Logomarca Indústria 4.0

Tecnologia e ESG: Automação como ferramenta para a sustentabilidade

A capacidade de medir, controlar e otimizar processos por meio de abordagens integradas é crucial para atingir metas de sustentabilidade

Por: Rodrigo Bonilha      Exclusiva 24/08/2023

Atualmente, é muito comentada a modernização das indústrias com foco no meio ambiente e nas ações sociais. A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), muito difundida, nos leva a pensar de outra forma, despertando a consciência das indústrias em tomar ações para tornar a sociedade cada vez melhor, como um todo, reduzindo de forma significativa o impacto ambiental de suas operações. Por se tratar de um conceito ainda relativamente recente, pode ainda trazer vantagens competitivas para as empresas que decidirem investir.

Como sociedade, estamos mais focados e interessados em questões envolvendo a sustentabilidade, economia de bens naturais como a água, diminuição de poluentes na atmosfera e a desaceleração do aquecimento global. Na indústria isso não é diferente, com a economia de matéria prima e redução no consumo de energia, por exemplo, o custo de produção é menor e o impacto ambiental também, é uma relação ganha-ganha.

Uma das formas de aumentar a produtividade e reduzir custos é a utilização de tecnologias para aquisição de dados, gestão e sintonia de malhas de controle e otimização de processos.

Os engenheiros estão cada vez mais comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias que buscam a sustentabilidade. A capacidade de medir e controlar o processo usando uma abordagem de sistemas integrados é fundamental para atingir esse objetivo.

Há excelentes exemplos de aplicação em diferentes indústrias, que mostram que essa tecnologia faz a diferença na prática. É importante dar o primeiro passo e realinhar as ações de sua indústria para obter os benefícios esperados.

Benefícios em melhorar o controle das malhas

Algumas indústrias possuem dezenas, centenas e até milhares de malhas de controle de variáveis chave para seus processos, como temperatura, vazão, nível, pH, pressão etc. Melhorando o controle das malhas, as indústrias podem aumentar a eficiência operacional, a qualidade de seus produtos e reduzir drasticamente o consumo de energia e água, por exemplo. Isso pode gerar:

  • Aumento na agilidade e flexibilidade de produção com controles mais estáveis;
  • Aumento na satisfação dos clientes com produtos mais consistentes, de melhor qualidade e mais confiáveis;
  • Aumento na segurança e conformidade, atendendo as exigências regulatórias ambientais;
  • Redução no consumo de energia e outros insumos; 
  • Redução de custos com manutenção e maior longevidade dos atuadores do sistema (p.e. válvulas de controle).

Um controle eficiente vai ajudar a alcançar os objetivos e manter o desempenho otimizado, possibilitando uma vantagem competitiva com relação à concorrentes. Um exemplo de sistema é mostrado na Figura 1. A implantação desse tipo de tecnologia é um ótimo exemplo de como algumas modificações simples numa planta industrial podem proporcionar muitos benefícios operacionais.

ex sistema gestao de malhas
Figura 1: Exemplo de sistema para Gestão de Malhas. A tela apresenta métricas individuais de desempenho para cada malha de controle. Fonte: Sistema PlantESP, Aquarius Software 2023

Mesmo assim, esse tipo de projeto é visto muitas vezes como um investimento alto e arriscado. Na verdade, é sabido que tem normalmente um ótimo tempo de retorno (ROI – Return on Investiment) e ótima relação de custo-benefício. Isso ocorre quando os benefícios são subestimados. 


Continua depois da publicidade


Existem formas de quantificar os benefícios de um projeto de Gestão de Malhas e Sintonia PID mesmo da sua implantação. Um estudo realizado pela Associação das Indústrias Químicas do Reino Unido (“Energy Efficiency Best Practice Programme”, Chemical Industries Association - CIA/ UK)​ exibe dados interessantes, baseados em implantações reais em diferentes tipos de indústrias, que ajudam a entender e mensurar o impacto positivo da adoção desse tipo de tecnologia:

  • Aumento da capacidade de produção de 2 a 5%;
  • Aumento da eficiência produtiva em 5 a 10%;
  • Diminuição do consumo de energia em cerca de 5 a 15%;
  • Redução de defeitos da produção em 25 a 50%.

Motivos para aprimorar o controle do processo produtivo

O primeiro motivo para melhorar o controle do processo é bem simples: é uma das melhores maneiras de aumentar a lucratividade da empresa. Estudos de mercado mostram que é possível alcançar esse tipo de resultado com rapidez e pouco investimento. 

Sistemas como o apresentado neste texto são capazes de melhorar a produtividade, aumentar a eficiência do processo e reduzir o consumo de energia de toda a indústria. Eles otimizam a produção, gerando benefícios para a empresa, para a sociedade e para todo o planeta – são verdadeiros campeões em busca da sustentabilidade. 

Muitos países ao redor do mundo estão tomando medidas voltadas para melhoria do clima, meio ambiente e otimização de recursos. Algumas projeções de mercado dizem que 3 em cada 4 investidores veem os investimentos em sustentabilidade como uma estratégia de mitigação de riscos, e que fundos de investimento voltados para ESG representarão 50% de todos os ativos geridos profissionalmente em todo o mundo até 2024.

Não fique parado. Dê o primeiro passo e faça um estudo de implantação desse tipo de tecnologia em sua indústria. O maior custo é o de não fazer nada. Neste exato momento você pode estar deixando de beneficiar-se dos resultados aqui mencionados e de contribuir para a sustentabilidade.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Rodrigo Bonilha

Gerente de Contas na Aquarius Software