Logomarca Indústria 4.0

Dados são a base para transformação de empresas digitais e aceleram fluxos de organização

Os dados são fundamentais para criar projetos mais sustentáveis, impulsionar a descarbonização e construir as economias circulares do futuro

Por: Magnus Edholm      13/11/2023

No cenário industrial atual, empresas de todos os portes e setores estão aprendendo a operar numa era caracterizada por inovação rápida e melhoria permanente. Os compradores dos mercados comerciais e de consumo exigem produtos que não só tenham capacidades avançadas, mas que também sejam sustentáveis, tornando os produtos cada vez mais complexos e provocando uma forte concorrência entre as empresas. Para acompanhar o ritmo implacável do progresso, as necessidades em constante evolução dos clientes e as metas ambientais, as empresas têm que fazer mais do que integrar sustentabilidade, agilidade e inteligência em seus produtos. Elas devem incorporar tudo isso na estrutura do seu DNA organizacional.

No passado, a sustentabilidade era muitas vezes tratada como um complemento, mas hoje não é mais assim. Sustentabilidade se tornou uma preocupação primordial para as empresas do mundo todo, com estratégias de negócios e novas regulamentações se alinhando para criar iniciativas de sustentabilidade rentáveis que reduzem o impacto ambiental em todos os setores. Essas tendências afetam todo o ciclo de vida do produto e da produção e devem gerar mudanças na forma como as empresas projetam, testam, fabricam, fornecem e reciclam os produtos do futuro. As nossas atividades industriais certamente contribuíram para a crise climática em curso. Além disso, a inovação tecnológica promovida na indústria também ajudará a criar soluções de impacto para reduzir as emissões de carbono, diminuir o uso de recursos e proteger o futuro do nosso planeta.

As iniciativas de sustentabilidade são agora facetas centrais do avanço das estratégias de negócios, gerando mudanças na forma como as empresas vão projetar, testar, fabricar, fornecer e reciclar os produtos do futuro. Crédito: Siemens

 


Continua depois da publicidade


Para entender este impacto e superar os desafios do futuro, as empresas precisam de parceiros de tecnologia e engenharia que possam fornecer software, automação e serviços integrados para facilitar a criação de uma estratégia de transformação digital. A transformação digital permite que as empresas combinem os mundos real e digital, gerenciando os seus negócios nos mundos real e virtual.

Esta combinação do real e do digital revela um recurso fundamental: os dados. A união desses dois mundos permite o fluxo de dados entre todos os grupos envolvidos no desenvolvimento de um produto ou na própria produção. A digitalização também pode orientar e apoiar as empresas em suas jornadas de sustentabilidade, facilitando a eficiência energética e de recursos, a descarbonização e a criação de uma economia circular. Em suma, permite obter mais resultados utilizando menos recursos.

À medida que avançamos para o futuro, as formas como os dados são gerados, coletados e implementados farão a diferença entre sair na frente da concorrência ou ficar para trás. As empresas que conseguirem utilizar seus vastos recursos de dados vão acelerar a sua transformação em empresas digitais e estarão preparadas para se adaptarem rapidamente às necessidades dos clientes e à dinâmica do mercado em constante mudança, desde o projeto do produto até sua fabricação, incluindo a reciclagem e muito mais.

Uso dos fluxos de dados na organização

A jornada digital começa combinando os mundos real e digital ao longo do ciclo de vida do produto e da produção – projeto, criação e otimização, além da reciclagem no fim da vida útil do produto. Com isso, são gerados novos fluxos de dados entre todas as áreas principais de produto e produção, incluindo modelos de engenharia, resultados de testes, materiais, processos de construção, código de automação e outras.

O uso de fluxos horizontais de dados permite que as equipes de todo o ciclo de vida do produto e da produção acelerem seus processos por meio da colaboração mais rápida e clara. Crédito: Siemens

Estes podem ser considerados fluxos horizontais de dados que passam do desenvolvimento do produto para a produção, entre domínios de engenharia e entre grupos funcionais. Ao permitir fluxos horizontais de dados, as empresas podem turbinar a otimização dos processos em toda a organização.

Os fluxos horizontais de dados permitem uma comunicação mais clara e rápida entre as equipes, promovendo uma colaboração mais eficaz e frequente, principalmente em domínios de engenharia que tradicionalmente operam em silos. Ao trabalharem juntas, essas equipes podem entender melhor a complexidade dos produtos e sistemas de produção modernos. E com o gêmeo digital, os engenheiros também podem executar diversas iterações de projetos em sequência rapidamente para encontrar soluções ideais tanto para o projeto do produto quanto para o planejamento da produção. Agora eles podem acelerar os ciclos do projeto enquanto reduzem os problemas de integração entre os domínios.

Mas e na outra direção? O que os fluxos verticais de dados podem fazer para ajudar as empresas a enfrentar os desafios do futuro? Eles podem fazer muita coisa. Resumimos o movimento vertical dos dados com a frase “convergência de TI/TO”. No nível mais alto, esses fluxos de dados conectam executivos, gerentes e planejadores no nível superior diretamente com as operações diárias da fábrica em toda a organização.

Os fluxos verticais de dados, permitidos pela convergência de TI/TO, conectam gerentes e planejadores às operações de toda a organização. Crédito: Siemens

A convergência da tecnologia da informação e tecnologia operacional (TI/TO) nos últimos anos tem sido um catalisador para as empresas construírem fluxos de dados do andar superior ao chão de fábrica. A convergência de TI/TO permite que as empresas conectem informações e operações, aumentando a transparência e o acesso aos dados em todo o ciclo de vida do produto e da produção e em todo o ecossistema de fornecimento. Essa conexão mais ampla oferece vários benefícios, incluindo:

  • Gestão da cadeia de fornecimento orientada por dados: Com atualizações em tempo real da sua rede de fornecedores, os fabricantes podem criar uma cadeia de produção mais resiliente e simplificada para ajustar proativamente as operações e o fornecimento de materiais para se adaptarem às mudanças não planejadas na demanda.
  • Manutenção preditiva: O tempo é extremamente valioso nas fábricas. Com o acesso e a análise dos dados operacionais em tempo real, a manutenção preditiva agora é possível. Os trabalhadores podem programar e realizar a manutenção quando necessário, reduzindo significativamente o tempo de paralisação e os custos.
  • Abordagem holística à sustentabilidade: Com a convergência de TI/TO, as empresas podem obter rapidamente a transparência energética, rastreando o uso de energia, água e até mesmo dados de fornecedores para determinar a pegada de CO2 de toda a cadeia de valor.
  • Colaboração maximizada: A integração de recursos de TI e software na automação tradicional promove uma cocriação criativa entre os departamentos de TO e TI, ampliando de forma efetiva a força de trabalho de manufatura sem aumentar o número de funcionários.
  • Concepção e inovação mais rápidas: Ao compreender o processo de fabricação como um todo e considerar todos os dados disponíveis, a TO pode usar uma abordagem de otimização abrangente. Por meio de tecnologias como CLPs virtuais, integração com gêmeos digitais e uso de dados vastos de TO, a inovação rápida e de baixo risco de TI pode ser levada para a fábrica, mantendo a robustez e a confiabilidade.

Os threads digitais estão se expandindo cada vez mais, com uso nas cadeias de abastecimento e nos ecossistemas, ampliando o alcance dos fluxos verticais de dados além das fronteiras da própria empresa. Os tomadores de decisão terão acesso às informações logísticas mais atualizadas sobre entrega de materiais, prazos de produção e até possíveis interrupções no fornecimento. O resultado destes dados e acesso é uma confiança muito maior nas conclusões obtidas, pois elas se baseiam em informações detalhadas e contemporâneas.

Tornar-se uma empresa digital com acesso aos dados também ajudará a impulsionar a sustentabilidade. Os dados são fundamentais para criar projetos mais sustentáveis, melhorar o consumo de energia, tornar-se mais eficiente energeticamente na fábrica, impulsionar a descarbonização e construir as economias circulares do futuro. Dados ricos fornecem mais informações sobre como reutilizar recursos, otimizar a movimentação de materiais e produtos, construir cadeias de abastecimento sustentáveis e muito mais. Na verdade, análises recentes concluíram que 80% do desempenho de sustentabilidade de um produto é determinado durante a fase de projeto e nas decisões tomadas nesta fase.

A convergência de TI/TO ajudará as empresas a tomar decisões com mais confiança, pois produz dados atualizados de todo o ciclo de vida do produto e da produção. Crédito: Siemens

Acelere sua transformação usando dados

Com a transformação digital, as empresas podem aproveitar ao máximo seu recurso mais precioso: os dados. O resultado é maior transparência, rastreabilidade e a capacidade de criar um ciclo fechado entre desenvolvimento, produção e otimização do produto. É assim que as empresas industriais podem se tornar mais resilientes no caso de futuras mudanças, além de terem mais agilidade em seus processos para impulsionar a eficiência e a flexibilidade. Comisso, seus produtos serão mais inovadores e sustentáveis e vão encantar os clientes.

Esta transformação deve ser cada vez mais rápida para que as empresas acompanhem o ritmo da inovação e da concorrência. Para isso, elas podem fazer parceria conosco e com nossa plataforma de negócios Siemens Xcelerator.

Leia mais: Por que o Siemens Xcelerator é uma das grandes inovações do século 21

Basicamente, o Siemens Xcelerator garante o acesso a hardware, software, conhecimento vasto e sistemas de parceiros consolidados. Trabalhando juntas, as empresas podem conectar os dados que já estão dentro da organização, levando a uma compreensão mais holística das operações em todo o ciclo de vida do produto e da produção, e do nível superior até o chão de fábrica. Com isso, elas podem se tornar uma empresa digital mais rápido com o Siemens Xcelerator.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Magnus Edholm

Magnus Edholm é chefe de marketing para empresas digitais da Siemens Digital Industries