Por que a indústria de automóveis deve apostar em plataforma de visibilidade?

Plataformas de visibilidade dão à indústria automobilística noção mais clara de onde insumos estão na cadeia de suprimentos

Por: Pierre Jacquin      26/06/2023

Não foram poucos nem suaves os obstáculos enfrentados pelos fabricantes de automóveis nos últimos três anos. A indústria automobilística vivenciou diversas interrupções na cadeia de suprimentos, como a escassez de semicondutores, além de restrições de mão de obra. Todos os acontecimentos levaram as montadoras a repensar suas estratégias de gerenciamento de estoque. Agora, entretanto, muitas delas estão lidando com provisões de segurança excessivas, altas taxas de demurrage e visibilidade zero nas peças e componentes em trânsito.

Leia mais sobre a escassez de semicondutores

Como resolver esse nó? Um começo oportuno é apostar nas plataformas de visibilidade. Com elas, as montadoras podem obter uma noção mais clara de onde insumos estão na cadeia de suprimentos. Isso inclui itens em estoque e em trânsito, sendo estes últimos quase impossíveis de rastrear por meio das abordagens tradicionais de gerenciamento de estoque.

Sempre foi difícil dispor de transparência na cadeia de suprimentos automotivos por vários motivos, entre eles falta de confiança e falta de comunicação entre as partes interessadas, previsão inconsistente de volumes e sistemas de gerenciamento obsoletos. O resultado é um número desconhecido de ameaças que permanecem incógnitas até que seja tarde demais para se fazer alguma coisa.

O caminho é fugir dos sistemas offline e das planilhas. O motivo é simples: quando os fabricantes de automóveis utilizam sistemas desconectados, o compartilhamento de dados dentro da empresa se torna, senão impossível, muito difícil. A consequência direta é que a qualidade dos dados é ruim, e o processo, muito difícil de receber mudanças de escala. No momento em que os relatórios são feitos e compartilhados, a oportunidade de resolver os problemas de forma mais proativa já passou.


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Por isso, aplicar a visibilidade é tão importante. Ao eliminar esses blocos isolados de dados que são comuns na logística da indústria de automóveis, as plataformas de visibilidade oferecem às empresas uma visão muito mais transparente de todas as posições de estoque e o poder de agir rapidamente sobre esses insights.

Eis cinco motivos práticos para as montadoras implementarem a visibilidade de ponta a ponta em suas estratégias de supply chain: 

  1. Melhorar prazos de entrega e reduzir estoques de segurança. As montadoras precisam de prazos de entrega dinâmicos, que vão além do tempo estimado de chegada (ETA). Os prazos levam em conta também os tempos de trânsito esperados, por exemplo. No entanto, se pensarmos em uma companhia que não tenha atualizado suas expectativas de lead time há 10 anos ou mais, é muito provável que encontremos diferenças bastante relevantes entre ETA e trânsito esperado. Esse tipo de problema pode paralisar linhas de produção inteiras se o parque fabril for forçado a esperar que as peças cheguem.
  2. Abandonar a estratégia de, na dúvida, pisar no acelerador. Empresas automotivas gastam muito dinheiro acelerando o frete aéreo para manter suas linhas de produção funcionando, cumprir com os compromissos dos clientes e reduzir a falta de estoque. O problema dessa mentalidade de "na dúvida, pise no acelerador" é que ela aumenta significativamente os custos gerais de transporte. Quando você tem visibilidade em tempo real, ETAs precisos, alta precisão de estoque e confiança em seus prazos de entrega, não há necessidade de recorrer a aprovisionamentos de emergência (e com custo de transporte mais caro).
  3. Contabilizar o inventário em trânsito. Com grande parte de seu capital de giro atrelado ao estoque, as montadoras precisam encontrar o equilíbrio perfeito entre o que precisam e o que têm em estoque. O problema é que a maioria dos fabricantes de automóveis utilizam fórmulas de inventário que não consideram o estoque em trânsito. Com pouca visibilidade nessa área, é preciso pouco para que problemas maiores surjam. Basta uma greve ferroviária, um atraso no transporte marítimo ou a falência de uma empresa de transporte rodoviário para interromper a cadeia de suprimentos e criar estoques excedentes ou falta de estoque. Nesses cenários, é crucial que os fabricantes contabilizem o estoque em trânsito e tenham um plano de contingência para mitigar esses e outros riscos.
  4. Diminuir ou eliminar detenções e demurrage. No mundo do transporte, a primeira cotação de frete nem sempre reflete o custo final de mover mercadorias da origem para o destino. O demurrage é cobrado pelas companhias de transporte marítimo por diária de contêiner, desde a data da descarga até que o contêiner completo seja movido para fora do porto ou terminal. A detenção é cobrada por dia por contêiner a partir desse momento até que o contêiner vazio seja devolvido ao depósito designado da linha de navegação.E nada disso é barato. Para se ter uma ideia, dois contêineres “esquecidos”, ou seja, parados em um porto por apenas um mês podem acumular mais de US$ 50 mil em taxas de demurrage! Utilizando dados e visibilidade em tempo real, os fabricantes de automóveis podem tomar decisões proativas em caso de atrasos, e mitigar as taxas de demurrage e detenção.
  5. Liberar capital para projetos mais importantes. Estoque é caro para adquirir, transportar e armazenar. E quando você não sabe onde esse estoque está na cadeia de suprimentos, esses custos podem aumentar exponencialmente. Por isso, em vez de alocar seu capital em estoques ociosos, fabricantes estão utilizando tecnologia para obter visibilidade clara sobre remessas, pedidos e estoque em uma única plataforma. Isso libera capital de giro e permite que os fabricantes invistam esses recursos em iniciativas mais importantes.

Esses cinco pontos podem ajudar as montadoras a reconsiderar suas abordagens e processos quando o assunto é visibilidade de transporte. É possível competir nesse setor de forma muito mais eficaz e manter a satisfação dos clientes. A resposta para isso está na acessibilidade de dados em tempo real, e de forma integrada. É hora de essa mentalidade engatar marcha rápida no setor automotivo.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

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Pierre Jacquin

Pierre Jacquin é vice-presidente da project44 para a América Latina. Com mais de vinte anos de experiência nas indústrias de tecnologia, inteligência de mercado e supply chain, Pierre tem passagens destacadas por companhias como Intelipost, IBM e Accenture