A importância do monitoramento da logística interna em plataformas IoT SaaS

Por: Vinicius Callegari 02/05/2022

A logística interna na siderurgia e construção se mostra cada vez mais primordial e se tornou um diferencial importante em seus mais variados aspectos. A competitividade existente, crescente no setor, faz com que as empresas procurem plataformas que entreguem visibilidade e transparência aos processos de movimentação interna e facilitem a tomada de decisão. Logo, cada vez mais soluções tecnológicas baseadas em internet das coisas, telemetria avançada e geoprocessamento estão sendo muito demandadas.

O que é uma plataforma IoT SaaS (Software As a Service)?

Para entendermos como funciona, precisamos saber o que é. Uma plataforma IoT SaaS nada mais é do que uma solução baseada na nuvem que permite uma fácil conexão de dispositivos IoT (instalados nos ativos) e que, através de algoritmos, entrega informações importantes sobre os ativos monitorados. Com a tecnologia é possível controlar da produtividade dos ativos nos contratos, passando por todo o processo de manutenção em campo, até incidentes de segurança. Toda a operação pode ser gerenciada remotamente através de uma interface web e de aplicativos.

Ter uma logística interna confiável

A logística interna de movimentações de produtos e insumos ainda é uma área que precisa evoluir aqui em nosso país. Assim, poderemos controlar a produtividade das diversas máquinas pesadas móveis terceirizadas que fazem parte dos processos produtivos e de apoio. Até há bem pouco tempo, não existia tecnologia adequada para controlar múltiplos ativos, sob diversas regras de contrato, sem ser manualmente. Logo, revisar processos na logística interna de movimentações em usinas e obras e implementar uma tecnologia que torne a complexidade de diversas máquinas e prestadores de serviços mais simples de se gerir é fundamental. Afinal, a indústria não deve se dar ao luxo de possuir alta ociosidade das máquinas móveis contratadas. Uma grande operação pode perder dezenas de milhões ao ano pagando por máquinas ociosas.

Compliance total  nos processos

Ao centralizar a solicitação e programação de atendimento na mesma plataforma em que se controla a execução das atividades das máquinas e medição dos contratos, a indústria ganha em transparência e confiabilidade total nos processos financeiros de pagamento a fornecedores. A indústria não corre o risco de pagar errado, e o prestador de serviços tem a transparência de acompanhar a evolução das atividades diariamente, operacionalmente e financeiramente. Essa gestão aberta e compartilhada traz benefícios no relacionamento e nível de atendimento em médio prazo.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Vinicius Callegari

Vinicius Callegari é Cofundador e Head de Desenvolvimento Comercial da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos.