Artigos

Gerenciamento de ciclo de vida de ferramentas de usinagem

22/04/2019

A competitividade das indústrias é resultado de inúmeros fatores. Para ter preços de mercado e qualidade nos seus produtos, as empresas precisam prestar atenção em todo o seu processo para otimizar os recursos. Quando se fala em produção, um dos fatores mais importantes e mesmo assim ainda negligenciado é o gerenciamento de todo o ciclo de vida das ferramentas de usinagem. Esse processo mal feito pode gerar diversos gargalos que afetam diretamente na competitividade, qualidade e produtividade da indústria. Problemas comuns com o ferramental são:

  • Falta de ferramenta: o que pode causar a parada das máquinas;
  • Manuseio inadequado: que pode ocasionar quebra e desperdício;
  • Estoques elevados: gera alto custo de manutenção e acúmulo de capital desnecessário em estoque;
  • Ferramentas inadequadas: causa quebra de máquinas e das próprias ferramentas, atraso na produção e refugos de peças;

Gerenciamento Logístico de Ferramentas de Usinagem

Para evitar todos estes danos, e gastos, é essencial que as indústrias tenham um gerenciamento adequado de ferramentas de usinagem. A prática tem como objetivo otimizar todos os processos que utilizam ferramentas. Para isso, o ideal é descrever todas as atividades necessárias para a melhor utilização destes recursos, categorizá-las para quantificar o estoque e não deixá-lo ficar obsoleto, além de saber exatamente a ferramenta que cada processo da produção demanda.


Continua depois da publicidade


O gerenciamento pode ser feito em diferentes níveis dentro da indústria.  Ele pode ser internalizado, usando a estrutura da própria empresa para manusear e gerenciar as ferramentas, o que demanda um treinamento específico. Ou ainda terceirizado,  quando uma empresa externa assume os processos ligados ao ferramental, como compra, estoque, pessoal especializado, logística interna e etc.

Para executar um gerenciamento de ferramentas eficaz é preciso realizar verificações constantes para assegurar que os processos predeterminados estejam sendo seguidos; ter controle do estoque para assegurar que novos modelos não estão sendo implementados em paralelo com antigos;  trabalhar em conjunto com o fornecedor das ferramentas para garantir que o uso está correto e evitar possíveis falhas; e, por fim, determinar metas para o uso da ferramenta pode ser um eficaz modo de controle.

Gerenciamento de Ciclo de Vida de Ferramentas de Usinagem

Uma nova abordagem está em gerenciar todo o ciclo de vida das ferramentas, o que vai muito além do controle logístico. O processo começa com a definição da ferramenta, o que pode incluir o projeto no caso de ferramentas especiais, a compra das ferramentas, o armazenamento, a preparação, o uso e, finalmente, o descarte. A definição, armazenagem e uso correto são essenciais para aumentar a vida útil das ferramentas e evitar que estas se desgastem de forma prematura. A solução para operacionalizar na prática este ciclo completo está no uso de uma base de dados de ferramentas que centraliza mas permite compartilhar as informações sobre as ferramentas com os demais soluções utilizadas na empresa, seja software ou hardware.

O gerenciamento do ciclo de vida das ferramentas organizada tudo que diz respeito a este processo,  visando garantir que as  ferramentas necessárias para a produção estejam sempre disponíveis para atingir os objetivos da indústria, contribuindo para o aumento da produtividade e eficiência.

 

Gostaria de saber mais sobre Gerenciamento do Ciclo de Vida de Ferramentas de Usinagem?

Shared Sales - Gerenciamento de Ferramentas - https://www.sharedsales.com.br/gerenciamentodeferramentas

Produzido por:

Gabriela Pederneiras

Jornalista | Assessora de imprensa | Redatora


Comentários

 


Artigos Relacionados

Cadeia de suprimentos inteligente: entenda aqui este novo conceito e seus benefícios - Imagem: Nick Saltmarsh on Visualhunt / CC BY
Artigos

Cadeia de suprimentos inteligente: entenda aqui este novo conceito e seus benefícios

A eficiência operacional de uma empresa está ligada diretamente a sua capacidade de suprir demandas internas com rapidez e qualidade.
Machine Learning: Conheça um pouco mais sobre o "aprendizado de máquina" e algumas de suas aplicações - Imagem: Internet
Artigos

Machine Learning: Conheça um pouco mais sobre o "aprendizado de máquina" e algumas de suas aplicações

Machine Learning é uma das tendências mais modernas da tecnologia. O Gartner, empresa de consultoria, colocou o aprendizado de máquina no topo do seu mais recente relatório chamado Ciclo de Hype...

Publicidade »

Publicidade »


Diferenças e características dos processos de marcação utilizando arco plasma


Publicidade »

Publicidade »