☰
Canal Indústria 4.0

Vazamento do TicketMaster e você, tudo a ver!

A Ticketmaster confirmou recentemente um vazamento de dados que pode ter afetado 560 milhões de clientes. Aqui estão os detalhes:

Por: Claudio Goldbach     

A Live Nation Entertainment, controladora da Ticketmaster, confirmou que o banco de dados da plataforma de emissão de ingressos foi invadido por terceiros.

O grupo de hackers conhecido como ShinyHunters reivindicou a autoria do roubo de informações. As informações roubadas incluem nomes, endereços, contatos telefônicos e parte de números de cartões de crédito dos clientes da Ticketmaster.

Os dados estão sendo vendidos por US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões).

O Procon de São Paulo notificou a empresa para entender se consumidores brasileiros foram afetados e solicitou informações sobre cadastros de consumidores e como os dados são captados e armazenados nos servidores.

E o que tem a ver contigo?

Se você é cliente da Ticketmaster, as consequências do vazamento são irreversíveis e suas informações pessoais podem ser utilizadas por terceiros tais como obtenção de financiamentos, empréstimos, abertura de contas sem consentimento, golpes em familiares e amigos, falsificação de documentos, e outros.

Aqui estão algumas ações que você deveria considerar:

  • Mude sua senha: Se você ainda não o fez, altere sua senha imediatamente. Certifique-se de escolher uma senha forte e única.
  • Aproveite para adicionar Múltiplo Fator de Autenticação.
  • Fique mais atento a e-mails e mensagens falsas. 

Agora, qual a consequência prática caso sua SENHA tenha sido vazada?

Se a sua senha era exclusiva para o Ticketmaster (o que é fortemente recomendado, ou seja, uma senha por aplicação), nada a fazer além do já recomendado. 

Se a sua senha não era única (o que normalmente é o caso e os criminosos sabem disso), os atacantes já estão usando suas credenciais para tentar ter acesso a outros aplicativos que você usa tais como Instagram, Facebook, Whatsapp, Google, Microsoft, Tiktok, Tinder, bancos, fintechs, Gov.br, etc. Você pode imaginar os prejuízos envolvidos na perda da posse destes ativos digitais. Por isso: 


Altere imediatamente TODAS as senhas que utilizavam a mesma senha do TICKETMASTER, criando senhas únicas e com múltiplo fator de autenticação.  

Em suma, as recomendações acima são CORRETIVAS já que o vazamento já aconteceu. Sugiro fortemente que tome a ação PREVENTIVA de criar senhas únicas e adicionar múltiplo fator de autenticação em todos os seus ativos digitais. Para te ajudar nessa tarefa, sugiro usar aplicativos de cofres de senha e autenticação, tais como: Microsoft Authenticator, Google Authenticator, LastPass, OnePassword. 

Lembre-se que a segurança de ativos digitais é algo muito recente e não nos foi ensinado na escola. Depois que você cuidar de si mesmo, passe essa mensagem para aqueles que você se importa! 

 

*Imagem de capa: Depositphotos.com

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Claudio Goldbach

Claudio Goldbach

Inovação e Indústria 4.0

O Engenheiro Químico Claudio Goldbach é conselheiro e investidor no ambiente global da inovação, atuando prioritariamente em conselhos de empresas de base tecnológica. Com mais de 25 anos de experiência no fornecimento de produtos e serviços para a indústria no Brasil e no exterior, sua vivência como nômade digital e sua pós-graduação em Gerenciamento Ambiental na Indústria lhe conferem a habilidade estratégica de conexão entre os mercados do Brasil, Europa e EUA.

Em 2022, criou a Bcome.global com base no sucesso de iniciativas de internacionalização de empresas de base tecnológica como BiG, Btec e BitS. No mesmo período, também idealizou o Boteco 4.0, o podcast que explora os bastidores da inovação industrial, trazendo histórias, conhecimento e trocas de experiências, com um toque leve e divertido. Também mantém um forte vínculo com o desenvolvimento de tecnologia catarinense, atuando como Embaixador ACATE para a Alemanha.

Acompanhe a coluna de Claudio Henrique Goldbach e confira outros artigos sobre Manufatura Aditiva e Indústria 4.0.

Ver todos os artigos do colunista