O mercado da impressão 3D (manufatura aditiva) vem crescendo a cada ano, em taxas elevadas, como comentei no primeiro artigo que postei no LinkedIn este ano (Expectativas Impressão 3D para 2023).
Diante deste cenário, há um crescimento também de oportunidades de trabalho neste setor. Novas profissões estão surgindo, relacionadas à manufatura aditiva, e há uma enorme necessidade de formação e capacitação de mão de obra para que possa atuar neste mercado e ajudá-lo a se expandir.
Algumas empresas, inclusive, apresentam como uma barreira ao crescimento da impressão 3D justamente a falta de pessoas capacitadas no mercado.
Para quem está interessado, vou citar abaixo alguns dos “cargos” (ou profissões) que aparecem no LinkedIn e nos principais sites de recrutamento no Brasil e no mundo:
Alguns destes “cargos” (ou profissões) aparecem com outras nomenclaturas, mas, em geral, acabam trazendo os mesmos requisitos para seleção e atividades a serem realizadas.
Nas últimas semanas li alguns artigos e notícias sobre este tema, mas ainda não encontrei um estudo que apresente informações sobre o mercado de trabalho relacionado a impressão 3D no mundo e no Brasil (se você conhece, compartilha conosco nos comentários).
Dos que acompanhei, o material da IBISWorld chamado “3D Printer Manufacturing in the US - Employment Statistics 2005–2029” apresenta algumas informações interessantes:
Das oportunidades mapeadas, em geral, engenheiros mecânicos, eletricistas, de materiais, eletrônica, mecatrônica e produção são os que aparecem como principais requisitos de formação. Entretanto, para algumas vagas, outras áreas também são bastante procuradas, como administração, marketing/comunicação, entre outros.
Assim como outras oportunidades de emprego, é necessário mapear onde estão as principais empresas, quais são os requisitos solicitados e outras informações sobre as vagas.
Continua depois da publicidade |
Muitas das oportunidades que vejo recentemente aparecem no LinkedIn (através de pessoas, empresas e páginas que sigo – por isso a importância do networking e estar sempre conectado).
Outra dica é, a partir do mapeamento das empresas desejadas, acompanhar o seu site e respectiva área de emprego, além de cadastrar currículo em portais de emprego e recrutamento que tenha um histórico de vagas no setor de impressão 3D.
E você, quais oportunidades na Impressão 3D está procurando?
Grande abraço!
Luan Saldanha.
Gostou? Então compartilhe: