Como os Gêmeos Virtuais podem simplificar e acelerar a inovação mais sustentável

Por: Alejandro Chocolat 29/08/2022

A alta tecnologia cada vez mais tem um papel central em nossas vidas, nos ajudando a alcançar experiências mais completas e eficientes, sobretudo no ambiente digital. Porém, à medida que a digitalização avança exponencialmente, mais as indústrias se encontram diante de novos desafios para reinventar e sustentar a entrega de seus produtos para o mundo físico, ao mesmo tempo que também precisam dominar a complexidade de novos ambientes de TI e as constantes pressões por inovação em seus processos e operações. Neste cenário, a questão é: Como a tecnologia pode ajudar as indústrias a inovarem mais rápido e de forma mais sustentável?

Em resposta a esses desafios, uma solução tem sido integrar e aplicar Gêmeos Virtuais (Virtual Twins) para acelerar a transformação sustentável em direção a uma economia mais circular e com melhor experiência aos clientes. De forma prática, um Gêmeo Virtual é a representação virtual e em tempo real de um produto, plataforma ou ecossistema que pode ser usado para modelar, visualizar, prever e fornecer feedback sobre propriedades e desempenho do item projetado.

Com essa capacidade, os Gêmeos Virtuais vêm ganhando espaço na modelagem de sistemas complexos, de carros e cidades até corações humanos. Eles simulam o funcionamento do ‘produto’ com uma precisão que permite ao usuário ir diretamente de um modelo virtual para a criação real, sem gastar os anos que normalmente se levaria para prototipar e melhorar incrementalmente os projetos existentes.

Essa velocidade de entrada no mercado e a capacidade de redução de risco de projetos complexos explica por que as tecnologias dos Virtual Twins foram usadas no desenvolvimento de 85% dos veículos elétricos do mundo até aqui, além de contribuir em mais de 75% das soluções de energia eólica global e na busca por novos biomateriais. Os universos virtuais permitem que os usuários projetem, testem e modelem novos produtos e processos sustentáveis e disruptivos em tempo recorde, sem demanda de construção física.


Continua depois da publicidade


Os benefícios do uso de Gêmeos Virtuais são amplos e transformacionais, entre os quais estão novas opções de design, com prototipagem rápida, otimização da produção e extensão da vida útil dos ativos aprimorados. Ao contrário de protótipos que se concentram em um objeto específico, as experiências de Gêmeo Virtual permitem a visualização de diversas métricas e áreas de atuação. Eles facilitam a inovação empresarial sustentável em todo o ciclo de vida do produto.

São motivos como esses que levaram ao crescimento no uso da experimentação de negócios com novas tecnologias digitais, físicas e biológicas. Do transporte às ciências da vida e da fabricação ao varejo, a tecnologia dos Gêmeos Virtuais está permitindo que as empresas reconfigurem suas operações com um imenso grau de previsibilidade. As empresas podem criar modelos virtuais em escala real de suas operações, redes e cadeias de suprimentos, fornecendo informações sobre como as menores mudanças na estratégia ou a influência de forças externas afetarão todas as facetas do negócio — em tempo real.

Mais do que uma vantagem comercial, porém, os Gêmeos Virtuais também podem ter um grande papel na sustentabilidade ambiental do planeta. Afinal de contas, o mundo está mudando de maneiras impossíveis de se ignorar. Estamos colocando pressões cada vez mais perigosas sobre os bens comuns globais e devemos agir rapidamente para evitar cenários de alto risco.

Líderes da indústria, do governo e da sociedade civil devem trabalhar cada vez mais juntos para cumprir nossos Objetivos Globais até 2030, e essa transformação completa exigirá de todos encontrar novas formas de gerenciamento de produtos - do design até o fim de vida dos itens. Para fazer isso, devemos encontrar novas maneiras de trabalhar juntos para criar economias circulares, impulsionar a competitividade e as oportunidades de crescimento responsável e garantir coletivamente que as revoluções tecnológicas cumpram sua promessa de maior sustentabilidade.

As implicações para a sustentabilidade no nível da empresa – e além – são enormes. Se usadas corretamente, essas tecnologias podem liberar um valor extraordinário, beneficiando simultaneamente os resultados e reduzindo as chances de uma catástrofe climática. Mas a tecnologia só pode ser tão eficaz quanto aqueles que a utilizam. A inovação está aí: tudo o que é preciso é a disposição dos líderes para aceitá-la.

 

Imagem de capa: DepositPhotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Alejandro Chocolat

Diretor Geral da Dassault Systèmes para a América Latina.