relação ao processo de design, entre outros.

Quanto aos materiais, a expectativa é sobre os multimateriais, permitindo usos mais estéticos e funcionais em diversos setores. Por exemplo, o uso de plásticos e metais reforçados para fabricar peças de uso final com propriedades mecânicas superiores.

O desenvolvimento de novos materiais ajudará na seleção da MA como processo de fabricação. O crescimento contínuo do mercado de pellets, por exemplo, pode ser um indicativo das tendências estarem neste sentido. Entretanto, polímeros de alto desempenho em pellets ainda será um desafio.

Inventário digital

A expectativa de que um número crescente de empresas possa criar e armazenar inventários digitalmente, para depois fabricar sob demanda e ter design personalizados, é crescente. Entretanto, isso ainda poderá esbarrar nos custos elevados de algumas tecnologias de manufatura aditiva e a incerteza do ROI para as empresas.

O inventário digital pode ser alavancado pelo impulso a produção distribuída e economia compartilhada, redefinindo alguns modelos tradicionais de produção, visto que manter um estoque físico implica em um alto capital financeiro parado (por meses ou até mesmo por anos).

A integração da MA para aplicações de produção continuará a avançar, ajudando a mitigar as interrupções nas cadeias de fornecimento, permitindo que os fabricantes percebam que eles podem assumir o controle das suas cadeias de abastecimento com a produção local.

Algumas empresas estão realocando suas operações (movimento, inclusive, acelerado por incentivos fiscais federais e iniciativas como “Build America, Buy America”), para uma produção de forma descentralizada por meio de uma produção conectada (maior flexibilidade e eficiência de custos). Isso implica em segurança dos dados, integridade dos dados e cumprimento de padrões industriais de fabricação.

Estes são alguns dos principais tópicos apresentados para o mercado da manufatura aditiva em 2024.

E para você, quais são as expectativas para manufatura aditiva em 2024?

Um excelente 2024 para todos!


Grande abraço,
Luan Saldanha.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!