Logomarca Indústria 4.0

BiG 2023: Aspectos pessoais e profissionais sobre a missão na Alemanha

Em artigo exclusivo, Cássio Barbosa, fundador da Hedro Sistemas Inteligentes, destaca sua participação e aprendizado durante a Hannover Messe e, sobretudo, com seus companheiros do programa BiG 2023

Por: Cássio Barbosa      08/08/2023

Desde que recebemos a notícia de que estaríamos embarcando na missão do BiG 2023 na Alemanha, iniciou-se um processo repleto de surpresas e descobertas. 

Um dos objetivos claros do programa, compartilhado com todos os empreendedores, era comprovar, de forma prática, que as indtechs brasileiras estão no mesmo nível de inovação e, em alguns casos, possuem até mais maturidade e excelência do que imaginávamos. 

Uma das melhores formas de compreender a inovação industrial brasileira é por meio da comparação, imersos no mesmo contexto de outro país. A escolha da Alemanha, reconhecida mundialmente pela excelência de seu complexo industrial, para essa imersão, foi uma aposta ousada, porém extremamente sábia dos organizadores do BiG23. 

No caso da Hedro, o objetivo foi alcançado logo no primeiro dia de visita a uma das maiores feiras de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe. Durante dois dias, pudemos percorrer stands das maiores empresas de tecnologia do mundo, realizando um benchmarking das tecnologias similares e compatíveis com o que oferecemos para a indústria brasileira.

Percebemos que nossa abordagem das oportunidades geradas pela transição para a Indústria 4.0, tanto em termos de modelos de negócios quanto de soluções tecnológicas, é totalmente competitiva em meio às gigantes que ocupavam os stands da feira. 

Nos dias seguintes, estabelecemos várias conexões com indústrias alemãs nos hubs de inovação parceiros do programa, o que nos permitiu comprovar na prática o que havíamos percebido na feira. Em diversos momentos, ficamos surpresos com a reação das equipes de inovação diante de nossas soluções e tecnologias.


Continua depois da publicidade


Ao que parece, as indtechs brasileiras surgem, amadurecem e operam em um ambiente mais desafiador para o empreendedorismo, com infraestrutura e condições bastante diferentes, em um cenário claramente mais caótico. Isso certamente gera uma pressão evolutiva para que as empresas sobreviventes se destaquem internacionalmente, e o BiG23 deixou isso muito claro para todos nós.

Leia também: Superando o complexo de vira-lata sobre a tecnologia alemã

No fim das contas, talvez o aspecto mais interessante tenha sido a troca de experiências entre as pessoas que participaram da missão.

Durante os momentos de descontração, observei de forma consciente as interações entre os empreendedores e as pessoas da rede de apoio e organização. Algumas informações e experiências não estão escritas em nenhum livro, site ou curso. Essa troca foi inacreditável e aconteceu de forma intensa ao longo dos nove dias da missão. É improvável que esse cenário se repita em outro lugar, onde pessoas com histórias tão diferentes, mas com tantas coisas em comum, possam se expor a tantas experiências e situações novas, que vão da pressão à descompressão, e depois tenham a oportunidade de compartilhar e ouvir a perspectiva dos outros.

Algo me diz que esse era o maior objetivo implícito dos organizadores, e ele foi cumprido com excelência! 

Participar do BiG23 foi a melhor experiência profissional que já tive e, sem dúvida, também uma das melhores experiências pessoais.

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Cássio Barbosa

Cássio Barbosa

Engenheiro Mecatrônico, Fundador da Hedro Sistemas Inteligentes