Informação em tempo real é requisito para quem quer se destacar

Por: SKA 09/08/2021

A forma com que produzimos vem mudando muito ao longo dos últimos anos. Com a chegada da indústria 4.0, ocorreram mudanças nos sistemas de produção, transformando, também, um dos principais personagens desta evolução: a manufatura.

No dicionário, a palavra manufatura traz como significado “aquilo que é feito de forma manual”. Mas sabemos que isso faz parte da história da primeira e segunda revolução industrial, não é mesmo? Quem nos acompanha por aqui, sabe que já falamos muito sobre este assunto. Se você perdeu, confira neste link e fique por dentro.

Manufatura digital: o caminho

Hoje, já vemos um novo tipo de manufatura tomando forma: a manufatura digital. Uma das principais transformações que ela propõe para as empresas é o acompanhamento das informações em tempo real, para facilitar a tomada de decisões. Entender como isso é importante para o controle e desenvolvimento da sua empresa é a chave para a transformação, principalmente considerando que vivemos um cenário de transformações tecnológicas quase diárias.

A manufatura digital traz como principal agente de mudanças a integração e a colaboração entre sistemas, como por exemplo: simulação e visualização 3D, acompanhamento da produção (mediado por sistemas MES) e análises de dados gerados em tempo real.

A manufatura como agente de transformação

Sendo o principal ponto de integração entre o PLM e os softwares de chão de fábrica de uma empresa, a manufatura digital permite a troca de informações entre os setores. Desta forma, permite analisar diferentes frentes dentro de uma fábrica, alinhando aquilo que está sendo produzido com o que ainda está em fase de desenvolvimento.


Continua depois da publicidade


Por que isto é importante? Simples: porque, para além da otimização de tempo e a consequente redução de gastos, a manufatura digital permite analisar essas informações de acordo com o objetivo da sua fábrica - seja ele produzir mais, diminuir gastos ou desenvolver menos protótipos até chegar ao produto final.

O futuro da indústria 4.0

De que forma a sua empresa está se preparando para o futuro da indústria? A manufatura digital é o caminho, e a SKA pode te ajudar. No link ao fim deste artigo, você confere um material completo sobre manufatura digital e indústria 4.0. Faça o download e fique por dentro.

A SKA também preparou uma série de e-books para te ajudar a conhecer melhor os personagens principais da indústria 4.0. Você confere neste link.

Baixe aqui o e-book gratuito!


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Patrocinador:
SKA