Logomarca Indústria 4.0

Sustentabilidade na Indústria 4.0

Por: Gabriela Pederneiras      15/06/2020

A sustentabilidade não pode mais ser tratada como tema adicional aos assuntos relacionados com o desenvolvimento industrial. Tanto porque de um lado as pessoas estão mais preocupadas  com a origem e sustentabilidade dos serviços e produtos que consomem, quanto porque do outro, os recursos naturais do planeta estão se esvaindo de maneira muito rápida e impactando  a rotina de todos, dos que moram em grandes cidades aos que vivem em pequenas vilas. 

A indústria 4.0, além de imprimir mais eficiência e automatização nas plantas industriais, ajuda a adequar a produção a este contexto de maior preocupação com a sustentabilidade. 

Conheça os fatores que tornam isso possível:

1 - Economia de recursos

Naturalmente as indústrias consomem muita energia e, dependendo do produto fabricado, água. Com a automatização dos processos, no entanto, é possível programar as máquinas para operarem com menos recursos em determinados horários ou até mesmo, de acordo com o seu funcionamento, desligá-las quando não houver demanda. 

Assim são diminuídas as horas ociosas com gasto de recursos, ajudando na preservação dos mesmos.

2 - Diminuição de  uso de matéria-prima e resíduos

Um dos pilares da Indústria 4.0  é a manufatura aditiva, que ao contrário do método tradicional, funciona adicionando matéria-prima até a formação completa de um produto. Dessa forma, a quantidade de resíduos é reduzida, em alguns casos, até quase zero. Além disso, apenas  os materiais que realmente serão utilizados são disponibilizados, diminuindo os impactos da produção ou extração da matéria-prima. 


Continua depois da publicidade


No caso da fabricação tradicional, os sistemas inteligentes conseguem ter mais precisão do número de recursos necessários para a produção de determinado item, evitando, mais uma vez, o desperdício. 

3-  Reciclagem

As novas tecnologias de produção permitem, também, que materiais reciclados deem origem a produtos tão bons quanto os que usam matéria-prima tradicional.

 

Novo pilar industrial

A sustentabilidade, portanto, se posiciona como uma das bases da indústria 4.0. Afinal, se a nova revolução industrial veio para atender as necessidades de uma nova Era, nada mais lógico que ajude a preservar o planeta para que a tecnologia possa continuar a evoluir.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Gabriela Pederneiras

Gabriela Pederneiras

Jornalista | Assessora de imprensa | Redatora | CIMM