Logomarca Indústria 4.0

Manufatura aditiva: Oportunidades e obstáculos para veículos elétricos

Peças mais leves e fabricação simplificada são algumas das vantagens da manufatura aditiva no setor de carros elétricos

Por: Redação CIMM      15/04/2024 

Com a ascensão do mercado de veículos elétricos (EV), a indústria de manufatura aditiva (AM) tem enxergado grandes oportunidades para integrar a cadeia de suprimentos de fabricação de carros. Em 2022, houve um aumento de 62% nas vendas de veículos elétricos quando comparado a 2021. De acordo com as previsões da IDTechEx, capturar uma fração da cadeia de suprimentos de fabricação de veículos elétricos pode render receita e crescimento consideráveis para a indústria de manufatura aditiva.

Com a oportunidade de receita dos VEs chegando a US$ 3,5 trilhões até 2044, a indústria de manufatura aditiva está animada com essa área de aplicação. Mesmo uma pequena parte da cadeia de produção de VE poderia gerar um crescimento significativo para a AM. O novo relatório da IDTechEx, "Impressão 3D e Manufatura Aditiva 2024-2034: Perspectivas de Tecnologia e Mercado", explora as verdadeiras oportunidades e desafios enfrentados pela AM na produção de VE, analisando aplicação por aplicação.

Oportunidades 

A manufatura aditiva pode ajudar na redução de peso das peças, o que pode estender o alcance de condução de um EV e/ou criar espaço para outros componentes (ou seja, baterias maiores). A simplificação da fabricação também é outro fator que agrega valor à AM. Afinal, ela possibilita que grandes montagens sejam consolidadas com menos peças ajudando na redução de custos.

Leia mais sobre manufatura aditiva na coluna de Luan Saldanha

A AM também auxilia na velocidade de lançamento no mercado, na redução dos tempos de ciclo de projeto, incluindo tempos de produção e os custos de prototipagem e ferramental. 


Continua depois da publicidade


Já as mudanças nas cadeias de suprimentos automotivas, à medida que as peças legadas são trocadas por peças específicas para veículos elétricos (ou seja, baterias, motores elétricos, componentes de refrigeração etc.), os fabricantes automotivos criarão cadeias de suprimentos para acomodar essas novas peças. 

Isso deixa espaço para que a manufatura aditiva assuma participação de mercado de veículos elétricos, especialmente se os fabricantes estiverem mais dispostos a considerar tecnologias alternativas à medida que ajustam suas cadeias de suprimentos. A flexibilidade em players emergentes de veículos elétricos também é outro fator que facilita uma nova base de clientes em potencial para AM.

Desafios

Um dos desafios é o alto custo da manufatura aditiva, afinal, a maioria das peças impressas em 3D não pode competir em termos de preço com peças tradicionalmente usinadas, fundidas ou moldadas. 

A maioria das peças impressas em 3D tem alto custo em comparação com peças tradicionais. Encontrar aplicações onde os benefícios da impressão 3D justifiquem o custo é um desafio, especialmente para veículos elétricos, devido à necessidade de reduzir custos para aumentar a adoção no mercado.

A maioria das tecnologias de manuftura aditiva ainda não processa as ligas de aço e ligas de alumínio comumente usadas por OEMs [Original Equipment Manufacturers] automotivos. Além disso, as fontes únicas de materiais em AM apresentam preocupações para a resiliência da cadeia de suprimentos para OEMs.

A inclinação para métodos e cadeias de suprimentos estabelecidos e rendimento mais baixo do que os processos de fabricação tornam a produção de alto volume para veículos elétricos difícil.

Para muitas peças do mercado de massa as soluções atuais têm um desempenho bom o suficiente, portanto, não há necessidade de os OEMs adotarem a manufatura aditiva. Por último, mas não menos importante, a falta de confiabilidade também é um desafio, já que os OEMs são avessos ao risco.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: