Logomarca Indústria 4.0

Empresas unem forças para inovar com chamadas de avatar animado em AR 5G

Parceria estratégica impulsiona o desenvolvimento de tecnologia 5G para experiências XR mais imersivas e interativas.

Por: Redação CIMM      18/03/2024 

As empresas Rohde & Schwarz e Slalom uniram forças para avançar significativamente no desenvolvimento tecnológico, apresentando chamadas de avatar animado em realidade aumentada (AR) habilitadas para 5G, de acordo com comunicado à imprensa. A colaboração estratégica destaca a importância da integração de soluções de teste e medição com serviços profissionais, impulsionando a inovação no setor de comunicações.

O foco está nas aplicações de metaverso e realidade estendida (XR), consideradas cruciais para desbloquear o potencial máximo de consumo da tecnologia 5G. A Rohde & Schwarz, referência em soluções de teste e medição, aliou-se à Slalom, especializada na intersecção entre negócios, tecnologia e humanidade, para desenvolver uma plataforma de teste de última geração. A colaboração resultou em uma configuração inovadora, permitindo operadoras de rede avaliar minuciosamente aplicações e serviços baseados em XR em um ambiente controlado.

O teste de chamadas de avatar animado em AR é destacado como um trampolim para uma integração mais ampla do metaverso, refletindo os avanços no 5G-Advanced. A plataforma utiliza o testador de sinalização de caixa única R&S CMX500 5G da Rohde & Schwarz, integrado a um avatar animado desenvolvido pela Slalom e renderizado em uma arquitetura de computação em nuvem.

A experiência do usuário final é potencializada por dispositivos como o smartphone Motorola Edge 40 Pro 5G e os óculos inteligentes Lenovo ThinkReality A3.

O teste abrange aspectos cruciais, como a emulação de movimento da cabeça do avatar, visando garantir desempenho ideal e qualidade de experiência (QoE) para os usuários. Ambas as empresas demonstrarão a plataforma no Mobile World Congress 2024, destacando avanços significativos em interações virtuais mais imersivas e pessoais. A colaboração representa um marco no caminho para impulsionar o mercado de aplicativos e serviços baseados em XR, preparando o terreno para a era do metaverso.

Gostou? Então compartilhe: