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Realidade Aumentada: A tecnologia cada vez mais 'real' no setor de Manufatura

Por: Percy Stocker      26/08/2021

Cada Boeing 747-8 Freighter contém pelo menos 210 quilômetros de fiação. Há fios suspensos, sob o piso, nas paredes, ao redor da cabine do piloto e outros que descem até as rodas. Dependendo da necessidade do cliente, os aviões de carga da Boeing são disponibilizados em várias configurações, cada uma com seu próprio esquema distinto de fiação. O cabeamento elétrico correto de cada uma dessas aeronaves é um trabalho fundamental, minucioso e de extrema precisão. Um único fio fora do lugar, ou de diâmetro não-compatível com sua função, por exemplo, pode causar vários problemas. 

Mas, se por décadas os técnicos das linhas de montagem só puderam contar com pesados manuais impressos e intrincados diagramas de laptop para orientação — o que, convenhamos, não devia ser nada fácil, tampouco prático, além de bastante tedioso — hoje, eles utilizam smart glasses do Google com software de Realidade Aumentada (RA) para sobrepor em tempo real os diagramas de fiação às imagens dos feixes de cabos e circuitos elétricos dentro do avião. E fazem isso via computador remoto, de qualquer lugar do planeta, sem exigir que interrompam o contato visual ou usem as mãos. Todas as informações que precisam são projetadas diretamente em seu campo de visão e a exibição pode ser alterada a qualquer momento via comandos de voz.

Os resultados, é claro, têm sido cada vez mais impressionantes. Com o uso da RA, a companhia número 1 do setor aeroespacial global reduziu os erros de cabeamento a quase zero e diminuiu em 25% o tempo de produção dos fios e cabos. Além da Boeing, uma lista crescente de empresas líderes de mercado vem descobrindo os benefícios da Realidade Aumentada aplicada aos mais variados cenários industriais para manutenção e resolução de problemas, redução de custos, aumento de produtividade e fomento da qualidade.


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O grupo industrial Thyssenkrupp, líder no segmento de mobilidade em elevadores, escadas, esteiras rolantes e produtos de acessibilidade, usa o Microsoft HoloLens, um dispositivo independente, ergonômico e hands-free que sobrepõe hologramas de alta definição a imagens do mundo real, para personalização do design de suas peças e para ajudar os clientes na visualização dos sistemas de cadeiras elevadoras para uso doméstico. Os dados das imagens são transferidos para as unidades industriais da empresa, reduzindo drasticamente os prazos de entrega. 

A Jaguar Land Rover, maior fabricante de automóveis do Reino Unido, projetou um sistema de RA que usa câmeras de iPad para treinar os novos funcionários no reconhecimento dos cabos e dispositivos eletrônicos que ficam atrás do painel de bordo do veículo. O sistema também usa um aplicativo que permite a visualização dos diagramas de conexões de fios ocultos, e isso simplesmente apontando para o painel. A tecnologia tem sido igualmente importante para os estagiários da empresa de carros de luxo, que podem aprender sem que seja necessário desmontar um veículo real — o que, no mínimo, representa redução de tempo e de custos. 

A Caterpillar, líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, tratores, motores a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas, usa um aplicativo de RA que fornece aos técnicos instruções passo a passo para execução de serviços e verificações de manutenção, possibilitando ainda que se conectem a especialistas em todo o mundo. O aplicativo também é utilizado para acelerar o processo de aprendizagem dos mecânicos recém-contratados.  

Por sua vez, a Airbus, empresa aeroespacial que continua a expandir sua popular família de jatos A320 e cogita ter um modelo movido a hidrogênio para percorrer distâncias menores até 2035, vem usando Realidade Aumentada em suas inspeções, o que possibilitou acelerar os processos de montagem em 40%. Já a Porsche, que há 73 anos é sinônimo de carros esportivos de altíssimo desempenho, tem investido no desenvolvimento de um sistema que usa RA para controle de qualidade. 

Com o uso da Realidade Aumentada, essas empresas inovadoras estão encontrando novas formas para aplicar o poder da tecnologia wearable de baixo custo ativada por voz para aumentar a força de seus trabalhadores e a produtividade da fábrica, aperfeiçoar a segurança e a qualidade, cortar custos e treinar suas equipes de maneira mais eficaz. Não à toa, cada vez mais fornecedores em todo o mundo têm se envolvido com a tecnologia de RA, gerando um número crescente de aplicações no trabalho, no campo, em casa. Entre alguns de seus usos mais emergentes estão gestão de inventário, prototipagem, segurança e análise em tempo real. Já para as organizações manufatureiras e o chão de fábrica, os engenheiros industriais, os operadores qualificados, os técnicos e os maquinistas estão entre os beneficiários mais imediatos.

Mas, acredite, esse é apenas o começo. A Realidade Aumentada veio para ficar e à medida que for se popularizando, mais recursos e aplicativos serão desenvolvidos e mais segmentos de mercado, além da sociedade como um todo, serão positivamente impactados pela tecnologia, gerando mais implantações, mais negócios e mais inovação. O poder transformador da RA é um caminho sem volta. E eu estou ansioso para mais. 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

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Percy Stocker

Vice-Presidente Executivo de RA (Américas) da TeamViewer.