Logomarca Indústria 4.0

Oportunidades de trabalho na Impressão 3D

Por: Luan Saldanha Oliveira      26/09/2023

O mercado da impressão 3D (manufatura aditiva) vem crescendo a cada ano, em taxas elevadas, como comentei no primeiro artigo que postei no LinkedIn este ano (Expectativas Impressão 3D para 2023).

Diante deste cenário, há um crescimento também de oportunidades de trabalho neste setor. Novas profissões estão surgindo, relacionadas à manufatura aditiva, e há uma enorme necessidade de formação e capacitação de mão de obra para que possa atuar neste mercado e ajudá-lo a se expandir.

Algumas empresas, inclusive, apresentam como uma barreira ao crescimento da impressão 3D justamente a falta de pessoas capacitadas no mercado.

Algumas destas oportunidades

Para quem está interessado, vou citar abaixo alguns dos “cargos” (ou profissões) que aparecem no LinkedIn e nos principais sites de recrutamento no Brasil e no mundo:

  • Engenheiro de Impressão 3D: Projetam, desenvolvem e otimizam processos de impressão 3D, aumentando eficiência, reduzindo custos etc.
  • Projetista: Projetar uma peça para área da saúde é diferente para área de óleo e gás. Por isso, a carreira de projetista apresenta focos em determinadas aplicações/áreas. Fazem uso constante de software de modelagem e softwares específicos para impressão 3D, na criação dos designs.
  • Técnico de impressão 3D: Operação das impressoras 3D, pós processamento das peças etc.
  • Engenheiro de aplicações: Prospecta oportunidades dentro da sua empresa ou como representante comercial, para inserir a impressão 3D como processo de manufatura das peças/componentes da empresa.
  • Engenheiro de materiais: Selecionam e desenvolvem materiais compatíveis com impressoras 3D e com aplicação desejada.
  • Engenheiro de suporte técnico: Executa o suporte técnico às empresas que possuem equipamentos de impressão 3D.
  • Representante comercial: empresas que representam, em geral, equipamentos para impressão 3D estão em busca de profissionais para a construção/expansão da base de clientes através da comercialização dos equipamentos.
  • Pesquisador: muitas instituições de ensino buscam pesquisadores para avançar nas tecnologias de impressão 3D, seja no hardware, software, materiais, pós processamento, entre outros.
  • Professor/instrutor: com a elevada demanda por treinamento e capacitação, será cada vez mais necessário profissionais para ministrar cursos sobre o mundo da impressão 3D.
  • Consultor em Impressão 3D: profissionais que oferecem serviços de consultoria para empresas que desejam incorporar essa tecnologia em seus processos.
  • Empreendedor: com o aumento da acessibilidade às impressoras 3D, muitas pessoas estão empreendendo com as tecnologias de impressão 3D.

Alguns destes “cargos” (ou profissões) aparecem com outras nomenclaturas, mas, em geral, acabam trazendo os mesmos requisitos para seleção e atividades a serem realizadas.

Anúncio de vagas para impressão 3D no LinkedIn.
Anúncio de vagas para impressão 3D no LinkedIn.

Alguns dados interessantes

Nas últimas semanas li alguns artigos e notícias sobre este tema, mas ainda não encontrei um estudo que apresente informações sobre o mercado de trabalho relacionado a impressão 3D no mundo e no Brasil (se você conhece, compartilha conosco nos comentários).

Dos que acompanhei, o material da IBISWorld chamado “3D Printer Manufacturing in the US - Employment Statistics 2005–2029” apresenta algumas informações interessantes:

  • Em 2023, existem cerca de 20.515 funcionários trabalhando em empresas fabricantes de impressoras 3D;
  • Em 2023, houve um crescimento de 18,3% do emprego nos EUA nestas empresas fabricantes de impressoras 3D;
  • O número de pessoas empregadas na indústria de fabricação de impressoras 3D nos EUA aumentou 16,2% em média durante os cinco anos entre 2018 e 2023.
empregados-fabricantes-impressoras-3d
Gráfico do número de empregos por ano, nas empresa fabricantes de impressoras 3D. 

Áreas de formação

Das oportunidades mapeadas, em geral, engenheiros mecânicos, eletricistas, de materiais, eletrônica, mecatrônica e produção são os que aparecem como principais requisitos de formação. Entretanto, para algumas vagas, outras áreas também são bastante procuradas, como administração, marketing/comunicação, entre outros.

Onde encontrar oportunidades

Assim como outras oportunidades de emprego, é necessário mapear onde estão as principais empresas, quais são os requisitos solicitados e outras informações sobre as vagas.


Continua depois da publicidade


Muitas das oportunidades que vejo recentemente aparecem no LinkedIn (através de pessoas, empresas e páginas que sigo – por isso a importância do networking e estar sempre conectado).

Outra dica é, a partir do mapeamento das empresas desejadas, acompanhar o seu site e respectiva área de emprego, além de cadastrar currículo em portais de emprego e recrutamento que tenha um histórico de vagas no setor de impressão 3D.

E você, quais oportunidades na Impressão 3D está procurando?

 

Grande abraço!

Luan Saldanha.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!