A Cofama, tradicional fabricante de máquinas para espuma de colchão, alcançou ganhos significativos em produtividade e redução de paradas ao adotar as tecnologias e soluções da Metal Work para a Indústria 4.0. Para isso, foi feito um diagnóstico das máquinas para identificar upgrades necessários, utilizando indicadores B10d para prever a manutenção preditiva. Os sistemas pneumáticos foram redimensionados, otimizando o consumo energético. Além disso, com o terminal de Ilhas Inteligentes EB80 da Metal Work, foi possível monitorar on-line atuadores, válvulas e outros componentes.
Confira como foi a integração das tecnologias da Metal Work no chão de fábrica da Cofama e os ganhos obtidos a partir da parceria.
Caso de sucesso
O primeiro passo da parceria neste projeto foi a realização de um diagnóstico do estágio de maturidade das máquinas da empresa, utilizando software para identificar o que e onde seria necessário realizar upgrades no projeto. A partir disso, foram utilizados indicadores de confiabilidade B10d para confirmar, antecipadamente, os tempos e parâmetros para a manutenção preditiva. Houve, então, um redimensionamento dos sistemas pneumáticos por meio de softwares, o que possibilitou otimizar o consumo energético das máquinas.
Para a geração de dados e integração, foi utilizado o terminal de Ilhas Inteligentes EB80 da Metal Work, permitindo o monitoramento on-line do estado dos atuadores, válvulas e outros elementos das máquinas. Com a inovação, a empresa agora monitora em tempo real os ciclos de produção, o tempo de operação dos equipamentos e possíveis falhas, resultando em uma fabricação mais precisa e eficiente de seus equipamentos industriais. A transformação digital não apenas aprimorou o controle dos processos, mas também impulsionou a eficiência geral da produção de equipamentos da Cofama.
Integração completa: desafios e soluções
Assim como muitas indústrias hoje em dia, um dos principais desafios da Cofama, atualmente, é a escassez de mão de obra qualificada. "Está difícil até mesmo encontrar pessoas que queiram ser treinadas", lamentou Cristian Tomazoni, Analista de Desenvolvimento de Sistemas - Master da Cofama Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos. Diante desse cenário desafiador, a fabricante de máquinas optou por adotar as tecnologias da Metal Work, especializada em automação pneumática, como parte estratégica do seu processo de digitalização.
| Continua depois da publicidade | |
Segundo Tomazoni, as tecnologias da Metal Work possibilitam "fazer mais com menos mão de obra", contribuindo para manter a eficiência da produção mesmo com a dificuldade em encontrar profissionais especializados.
Nesse projeto específico, a Cofama utilizou as soluções da ilha de válvulas da Metal Work EB80 com rede de comunicação em ethernet IP. Como as EB80 já incorporam os princípios da Indústria 4.0, a rede IP permite a extração de informações e dados de forma mais eficiente, facilitando significativamente o trabalho. Além disso, a máquina também conta com outros equipamentos operando em ethernet IP. Tomazoni conta que a empresa decidiu substituir toda a rede de comunicação do equipamento, adotando exclusivamente a ethernet IP, tanto para as EB80 quanto para as células indicadoras de pesagem alfa e os inversores de frequência.
Segundo Cristian, a integração dos sistemas da Metal Work foi relativamente fácil para a equipe da Cofama, já que a empresa já vinha discutindo a necessidade de evoluir os equipamentos e digitalizar suas máquinas com dispositivos inteligentes. Ele explicou que tanto a diretoria quanto a equipe da Cofama encontraram pouca dificuldade na implementação técnica da EB80. O manual do equipamento foi claro, facilitando o processo nas partes mais básicas, ele comentou.
Naturalmente, alguns pequenos ajustes foram necessários para integrar os sensores à EB80, como o monitoramento do tempo de acionamento e ciclos. “Mas com os engenheiros da Metal Work que estiveram na Cofama, duas horas de trabalho e conversa foram suficientes para tirar todas as nossas dúvidas”, contou.
Ganho de produtividade com as ilhas de válvulas
A integração do sistema da Metal Work na Cofama trouxe avanços significativos para o controle de seus processos produtivos. A adoção das ilhas de válvulas permitiu monitorar com precisão o desempenho dos equipamentos, como os cilindros ,valvulas ,responsáveis pela prensagem da espuma, garantindo uma leitura eficiente dos tempos de operação e de comutação. Esse sistema também oferece indicadores de eficiência e permite prever falhas antes que elas ocorram, otimizando a manutenção e reduzindo paradas inesperadas, contou Rogério Almeida, engenheiro Metal Work. A implementação da tecnologia alinhou-se ao objetivo da empresa de aumentar a produtividade com maior controle e automação.
“A utilização das ilhas de válvulas da Metal Work não só melhora a produtividade, mas também reduz paradas não programadas e otimiza o consumo de energia, trazendo uma economia significativa para a Cofama", destacou Almeida. "Antes da adoção das ilhas de válvulas, a Cofama gastava de 3 a 4 dias apenas na ligação do painel. Com a nova tecnologia, esse tempo foi reduzido para menos de um dia, simplificando enormemente o processo de instalação".
Segundo Tomazoni, a escolha da ilha de válvulas EB80 da Metal Work trouxe benefícios substanciais para o projeto da empresa. Ele destacou que a solução de automação proporcionou uma redução significativa no espaço físico e na quantidade de equipamentos necessários no painel elétrico. Além disso, permitiu uma redução média de 50% no tempo de fabricação e montagem do CF-17000, um batedor industrial para espuma utilizado pela empresa. Ao substituir centenas de fios por apenas algumas mangueiras e cabos de rede, a Cofama conseguiu não só economizar tempo de montagem e startup, mas também diminuir o custo de mão de obra, permitindo que a equipe produzisse o dobro com o mesmo número de pessoas, segundo o analista de sistemas.
Além disso, em termos de disponibilidade da máquina, a Cofama espera ganhar tempo significativo com as práticas de manutenção preventiva e preditiva. Com os dados de ciclo de atuação dos pistões e atuadores sendo inseridos em uma base de dados e coletados diariamente, a empresa poderá estimar com precisão o desgaste prematuro de peças. Isso permitirá que a equipe de manutenção se planeje adequadamente para realizar trocas e manutenções sem comprometer a disponibilidade do equipamento, garantindo assim a continuidade da produção e a qualidade do produto final.
Parceria consolidada
Tomazoni ressaltou que a relação entre as empresas vai além de uma simples relação fornecedor-cliente, caracterizando-se como uma parceria de longo prazo com um excelente nível de comunicação e receptividade. A Cofama tem se beneficiado significativamente das tecnologias oferecidas pela Metal Work, como a EB80, e planeja expandir ainda mais o uso dessas inovações para agregar valor aos seus produtos. Além disso, a integração dos equipamentos da Metal Work com os da Schneider, outra parceira da Cofama, tem proporcionado uma maior tranquilidade e confiabilidade na adoção de novas tecnologias, destacou Tomazoni.
“Em relação aos impactos de custo, equipamento por equipamento, ele se manteve, foi equivalente. Porém, o meu custo de mão de obra de fabricação vai cair pela metade. Então, a minha equipe vai poder produzir o dobro com a mesma equipe”, ressaltou.
A partir do próximo ano, a Cofama lançará um novo serviço de alta tecnologia, conectando todas as suas máquinas a um servidor próprio via comunicação MQTT. Isso permitirá à Cofama coletar informações em tempo real de todas as máquinas fabricadas, oferecendo aos clientes dados precisos para melhorias contínuas e suporte proativo. Além disso, a Cofama está explorando a implementação de realidade aumentada e aplicativos para facilitar o atendimento ao cliente, permitindo que a empresa identifique problemas e entre em contato com os clientes antes mesmo de serem notificados.
Tomazoni destaca ainda que, ao utilizar a pneumática da Metal Work com conexões de vazamento zero, a Cofama também está em processo de obter o selo verde, refletindo seu compromisso com a eficiência energética e sustentabilidade, possibilitando, inclusive, acesso a linhas de crédito especiais para tecnologias ambientais.
*Imagem de capa: Depositphotos.com