Artigos

A importância do 5G na indústria 4.0

A nova geração de rede traz menor tempo de resposta, maior segurança e estabilidade, abrindo espaço para uma conexão cada vez mais completa das fábricas
14/10/2019

Muito se tem falado sobre a rede 5G de internet. Alguns países já tem testado as funcionalidades dessa nova forma de conectividade, enquanto outros, como o Brasil, estão se preparando para tal por meio de investimento em infraestrutura, testes e licenciamento das operadoras para a operarem com a tecnologia. 

Os principais benefícios desta nova geração de rede são baixa latência, ou seja, tempo de resposta muito rápido, maior segurança e estabilidade. Para além do uso comum, a rede 5G representa um facilitador para a adesão e manutenções das indústrias ao conceito 4.0.

Isso porque seus benefícios possibilitam uma maior conectividade, o que impulsiona o uso de máquinas inteligentes, conexão entre os equipamentos, armazenamento de dados e tantas outras características essenciais para a adaptação das indústrias à quarta revolução da área.  


Continua depois da publicidade


 

Conectividade real

Com a baixa latência da rede 5G muitas novas possibilidades se abrem. Os robôs, por exemplo, não precisam mais, necessariamente, guardar os dados captados e produzidos em um HD interno ou externo, mas localizado na indústria. Com o tempo de resposta da internet próximo a zero, estas informações podem e devem ser armazenadas na nuvem, aumentando a eficiência do robô e possibilitando o compartilhamento da informação em tempo real. 

O mesmo acontece com as máquinas inteligentes: com a 5G será possível ter o tempo de resposta  à um comando otimizado. Isso faz com que as demandas possam ser ainda mais personalizadas. Os industriais podem, por meio da tecnologia, modificar um pedido ou imprimir características especiais a ele de forma instantânea, aumentando o potencial de personalização da indústria e diminuindo perdas. 

Outro benefício da rede 5G para as fábricas é a segurança. Com todas as informações relevantes de produção na nuvem e transitando de uma máquina à outra, é crucial que a internet esteja bem protegida, a fim de garantir a integridade das informações. A rede 5G tem um protocolo avançado de segurança que dificulta o vazamento de dados e invasão da rede. 

A conectividade como um todo tende a aumentar com o uso de 5G nas fábricas. Uma internet mais veloz e constante, gera confiança para que os industriais invistam em tecnologias conectadas e abre a possibilidade de toda a fábrica ter processos otimizados pela tecnologia. Além disso, os resultados e status da produção podem ser acompanhados em tempo real pelos gestores, que conseguem dessa forma tomar decisões mais estratégicas para o negócio. 

 

5G: o futuro é logo ali

Apesar de parecer que estamos falando de uma solução a médio e longo prazo, a 5G, na verdade, se tornará realidade em poucos anos. As indústrias que já investem em conectividade terão um salto competitivo, uma vez que só otimizarão um processo já existente, no lugar de implantar tudo do zero.

 

Produzido por:

Gabriela Pederneiras

Jornalista | Assessora de imprensa | Redatora | CIMM


Comentários

 


Artigos Relacionados

5 Passos fundamentais para a implementação da Indústria 4.0 em sua empresa - Imagem: internet
Artigos

5 Passos fundamentais para a implementação da Indústria 4.0 em sua empresa

Sabemos que o termo Indústria 4.0 vem sendo muito utilizado nos últimos anos, sabemos também que isso não é só um conceito, é uma realidade que prevê equipamentos e sensores operando por toda a...
Artigos

Brasil pode levar 100 anos para atingir a Indústria 4.0 por completo

Empresas que investirem em automação saem na frente em seu mercado de atuação

Publicidade »

Publicidade »


Vantagens da Aplicação de Software de Agrupamento na Gestão dos Processos de Corte – Um Estudo de Caso - Perfilados Perfisa

A gestão do processo de corte tornou-se um fator fundamental para o sucesso das empresas que trabalham na transformação de metais.


Publicidade »

Publicidade »