Diretor-executivo do Martin Trust Center dá dicas de como transformar startups em negócios de sucesso

Com vasta experiência em liderança, Paul Cheek lança livro para ajudar empreendedores com 15 táticas funcionais

Por: Assessoria de Imprensa      09/05/2024 

Com o intuito de ajudar empreendedores a construírem negócios de sucesso, o renomado diretor-executivo do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, Paul Cheek, lançou recentemente o livro "Empreendedorismo Disciplinado: Táticas de Startup", que pode ser uma bússola para quem deseja transformar ideias em negócios prósperos.

Paul Cheek lançou livro a partir de sua experiência liderando startups (Imagem: Bentley University/Divulgação)

Em entrevista concedida ao MIT News, o profissional, que tem vasta experiência em liderança de startups e na orientação de de empreendedores do MIT ao longo dos últimos seis anos, contou que apresenta em seu livro uma abordagem prática e orientada à ação para transformar conceitos em empreendimentos lucrativos, compartilhando sua visão sobre o propósito do livro. "Quero ajudar empreendedores a colocar suas ideias no mundo para ter impacto", afirma Cheek.

Ele ressalta a importância de não apenas conceber ideias, mas também de executá-las de forma eficaz, destacando três áreas críticas frequentemente enfrentadas por empreendedores: construção de produtos, formação de equipes e captação de recursos.

Segundo o autor, a essência do livro reside em sua abordagem prática, baseada em 15 táticas funcionais. Desde o estabelecimento de metas sólidas até os testes de mercado, passando pelo desenvolvimento de produtos e pela aquisição de recursos, Cheek oferece uma estrutura completa para impulsionar os empreendimentos desde a concepção até o sucesso.

Proposta de valor 

Ao explicar a estrutura do livro, Cheek faz uma analogia com a matemática empreendedora, comparando-a à ordem de operações Pemdas -parênteses, expoentes, multiplicação e divisão, e adição e subtração. Da mesma forma, "Empreendedorismo Disciplinado: Táticas de Startup" segue uma ordem de atuação, começando com a definição de metas claras e avançando gradualmente para testes de mercado, desenvolvimento de produtos e captação de recursos.


Continua depois da publicidade


Destinado a empreendedores determinados a fazer um impacto significativo no mundo dos negócios, o livro oferece uma abordagem de engenharia para o processo empreendedor. Ao combinar estratégia, estrutura e ações concretas, a obra promete equipar os leitores com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo empreendedor com confiança e eficácia.

Além disso, Cheek destaca a importância de uma abordagem integrada para a educação empreendedora. Para ele, o exemplar não é apenas um livro, é o resultado de anos de experiência prática e ensino no renomado ecossistema de inovação do MIT.

Gostou? Então compartilhe: