Logomarca Indústria 4.0

Como estruturar a implementação da impressão 3D na sua empresa?

Para estruturar a implementação do processo de fabricação por impressão 3D, é fundamental conhecer alguns fatores

Por: Luan Saldanha Oliveira      28/11/2023

No artigo Vale a pena comprar uma Impressora 3D? abordei alguns pontos importantes que devemos levar em consideração antes de adquirir uma impressora 3D para fabricação de peças. Este artigo sequente apresentar um framework de implementação da impressão 3D (manufatura aditiva) em empresas. Este framework foi apresentado no artigo “Additive manufacturing: A framework for implementation”, publicado no International Journal of Production Economics

Framework - Implementação Impressão 3D. Fonte: Additive manufacturing: A framework for implementation.

Fatores de implementação

Para estruturar a implementação do processo de fabricação por impressão 3D (m anufatura aditiva) na sua empresa é fundamental que você conheça os principais fatores que influenciarão nesta jornada. São eles: fatores estratégicos, fatores tecnológicos, fatores organizacionais, fatores operacionais e fatores da cadeia de suprimentos. Para todos estes é necessário um planejamento, organização e gerenciamento adequado.

Alguns destes fatores, inclusive, também são importantes quando avaliamos outras tecnologias de fabricação.Além dos fatores, há ainda questões externas (pressões competitivas do mercado, legislação ambiental, requerimento de clientes etc.) que também influenciam no processo de implementação.

Fatores estratégicos

A decisão em investir em tecnologias de manufatura aditiva (MA) deve estar conectado com o mercado e com as características do produto que irá fabricar. Por isto, a implementação de tecnologias de MA deve fazer parte do alinhamento estratégico do negócio da empresa, além da estratégia de PD&I que se deseja executar.


Continua depois da publicidade


Os benefícios da tecnologia devem estar vinculados às capacidades exigidas pela unidade fabril, capacidades derivadas da estratégia de negócios, vista como a estratégia de atração do mercado para a implementação da MA.

O investimento em manufatura aditiva pode ser visto como um investimento estrutural que construirá novas capacidades de fabricação, criando oportunidades de negócios para a empresa. Por exemplo, adquirir a impressora XYZ vai permitir que a empresa se posicione em um mercado (com novos e potenciais clientes), que ela não conseguia alcançar anteriormente.

Fatores tecnológicos

É importante que a empresa também entenda as compensações no uso de novas tecnologias de fabricação, pois o processo da manufatura aditiva, em geral, pode ter um custo de aquisição de equipamentos e materiais mais altos que outros processos tradicionais. Entretanto, isto é compensado na entrega de projetos mais rápidos, na redução do peso de peças, design complexos que é possível executar, entre outros benefícios que já conhecemos.

A falta de técnica padrões também apresenta uma grande barreira à adoção. Mas estamos evoluindo neste sentido, com as normas da ISO e ABNT! Apresentar os benefícios da manufatura aditiva como um processo de fabricação de forma clara e equilibrada determinará o sucesso da implementação.

Há também um legado, inerente ao sistema de impressão 3D, que pode resultar em uma "barreira psicológica à adoção", já que a alta gerência pode ver a classe de tecnologia de MA como adequada apenas para soluções de prototipagem, por exemplo.

Fatores organizacionais

A abordagem de implementação para uma pequena ou média empresa, provavelmente, será diferente daquela para uma grande empresa.

A estrutura de uma organização é o fator chave para a implementação bem-sucedida da tecnologia de manufatura. As empresas que adotam, sem primeiro redesenhar estruturas e processos organizacionais, encontram grandes dificuldades.

Por isso, é importante acompanhar como a empresa muda sua organização para que possa acomodar este novo processo de fabricação de forma ágil e eficiente. Por exemplo, o uso de processos de manufatura aditiva, como uma tecnologia de fabricação, exige que designers e engenheiros repensem o design para manufatura (DFM).

Fatores operacionais

As características únicas dos sistemas de manufatura aditiva exigem o desenvolvimento de novas ferramentas e práticas de design.

Outra área de operações que provavelmente mudará significativamente com a adoção da manufatura aditiva é o planejamento da produção e o controle de qualidade. Há questões inerentes das tecnologias que precisam que sejam adaptadas/ajustadas ao processo atual que é executado (de produção e controle da qualidade).

Fatores da cadeia de suprimentos

A implementação da manufatura aditiva está na interseção de duas cadeias de suprimentos:

  • Envolve uma cadeia de suprimentos desde os fornecedores de máquinas até o comprador da tecnologia;
  • O comprador incorporará a tecnologia em sua respectiva cadeia de suprimentos e, portanto, influenciará seus clientes e fornecedores.

O suporte do fornecedor durante o processo de implementação é reconhecido há muito tempo como um fator crítico para o sucesso da implementação.

Ainda existe uma tendência dos fornecedores de máquinas serem fornecedores de materiais (como os pós usados), após a implementação. Essa característica se deve em parte à escassez de fornecedores de materiais (algo que está mudando aos poucos) e também provavelmente uma estratégia por parte do fornecedor de máquinas para proteger negócios futuros.

E você, como pensa em estruturar a implementação da impressão 3D na sua empresa?

 

*Imagem da capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!