Artigos

Inteligência artificial: qual a sua importância para as empresas?

Descubra a importância e aplicações da AI na Indústria 4.0
15/05/2019

A inteligência artificial deixou de ser um mero tema de ficção científica e passou a integrar a realidade das organizações. Com a evolução da tecnologia, novas ferramentas vêm revolucionando a forma de atuar das empresas. No entanto, é natural se deparar com alguns questionamentos sobre o assunto.

Afinal, você sabe exatamente como funciona uma tecnologia baseada em inteligência artificial e quais são suas aplicações? Criamos este post para esclarecer o assunto e explicar a importância desse tipo de solução para as empresas. Confira!

Entenda a Inteligência Artificial

O conceito de Inteligência Artificial (IA) se refere a uma solução digital (software) que simula o funcionamento da inteligência humana para executar determinadas funções. É comum encontrar o termo fazendo referência também ao campo de estudos e desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

Grosso modo, esse tipo de solução é treinado para realizar autoajustes e encontrar formas mais eficientes de executar uma mesma operação, maximizando suas chances de sucesso. No contexto mercadológico, isso significa que o sistema deve ser capaz de levantar dados, realizar análises e solucionar problemas.

Muitas vezes, isso envolve atividades que estão além da capacidade humana, como mostraremos a seguir.

Conheça as aplicações práticas

Muita gente ainda não se deu conta, mas a IA já está sendo aplicada em diversas áreas da nossa sociedade. Um bom exemplo disso é o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nesse caso, o papel da ferramenta é interpretar textos e áudios reais para tomar decisões.

Os aplicativos de reconhecimento de voz dos smartphones, por exemplo, utilizam conceitos de PLN. Os softwares de escritório, por sua vez, vêm sendo amplamente beneficiados pela IA. Seu papel é fazer com que o sistema aprenda as preferências do usuário, identificando padrões de uso, e destacar as funções mais procuradas.

Vale ainda destacar a ascensão de ferramentas como o Business Intelligence (BI), que encontram padrões em dados armazenados na nuvem e geram insights para as tomadas de decisão. Com dados de redes sociais, por exemplo, é possível conhecer melhor o comportamento do consumidor e gerar ofertas personalizadas para cada pessoa.

Quanto às principais tendências, o carro autônomo deve entrar no mercado nos próximos anos — e sua existência só é possível graças à inteligência artificial.

Aprenda qual é o diferencial para as empresas

Mais do que uma simples tecnologia sofisticada, a IA representa um avanço enorme para as empresas. O ritmo da inovação tem sido acelerado devido à sua participação na tomada de decisões. O ponto é que a IA permite encontrar soluções que a mente humana não seria capaz de alcançar por conta própria.

A redução de custos que isso gera é significativa, já que as empresas estão em outro nível de automação. A manutenção industrial, por exemplo, vem deixando de ser responsiva e se tornando pró-ativa: a IA ajuda a prever falhas com base no cruzamento de dados coletados nas máquinas, sugerindo intervenções (manutenção prescritiva).

Isso gera também agilidade operacional. Os ChatBots são exemplo disso: robôs virtuais que fazem o atendimento ao consumidor ou ao próprio usuário de um sistema por um chat online. O resultado é uma revolução completa no mercado.

Resumidamente, reduzir custos e otimizar processos depende cada vez mais da criatividade dos profissionais, já que a inteligência artificial otimiza a execução das atividades e cria novas formas de trabalhar.

Tendo isso em mente, é importante estar atento a essas mudanças e não ficar para trás. Afinal, quem não se mantiver atualizado, tende a perder espaço no mercado. Portanto, estude as aplicações da inteligência artificial no seu nicho de mercado e leve essa pauta à sua empresa!

Produzido por:

MXM Sistemas S/A

Empresa brasileira desenvolvedora de soluções empresarias para médias e grandes empresas nacionais ou multinacionais.

Logo fundo degrade quadrado


Comentários

 


Artigos Relacionados

Seis tendências tecnológicas que merecem atenção - Imagem: A Health Blog on Visual Hunt /  CC BY-SA
Artigos

Seis tendências tecnológicas que merecem atenção

Machine Learning: Conheça um pouco mais sobre o "aprendizado de máquina" e algumas de suas aplicações - Imagem: Internet
Artigos

Machine Learning: Conheça um pouco mais sobre o "aprendizado de máquina" e algumas de suas aplicações

Machine Learning é uma das tendências mais modernas da tecnologia. O Gartner, empresa de consultoria, colocou o aprendizado de máquina no topo do seu mais recente relatório chamado Ciclo de Hype...

Publicidade »

Publicidade »


Diferenças e características dos processos de marcação utilizando arco plasma


Publicidade »

Publicidade »