Artigos

Como analisar a rentabilidade e o ROI de um produto SaaS?

29/08/2019

Quantas vezes você já se pegou pensando em adquirir um produto ou serviço, mas desistiu por achar que aquilo sairia muito caro para o que entregava, ou que você e a sua empresa não teriam condições financeiras de adquiri-lo? Bom, é para desmistificar essa questão e derrubar essas barreiras de preços que este artigo está sendo lançado. Uma pesquisa conduzida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que, quando se trata de comida, 80% dos brasileiros aceitam gastar mais com sua alimentação, se isso levá-los a um estilo de vida saudável.

Por que isso acontece? Podemos dizer que tudo está conectado ao mindset do marketing 4.0, em que, de acordo com Philip Kotler, não é mais suficiente apenas um produto para sanar uma demanda. Desde a alimentação até a aquisição de soluções tecnológicas, as pessoas querem, além de se identificar com o produto, entender que há um propósito na sua escolha. Isso nos leva ao grande motivo deste artigo, que é apresentar como uma solução tecnológica contratada em modelo SaaS (Software as a Service) pode se mostrar rentável e lucrativa, superando o mito do “isso é caro, não vou comprar”.

Para começar, é importante ter como ponto de partida que somente o preço de uma solução SaaS não é parâmetro para a tomada de decisão. Evidente que os custos precisam, sim, ser avaliados, mas o que queremos destacar é que, além disso, você precisa analisar o contexto de implementação dessa solução e entender como e quanto resultado ela pode trazer para a sua empresa. Esta métrica é representada pelo ROI, ou, Retorno sobre o Investimento. Hoje em dia, desde startups, passando por médias indústrias, até grandes fábricas podem adotar algumas dessas soluções e obter resultados expressivos. 

Nós da Siemens estamos do outro lado do balcão, recebendo muitos comentários no sentido de que as nossas soluções são caras e, por isso, não interessam. Mas nós queremos mudar a forma como as pessoas veem esse aspecto, mostrando na prática como esse argumento por si só não se sustenta. Empresas têm necessidade de retorno financeiro, rentabilidade e sustentabilidade dos negócios e, tanto nós quanto os nossos clientes, somos altamente focados na proposta de valor de um produto ou solução e nos resultados que isso irá trazer.


Continua depois da publicidade


 

Calculadora de ROI

Para demonstrar de forma prática como entender melhor a rentabilidade de um produto SaaS, vamos dar o exemplo do nosso software Solid Edge, para o qual criamos uma calculadora de ROI. Este produto opera com pacotes modulares, que podem se adaptar ao orçamento e necessidades de cada cliente e o desenvolvimento de projetos em todas as etapas, o que já o destaca no mercado.

Além disso, por meio da calculadora, é possível dimensionar o cenário atual da sua empresa e, a partir dele, gerar um cálculo de quanto o dia a dia da sua equipe poderia ser mais produtivo, bem como de quanto o negócio poderia economizar, financeiramente e em horas, e ampliar a capacidade de desenvolvimento de projetos. No site, algumas perguntas são feitas para que você insira os dados atuais da sua operação e da sua empresa. Desde a composição do seu time de engenharia, passando por um panorama de produtividade e entregas, até o entendimento perfeito de quanto o seu time está conseguindo produzir e com que qualidade, nas condições que estão sendo oferecidas na empresa.

Com uma compreensão mais clara do estágio em que a sua empresa se encontra, fica muito mais fácil traçar um plano de ação e uma linha de evolução, principalmente por meio da capacitação da equipe, das lideranças e da implementação de softwares com grande capacidade de otimização de processos. Alguns exemplos do que o Solid Edge entrega: modelagem convergente, com a combinação de projetos generativos, engenharia reversa e manufatura aditiva para a criação do projeto mecânico final; ferramentas de projetos elétricos, que trazem a possibilidade de criar projetos de fiação e diagramas elétricos para verificação de sistemas elétricos com muito mais agilidade e inteligência; recursos de simulação térmica e estrutural, voltados à validação de projetos complexos, permitindo que os engenheiros validem os processos desde seu início. 

Esses foram apenas alguns exemplos dentre uma ampla variedade de funcionalidades que o software oferece, e que, quando colocadas na balança do seu negócio, pesam positivamente. O Solid Edge é altamente rentável e a calculadora de ROI pode ajudar a sua empresa a perceber isso com seus próprios olhos. Faça os cálculos da sua empresa na calculadora de ROI disponível em nosso site, entre em contato com consultores e agende uma conversa para conferir os benefícios que o Solid Edge pode oferecer para o seu negócio

Produzido por:

Gisele Flôres

Jornalista CIMM: Artigo produzido com informações da Siemens PLM

Download


Comentários

 


Artigos Relacionados

Sistema integrado de gestão na indústria 4.0 - Imagem: Luciano Emanuel on VisualHunt
Artigos

Sistema integrado de gestão na indústria 4.0

Além da integração das máquinas, em uma fábrica alinhada ao conceito 4.0, todos os processos precisam estar integrados para serem estratégicos

Publicidade »

Publicidade »


O ROI de projetos de produto a seu favor:

Entenda como economizar dinheiro, tempo e produzir muito mais com uma ferramenta de modelagem 3D para projetos de produto


Publicidade »

Publicidade »