Logomarca Indústria 4.0

Como implementar um robô em uma fábrica?

Por: Denis Pineda      14/06/2021

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando soluções inovadoras para tornar os processos mais ágeis. Por isso, os robôs colaborativos têm ganhado cada vez mais espaço no setor industrial. Isso porque eles proporcionam vantagens significativas para as empresas que desejam automatizar suas atividades. Por meio deles, as fábricas conseguem resolver problemas de ergonomia, produtividade, qualidade de produto e segurança, além de agilizar processos repetitivos e monótonos, tornando-os menos complexos e mais sustentáveis.

Mas, para que elas tenham resultados satisfatórios é necessário ter uma estratégia muito bem definida, como ela será implementada e quais os objetivos a serem alcançados. Depois que todos esses fatores forem considerados, é preciso saber como implementar um robô em uma fábrica.

Por isso, listei algumas dicas abaixo para ajudar o setor industrial.

1- O que você gostaria de automatizar?

Os cobots são indicados para automatizar pequenas tarefas repetitivas, antes desempenhadas pela mão-de-obra humana. O objetivo de sua instalação é garantir que os profissionais não se lesionem em operações que comprometem a ergonomia do trabalho. Além disso, os cobots representam um ganho em produtividade, pois podem trabalhar sem interrupção e também garantem a qualidade dos produtos.

Para começar a implementar a robótica colaborativa é necessário definir quais tarefas podem ser automatizadas. Comece com o projeto mais simples e econômico, em que mudanças mínimas precisam ser feitas na linha de produção. Dessa forma, será mais fácil treinar seus profissionais para operar as máquinas, até que estejam aptos a programarem tarefas mais complexas com esses robôs.

2- O que precisa ser revisto?

O uso de cobots ou qualquer outra ferramenta de automação implica em fazer ajustes ao seu redor, seja de segurança ou layout, para que os robôs consigam desempenhar a função que lhes foi designada.


Continua depois da publicidade


Muitas vezes, os fabricantes precisam fazer alterações nos componentes mecânicos ao redor do robô para que os produtos a serem manipulados pelo cobot cheguem em posição apropriada. Portanto, é importante decidir se essas mudanças precisarão ser realmente feitas no processo de produção. Vale destacar que, se o colaborador estiver preparado para incorrer em custos adicionais após o investimento inicial, receberá benefícios a longo prazo. Por isso, é preciso desenvolver uma equipe interna por meio de treinamentos ou contratar solução turn-key de algum parceiro integrador de sistemas certificado pela Universal Robots.

3- Espaço físico disponível

O chão de fábrica tem espaço disponível para implantar tecnologias de automação? Os cobots são flexíveis quanto à opção de deslocamento simples.

Dessa forma, a robótica colaborativa é uma solução compacta, que dribla a concorrência comparada com outras disponíveis no mercado. Isso porque é possível desenvolver células pequenas de até 1.5m² que podem ser móveis/portáteis.

4- Capital disponível para investimento

Discute-se muito no Brasil o retorno sobre investimento baseado somente no custo da mão-de-obra direta. Pesquisas realizadas na Espanha e Estados Unidos provam que empresas que investem em robótica têm maior crescimento a longo prazo, o que mostra que não há somente ganhos diretos, mas também enormes ganhos indiretos através da resolução de problemas como ergonomia, qualidade e aumento de eficácia de processo.

Se compararmos com outras ferramentas de automação que existem no mercado, os cobots têm vantagens muito relevantes, especialmente quando a flexibilidade é uma das exigências. Nesse caso, a arquitetura de automação é mais simples, menos horas de engenharia são necessárias e o TCO (Total Cost of Ownership) de um cobot é inferior comparada a outras soluções convencionais ou robôs convencionais. Além disso, há atualmente diversas possibilidades de realizar financiamentos a partir de recursos do BNDEs, FAPESP, FINEP e FAPERGS.

Por isso, eles têm se tornado cada vez mais essenciais, principalmente porque permitem que você crie e desenvolva um negócio sustentável, seja mais competitivo em seu mercado e reduza seus custos de produção. Além disso, eles tornam sua produção mais ágil e com um produto de alta qualidade. Com os cobots é possível colher os frutos do investimento a curto e longo prazo, agregando valor ao seu processo industrial.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Denis Pineda

Gerente regional da Universal Robots na América Latina, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos.