Logomarca Indústria 4.0

O que é e qual a importância do Design for Manufacturing (DFM)?

Conceito está ligado à projeção de peças e componentes de forma estratégica para imprimir mais inteligência à indústria.

Por: Gabriela Pederneiras      Exclusiva 23/03/2023

As fábricas estão imprimindo mais inteligência em todos os seus processos e não poderia ser diferente no design dos componentes. Por isso, o Design for Manufacturing (DFM) e o Design for Manufacturing and Assembly (DFMA) ajudam as indústrias a serem mais eficientes por meio da padronização e melhor eficiência das peças e componentes. 

O que é Design for Manufacturing (DFM) e Design for Manufacturing and Assembly (DFMA)?

Os dois conceitos dizem respeito ao trabalho de projetar as peças e componentes de forma estratégica, para que, assim, a fabricação seja mais inteligente, ágil e eficaz. 

Por mais que os dois termos representem quase a mesma coisa, eles têm abordagens diferentes. Enquanto o Design for Manufacturing and Assembly (DFMA) aborda metodologias para otimizar tempo de fabricação por meio da padronização e melhor desenho das peças e componentes pensando em sua montagem, o Design for Manufacturing (DFM) tem um foco mais amplo, olhando para todo o processo de fabricação e utilização dos componentes. 

No fim, as duas abordagens contribuem para um mesmo objetivo, que é pensar as peças e componentes como parte estratégica de uma fábrica. Para isso, é preciso entender os melhores formatos, melhores encaixes, matérias-primas, formas de fabricação com menos desperdício, maior durabilidade e outros conceitos. 

Benefícios do Design for Manufacturing (DFM)

Com peças otimizadas, as indústrias ganham com:

  • menor curso de produção;
  • menor time-to-market;
  • desenvolvimento de produtos acelerado;
  • diminuição do tempo de montagem;
  • diminuição do custo de manutenção;
  • ambiente de trabalho mais seguro;
  • maior qualidade do produto final.

Isso tudo é possível porque pensando estrategicamente nas peças e componentes pode-se entender o melhor material para fabricação destes a fim de garantir durabilidade e menor tempo de máquina parada. Além disso, ao gastar duas semanas planejando o DFM, a fábrica ganha lá na ponta mais tempo, por conta da eficiência empregada na produção. 


Continua depois da publicidade


Peças desenhadas por meio do DFM podem ter menos arestas, encaixes mais orgânicos e simples, o que facilita a montagem dos equipamentos, a manutenção e aumenta a eficiência das máquinas. 

Além disso, os componentes podem ser pensados para reuso ou para executarem múltiplas funções.

A tecnologia também ajuda nesse processo. Por meio da manufatura aditiva, as peças podem ser fabricadas com menos desperdício de material. Além disso, pensar em encaixes de pressão economiza tempo e dinheiro na montagem. Para chegar a essa conclusão, pode-se usar gêmeos digitais para testar e encontrar o melhor encaixe para as peças.

A tecnologia está presente em todos os processos das indústrias, o mais inteligente é aplicá-la desde o início do processo de fabricação, com o DFM. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Gabriela Pederneiras

Jornalista e redatora especial para os portais CIMM e Ind4.0