NVIDIA fabricará supercomputadores de IA inteiramente nos EUA pela primeira vez

Produção do chip NVIDIA Blackwell começa no Arizona, onde a empresa inaugura as primeiras fábricas em solo norte-americano

Por: Assessoria de Imprensa      22/04/2025 

A NVIDIA está trabalhando com seus parceiros de fabricação para projetar e construir fábricas que, pela primeira vez, produzirão supercomputadores de inteligência artificial (IA) inteiramente nos Estados Unidos. 

Juntamente com os principais parceiros de fabricação, a empresa encomendou mais de 90 mil m² de espaço de fabricação para construir e testar chips NVIDIA Blackwell no Arizona e supercomputadores de IA no Texas. 

Os chips já tiveram produção iniciada nas fábricas da TSMC, em Phoenix, Arizona. A própria NVIDIA também está construindo fábricas de supercomputadores no Texas e seus parceiros, Foxconn e Wistron estão construindo fábricas em Houston e Dallas, respectivamente. A produção em massa nas fábricas deve aumentar nos próximos 12 a 15 meses. 

A cadeia de suprimentos de chips e supercomputadores de IA é complexa e exige as tecnologias mais avançadas de fabricação, embalagem, montagem e teste. A NVIDIA firmou parceria com a Amkor e a SPIL para operações de embalagem e teste no Arizona. 

Nos próximos quatro anos, a NVIDIA planeja produzir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos por meio de parcerias com a TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor e SPIL. Essas empresas líderes mundiais estão aprofundando sua parceria com a NVIDIA, expandindo seus negócios e, ao mesmo tempo, expandindo sua presença global e fortalecendo a resiliência da cadeia de suprimentos

Supercomputadores

Os supercomputadores de IA da NVIDIA são os motores de um novo tipo de data center criado com o único propósito de processar inteligência artificial — fábricas de IA que são a infraestrutura que impulsiona uma nova indústria de IA. Espera-se que dezenas de "fábricas de IA de gigawatts" sejam construídas nos próximos anos. A fabricação de chips e supercomputadores de IA da NVIDIA em fábricas norte-americanas deve criar centenas de milhares de empregos e gerar trilhões de dólares em segurança econômica nas próximas décadas. 


Continua depois da publicidade


“Os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Adicionar a fabricação americana nos ajuda a atender melhor a incrível e crescente demanda por chips e supercomputadores de IA, fortalece nossa cadeia de suprimentos e aumenta nossa resiliência.” 

A empresa utilizará suas tecnologias avançadas de IA, robótica e gêmeos digitais para projetar e operar as instalações, incluindo o NVIDIA Omniverse para criar gêmeos digitais de fábricas e o NVIDIA Isaac GR00T para construir robôs para automatizar a fabricação. 

“Sem dúvida essa é uma transformação muito grande em todo o ecossistema de produção da NVIDIA, ela visa melhor atender à necessidade crescente por tecnologia de ponta voltada para IA em todo o mundo”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. “Estamos ansiosos por mais esse passo da NVIDIA rumo ao futuro da IA.” 

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Fábricas do Futuro: Accenture e Schaeffler transformam a indústria com robôs humanoides e IA

Com o apoio da NVIDIA e Microsoft, a parceria revoluciona a automação industrial, combinando simulações avançadas e robótica humanoide para otimizar eficiência e flexibilidade nas fábricas


Alltech e Mitsubishi Electric lançam máquina de usinagem digital com IA integrada e conectividade total

Parceria entrega máquina de usinagem com IA integrada e operação 100% conectada


Indústria 4.0 na América do Norte vai movimentar US$ 189,62 bilhões até 2032

Crescimento do setor amplia a demanda por profissionais especializados em automação, ciência de dados e cibersegurança industrial na América do Norte


Cohesity lança solução automatizada para acelerar resposta a incidentes cibernéticos

RecoveryAgent utiliza Inteligência Artificial para orquestrar planos de recuperação, aumentando a confiança e reduzindo o tempo de resposta a ataques virtuais