Logomarca Indústria 4.0

Siemens desenvolve simulação multidisciplinar para indústria de veículos elétricos

Simcenter E-Machine Design oferece simulação de ponta para a indústria de veículos elétricos

Por: Siemens Digital Industries Software      21/02/2024 

A Siemens Digital Industries Software anunciou seu software Simcenter E-Machine Design para ajudar os fabricantes de veículos elétricos (VE) e sua cadeia de suprimentos a prever com precisão o desempenho de máquinas eletrônicas, incluindo motores elétricos de fluxo axial. A nova solução do portfólio de softwares industriais Siemens Xcelerator oferece simulação eletromagnética e térmica, ajudando a reduzir a dependência de protótipos físicos e permitindo que o setor de VEs acelere a inovação.

O novo software Simcenter E-Machine Design da Siemens reúne simulação eletromagnética e térmica, ajudando a reduzir a dependência de protótipos físicos e permitindo que a indústria de veículos elétricos acelere a inovação.

 “O setor de veículos elétricos está enfrentando desafios de todos os tipos, como problemas na cadeia de suprimentos, capacidade para expandir e a busca pela inovação impulsionada por clientes cada vez mais exigentes”, disse Jean-Claude Ercolanelli, vice-presidente sênior de soluções de simulação e teste da Siemens Digital Industries Software. “Ao adotar capacidades de simulação de ponta para desenvolver novos produtos e tecnologias em prazos cada vez menores, a indústria de veículos elétricos pode se concentrar em fornecer a inovação necessária para permanecer relevante neste mercado em constante mudança.”

Simulação avançada reduz custos

Os motores de fluxo axial podem causar um impacto positivo nos VEs, pois eles aumentam a densidade de potência. Porém, envolvem problemas de dissipação de calor devido ao seu tamanho compacto e à complexidade, além das dificuldades para acomodar o air gap (espaço preenchido por ar necessário em um motor). A natureza complexa desses motores representa um desafio para os engenheiros e muitos deles estão recorrendo à simulação avançada para ajudar a reduzir custos e tempo de desenvolvimento.

Novo software Simcenter E-Machine Design da Siemens ajuda os fabricantes de veículos elétricos e sua cadeia de suprimentos a prever com precisão o desempenho de máquinas eletrônicas, incluindo motores elétrico de fluxo axial. Imagem: Siemens Digital Industries Software

Fornecida entre as atualizações mais recentes do software Simcenter da Siemens, a nova solução Simcenter E-Machine Design permite que os engenheiros usem modelos parametrizados e modelagem analítica nos estágios iniciais do desenvolvimento e, em seguida, continuem trabalhando em seu projeto em 3D com simulações completas de análise de elementos finitos (FEA, na sigla em inglês) quando são necessárias investigações mais complexas, como interações térmicas avançadas.

Outras atualizações recentes nas ferramentas de simulação mecânica do Simcenter

O Simcenter agora oferece um processo simplificado de desenvolvimento de trem de força para veículos elétricos, desde o projeto do motor até características de ruído, vibração e aspereza (NVH, na sigla em inglês). As cargas eletromagnéticas do novo software Simcenter E-Machine Design são facilmente transferidas para o software Simcenter 3D para análises adicionais de desempenho acústico e movimento mecânico.


Continua depois da publicidade


Com a nova capacidade de detecção virtual inteligente, os engenheiros de teste podem simular características não mensuráveis. A nova ferramenta integra simulação e testes físicos para que as equipes de testes físicos utilizem sensores virtuais em áreas críticas onde os sensores físicos não podem ser colocados devido à localização ou geometria complexa. Com isso, é possível fazer a medição de características não mensuráveis usando um modelo reduzido com sensores virtuais que operam em tempo real com o teste físico. O modelo reduzido combina dados de extensômetros físicos para calcular as condições de carga operacional, assim os engenheiros podem calcular os resultados no sensor virtual “inacessível” localizados em áreas críticas.

Com a nova capacidade do sensor virtual inteligente, os engenheiros de teste podem simular características imensuráveis, integrando simulação e testes físicos para que as equipes de testes físicos utilizem sensores virtuais em áreas críticas onde os sensores físicos não podem ser colocados devido à localização ou geometria complexa. Imagem: Siemens Digital Industries Software

A exploração do espaço de projeto agora está totalmente integrada ao Simcenter 3D, fornecendo automação de modificações dos parâmetros do projeto, atualização do modelo de simulação, revisão dos resultados e iteração para explorar ajustes no projeto ou obter o resultado ideal. A integração associativa de geometria CAD, modelagem de simulação e automação permite a criação de dezenas, centenas ou mais execuções sem intervenção do usuário, ajudando projetistas e engenheiros a explorar mais possibilidades para os seus produtos.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: