Logomarca Indústria 4.0

A convergência TI/TO é mais do que a integração de dados

Convergência da tecnologia operacional com a tecnologia da informação é uma oportunidade de estratégia e criatividade na busca de soluções.

Por: David Schultz      27/04/2023

A convergência TI/TO é uma dos termos usados pela maioria dos fabricantes como parte de sua jornada de transformação digital. Quando a frase é usada, a maioria das pessoas pensa que significa apenas a conexão da tecnologia operacional (TO) com a tecnologia da informação (TI), ou mais casualmente: conectar o chão de fábrica com o negócio. Mas a convergência é muito mais do que apenas integrar alguns sistemas díspares. A convergência de TI/TO trata de fazer com que duas funções de negócios totalmente diferentes trabalhem juntas de maneira coesa para transformar a maneira como a empresa opera.

Como resultado, a convergência da tecnologia operacional (TO) com a tecnologia da informação (TI) tem tanto a ver com gerenciamento de mudanças quanto com conectividade. Isso significa a quebra de silos dentro de uma organização e a criação deliberada de equipes multifuncionais. Significa treinar várias pessoas dentro da empresa sobre como conectar fisicamente máquinas e aproveitar os dados em uma organização. Este artigo enfoca a convergência TI/TO de uma perspectiva de negócios.

Estratégia 

A transformação digital se concentra em como os fabricantes aproveitam os dados e as informações que já produzem, mas que não são usadas para a estratégia. Em vez de um único projeto ou coleção de esforços díspares, a transformação digital deve ser considerada uma estratégia alinhada aos objetivos gerais de negócios. Em um nível alto, a estratégia deve identificar quais dados estão disponíveis, qual valor eles fornecem e, mais importante, como podem ser usados ​​como uma vantagem competitiva. O resultado é uma empresa voltada para o digital.


Continua depois da publicidade


Existem vários aspectos que devem ser considerados como parte de uma estratégia digital. A primeira é entender como um negócio opera e qual inteligência existe como parte de sua operação, incluindo sistemas e pessoas. Isso revelará quais dados são produzidos, como são usados ​​e como podem ser usados. A segunda é considerar como conectar inteligência de negócios usando uma tecnologia comum, em vez de sistemas ou soluções. Isso ajudará a definir os requisitos técnicos da estratégia. Um terceiro aspecto é estabelecer a governança de dados para fornecer supervisão, ao mesmo tempo em que permite a inovação que certamente ocorrerá.

Cultura 

A cultura desempenha um papel crítico na convergência TI/TO, pois afeta como diferentes equipes dentro de uma organização interagem e colaboram entre si. Uma cultura positiva pode encorajar uma comunicação eficaz, colaboração e resolução de problemas. Tudo isso é essencial para a integração bem-sucedida de duas funções de negócios muito diferentes. Todos em uma organização devem exibir uma cultura de convergência. Caso contrário, a estratégia provavelmente falhará. Assim como a segurança é uma cultura ou a confiabilidade é uma cultura, a convergência também deve ser uma cultura. As pessoas vão pensar e agir em termos de convergência. As decisões serão tomadas com base na estratégia de convergência e, portanto, é importante que todas as partes interessadas comprem essa nova direção. Mas esse comportamento geralmente requer uma mudança de cultura.

Silos

Uma das melhores maneiras de executar a estratégia é criar uma equipe multifuncional que desenvolva os padrões e a governança. Em muitas organizações, é comum haver prioridades conflitantes entre os departamentos. Por exemplo, as operações são encarregadas da produção, enquanto a manutenção é encarregada de executar uma estratégia de confiabilidade. Isso pode significar que uma máquina poderia ser tirada de serviço, o que afetará a produção. Da mesma forma, para manter os sistemas seguros, a TI fará alterações na infraestrutura de rede, o que também pode afetar a produção. Essas atividades geralmente levam a atritos dentro de uma organização.

A criação da equipe multifuncional resultará na quebra de silos técnicos e culturais e no alinhamento dos objetivos de negócios. Em outras palavras, algum grau de convergência surgirá inerentemente. Um dos resultados dessa equipe será o alinhamento sobre como configurar redes, quando a manutenção é realizada e como maximizar a produção. Por meio de suas interações, as pessoas entenderão melhor como os grupos individuais operam e o que é importante para eles.

Conhecimento compartilhado

A equipe multifuncional também será responsável por treinar outras pessoas. Operações e manutenção devem entender como as redes são configuradas. Existem práticas recomendadas quando se trata de conectividade e segmentação. Um resultado da transformação digital é que haverá muito mais dispositivos conectados a uma rede. É fundamental minimizar o tráfego e garantir que a rede opere com eficiência.

Por outro lado, as pessoas em liderança e TI devem entender o processo de fabricação e os sistemas usados. Compreender como os sistemas interagem e como os dados na fabricação são diferentes dos dados de negócios é fundamental. Deve-se levar em consideração os sistemas e dados de fabricação ao tomar decisões de segurança. Um ótimo resultado é que o pessoal de TI entenderá os sistemas de TO e o pessoal de TO entenderá os sistemas de TI. As operações não irão mais encadear o hardware em uma confusão de redes. A TI não fará alterações na rede sem considerar os sistemas operacionais. Os dois trabalharão juntos de forma mais harmoniosa.

Convergência

Conforme declarado no início, este artigo enfoca os objetivos de negócios e a estratégia para a convergência TI/TO. É igualmente importante focar nos aspectos técnicos da convergência. Às vezes, isso é chamado de adição de contexto aos dados. Operações, manutenção, qualidade e dados de TI não serão mais vistos como conjuntos isolados de dados. Quando o contexto é fornecido, os conjuntos de dados passam de informações operacionais e táticas para uma oportunidade de estratégia e criatividade na busca de soluções. É aqui que o verdadeiro valor da convergência TI/TO será percebido. É uma mudança de cultura. É conhecimento e experiência compartilhados. É uma transformação deliberada dentro de um negócio.

Simpósio convergência TI e TO

A ISA Seção São Paulo promove em 10 de maio de 2023 o VI Simpósio de Automação em Saneamento com o tema Convergência TI e TO na Automação. As inscrições já estão abertas

 

*Conteúdo original extraído do ISA Interchange, blog oficial da International Society of Automation (ISA). Este conteúdo foi extraído, traduzido  e adaptado do original e republicado pela ISA Seção São Paulo

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

David Schultz

David Schultz

David Schultz é consultor principal da Spruik Technologies. Possui mais de 25 anos de experiência em automação e controle de processos em diversas verticais de mercado, com foco em processamento contínuo e em lotes. Atualmente, trabalha com fabricantes para ajudá-los a desenvolver e executar estratégias para seus esforços de transformação digital e gerenciamento de ativos. É o atual Tesoureiro da Seção de Milwaukee da ISA. Ele também é o Diretor Eleito da Divisão SMIIoT e está ativamente envolvido em vários de seus comitês técnicos. Também é membro da Society of Maintenance and Reliability Professionals (SMRP) e do Project Management Institute (PMI).