Logomarca Indústria 4.0

Conecte diferentes fontes de dados e otimize operações

Dados de todo tipo estão disponíveis no chão de fábrica.

Por: Bruna Luise Müller      05/12/2017

Dados de todo tipo estão disponíveis no chão de fábrica. Dados que podem ser usados para resolver problemas momentâneos no próprio chão de fábrica e também para descobrir novas oportunidades de melhoria de processo e qualidade dos seus produtos. Porém, simplesmente ter um monte de dados disponíveis em sistemas diferentes não traz automaticamente esses insights. É necessário unificá-los e alinhá-los com parâmetros-chave para que possam ser usados para gerar conhecimento.

Estes dados podem vir de várias fontes, como Máquinas de Medição por Coordenada (CMMs), checkweighers, instrumento de medição, dispositivos seriais e ethernet, sistemas supervisórios e outros sistemas empresariais como ERP, MES ou LINS. Tais fontes geralmente têm formatos incompatíveis entre si e uma infraestrutura de TI complexa envolvida, o que pode dificultar a localização dos dados corretos entre todos os sistemas e dispositivos.

As indústrias precisam de uma peça que feche este quebra-cabeças, conectando essas diferentes fontes de dados isoladas a fim de transformar a informação em conhecimento para ações de melhoria.

O sistema InfinityQS tem a peça faltante deste quebra-cabeças. O sistema InfinityQS DMS se conecta com as mais variadas fontes de dados para automatizar a coleta de dados críticos de qualidade de toda a planta, armazenado-os em um único repositório unificado.

 

Tomada de decisões em tempo real

Muitas vezes, equipamentos ou diferentes fontes de dados disponibilizam dados em formatos diferentes. Por exemplo, um sistema disponibiliza um valor de medição em centímetros (variável) e o outro em “dentro/ fora” (atributo). Este tipo de peculiaridade de cada sistema impede que o time de qualidade possa enxergar de forma global e padronizada as operações do chão de fábrica.


Continua depois da publicidade


O sistema de gerenciamento de dados InfinityQS DMS padroniza estes dados, dando aos times de Qualidade e Melhoria Contínua a capacidade de coletar e comparar dados, detectar tendências e obter instantaneamente informações para a tomada de decisões em tempo real. Quando os dados são padronizados, eles podem ser estratificados por turno ou linhas de produção, para uma análise mais avançada.

  • A Amway Nutrilite do Brasil, cliente da HarboR, sentiu imediatamente os benefícios do sistema InfinityQS DMS para a identificação de gargalos e parametrização de seus processos, obtendo resultados significativos na redução de perdas de processo.
  • Já nosso cliente, Impress Decor, percebeu os benefícios do software logo no primeiro mês de uso ao utilizar o sistema InfinityQS DMS para monitorar parâmetros de processo e paradas de máquina, reduzindo em 28% seus tempos de ajustes de cor.
     

Operações Otimizadas

Ao alinhar dados de qualidade – como medições ou pesos – com parâmetros de processo – como velocidades ou temperaturas – é possível garantir a qualidade do produto final através de ajustes no processo. Por meio da geração automática de alarmes, os operadores serão notificados se houver algo fora de especificação e poderão fazer ajustes no processo, impedindo que o problema se torne maior.

O recebimento de e-mails automáticos no momento de ocorrência de não-conformidades, fez com que o nosso cliente Guararapes atuasse assertivamente na prevenção de defeitos do produto final.

O sistema InfinityQS DMS é o elemento-chave que a sua empresa precisa para conectar equipamentos e sistemas empresariais díspares. Ao automatizar, padronizar e centralizar dados de diferentes fontes de dados no sistema de gerenciamento de qualidade, os fabricantes podem trabalhar com esses dados para melhorar a eficiência e a qualidade de suas máquinas, processos e produtos.

Artigo publicado originalmente no blog da HarboR Informática Industrial – parceira do CIMM

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Bruna Luise Müller

Bruna Luise Müller

Graduada em Engenharia Química pela UFSC, atua como especialista de Aplicação na HarboR Informática Industrial desde 2013.
Possui experiência na implementação do software InfinityQS -solução para Controle de Qualidade e CEP – em diferentes áreas da indústria.

logo Vertical da Manufatura ACATE