Logomarca Indústria 4.0

A ética por trás da inteligência artificial: o que você precisa saber

Uma das preocupações éticas mais significativas relacionadas à inteligência artificial é o viés atribuído aos algoritmos.

Por: Enio Moraes      17/04/2023

Uma das preocupações éticas mais significativas relacionadas à inteligência artificial (IA) é o viés atribuído aos algoritmos. Os sistemas de IA são tão imparciais quanto os dados nos quais são treinados e, se esses dados forem tendenciosos, podem perpetuar e até ampliar a discriminação.

Algumas das principais considerações éticas relacionadas à IA incluem:

Viés nos algoritmos

Os sistemas de IA são tão imparciais quanto os dados nos quais são treinados e, se esses dados forem tendenciosos, podem perpetuar e até mesmo ampliar a discriminação. Os algoritmos de reconhecimento facial, por exemplo, podem levar a possíveis erros de identificação e falsas acusações, quando não elaborados de forma não discriminatória, conforme apontado pela Comissão de Juristas de Inteligência Artificial na elaboração da proposta de marco legal.

Transparência e responsabilidade

É importante que os sistemas de IA sejam transparentes e explicáveis, para que as pessoas possam entender como estão tomando decisões e como contestá-las, se necessário. Além disso, é preciso haver responsabilidade pelas decisões tomadas pelos sistemas de IA, principalmente se tiverem impactos significativos na vida das pessoas.

Privacidade

À medida que os sistemas de inteligência artificial se tornam mais poderosos, eles podem coletar e analisar grandes quantidades de dados pessoais. É importante garantir que esses dados sejam coletados e usados de forma ética, com salvaguardas adequadas para proteger a privacidade das pessoas.

Geração de novos empregos

Como a IA e a automação podem substituir os colaboradores humanos em determinados setores, é importante considerar como esses funcionários serão afetados e que tipo de novas oportunidades de trabalho serão criadas. Além disso, precisamos garantir que os sistemas de IA sejam projetados para aumentar os trabalhadores humanos, ao invés de substituí-los totalmente.

Segurança

À medida que os sistemas de inteligência artificial se tornam mais poderosos, pode haver preocupações de segurança relacionadas ao seu uso. Veículos autônomos, por exemplo, devem ser projetados para operar com segurança e evitar acidentes.

Para garantir que a IA seja desenvolvida e usada de forma ética, é importante que as organizações priorizem considerações e princípios morais em todo o processo. Isso pode envolver o estabelecimento de diretrizes éticas para a elaboração das ferramentas, o envolvimento em revisões éticas de sistemas relacionados e a garantia de que diversas perspectivas sejam incluídas no desenvolvimento. Além disso, é importante que os indivíduos sejam informados e envolvidos em discussões sobre as implicações éticas e advoguem pelo desenvolvimento e usos responsáveis e éticos da inteligência artificial.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Enio Moraes

Enio Moraes é CIO na Semantix