Artigos

6 passos para a excelência da montagem industrial

Veja 6 passos para atingir a excelência na montagem industrial, manter a competitividade e preparar-se para o futuro apresentado pela indústria 4.0
05/12/2018

A montagem industrial está cada vez mais moderna e inteligente. Na medida em que se difundem os conceitos de indústria 4.0, podemos dizer que erros serão cada vez menos admissíveis e que a concorrência será baseada em pequenos detalhes. Se sua empresa deseja manter ou melhorar os processos produtivos, portanto, não pode ficar no mesmo lugar. Se a concorrência avança, é normal que os acomodados fiquem para trás.

Buscar a excelência, porém, não significa inventar a roda. Todos, em teoria, sabem o que é fundamental para o sucesso de uma linha de produção. Porém, para manter uma montagem industrial de alto nível, é preciso uma boa dose de disciplina, gestão e vigilância. Caso contrário você terá desperdícios, produtos mal acabados e consumidores insatisfeitos.

Para ajudar o empresário que deseja constantemente aprimorar-se, preparamos 6 passos para a excelência na montagem industrial. Eles servem como um guia - no entanto, não esqueça de levar em conta as particularidades de cada empresa. 

Gestão

Toda empresa que se considera excelente precisa começar por uma boa gestão, tanto de pessoas quanto de processos. Na montagem industrial não poderia ser diferente. E isso não quer dizer apenas ter bons líderes coordenando equipes produtivas, mas também um bom planejamento por trás de todas as tarefas executadas. Se a sua empresa ainda não tem bem claros alguns processos, se algumas tarefas são feitas de forma intuitiva, ou mesmo se há processos que não estão descritos, mas apenas existem na cabeça de alguns gestores e funcionários mais antigos, cuidado! Uma empresa precisa funcionar por si só e criar um legado de conhecimento. Ter processos e registros não é mera burocracia. 


Continua depois da publicidade


Equipamentos

Investir em bons equipamentos é algo que toda empresa que busca excelência da montagem industrial deveria priorizar. No momento de adquiri-los, é importante colocar na balança fatores como: 

  • Durabilidade; 
  • Robustez;
  • Capacidade de produção;
  • Usabilidade à longo prazo. 

Pode ser que, na sua área de atuação, existam equipamentos capazes de suprir  demandas momentâneas, mas que logo resultarão em sucata dentro da empresa. Opte por produtos que sejam resistentes, duradouros e sirvam para múltiplas funções. 

Matéria-prima

Há quanto tempo sua empresa não faz uma revisão de fornecedores? Ao fazer a escolha de matéria prima, é primordial realizar alguns orçamentos e escolher o melhor preço. No entanto, escolhas erradas podem resultar no fracasso do produto final. O mesmo serve para matérias-primas que possuem alto custo, mas não representam um ganho significativo de qualidade final. É dinheiro jogado fora, uma falha de gestão. Por isso, lembre-se de que preço e qualidade precisam ser colocados na balança juntos, nunca separados. 

Testes

A certeza de que o produto sai da fábrica em perfeitas condições de funcionamento deveria ser uma premissa em qualquer linha de montagem industrial. Infelizmente, em algumas realidades, não há uma rotina de testes adequada e alguns problemas só aparecem quando o produto chega até o consumidor. Em uma fábrica que visa excelência isso jamais pode acontecer. Testes individuais e bastante criteriosos podem parecer um ônus, desperdício de mão de obra, mas não é. Isso evita transtornos ainda maiores relacionados à perda de reputação, recalls e até processos na justiça, dependendo da gravidade do defeito.

Confidencialidade

Na montagem industrial, é bastante comum trabalhar com produtos inovadores. No entanto, é comum também que haja problemas relacionados à espionagem industrial. Sua empresa está preparada para isso? Ao lidar com algo inovador, é preciso precaver-se em relação à segurança e confidencialidade. Em alguns casos, é necessário que funcionários assinem termos ou não tenham conhecimento sobre a linha como um todo. Precaver-se nesse sentido garante a confidencialidade do produto inovador e a excelência no resultado final.

Robustez

Seguindo todas as orientações citadas anteriormente, o resultado pode ser visto nos produtos: com qualidade, que agradam o mercado e que possuem valor agregado por conta da excelência na qual são produzidos. Reduzir custos deve estar sempre no foco dos gestores, porém não há como negar que é preciso atender às demandas de mercado de modo a manter padrões de qualidade. Sendo assim, sua empresa conseguirá manter-se no mercado e continuar crescendo ao longo dos anos.

Produzido por:

Produza

A Produza é uma empresa nacional que atua na montagem de placas e produtos eletrônicos utilizando os mais modernos equipamentos e tecnologias disponíveis. Possui capacidade para montar pequenas ou grandes séries, atendendo a clientes dos mais variados segmentos de mercado. Além da montagem, a Produza presta serviços de administração e logística de compra e distribuição, e também realiza a integração completa de equipamentos.

Logo produza slogan3

Logo acate manufatura menor

Comentários

 


Artigos Relacionados

Cercar ou automatizar, eis a questão
Artigos

Cercar ou automatizar, eis a questão

O impacto desproporcional da Automação Industrial
Por que devo utilizar controle de processos?
Artigos

Por que devo utilizar controle de processos?

Publicidade »

Publicidade »


Fábrica inteligente: prepare-se para a indústria do futuro

[GUIA GRATUITO] Saiba tudo sobre o assunto!


Publicidade »

Publicidade »