Logomarca Indústria 4.0

Impressionante: Vídeo mostra robô da Atlas em linha de produção de carros

Vídeo da Boston Dynamics mostra o humanoide selecionando peças e encaixando-as no lugar adequado

Por: Redação CIMM      14/02/2024 

Vídeo compartilhado recentemente pela empresa de engenharia robótica Boston Dynamics mostra uma situação bastante impressionante: o robô Atlas, modelo da companhia, à frente de funções em uma linha de produção de carros. O vídeo mostra o humanoide identificando e selecionando peças de um caixote. Ele é capaz de pegar os objetos com suas garras e se deslocar até encaixá-los horizontalmente no espaço adequado. 

Apesar de dúvidas sobre o futuro do Atlas, a fabricante estadunidense mostrou que o modelo tem potencial para a indústria. De acordo com material do The Robot Report, a demonstração significa que o robô Atlas pode realizar todo tipo de reconhecimento de objetos usando sensores integrados - ou seja, ser empregado em atividades do "mundo real", objetivo que tem impulsionado o desenvolvimento de outros humanoides rivais. Isso signifcaria um bom futuro do modelo na indústria. 

Conteúdo do portal Olhar Digital lembra que robôs humanoides como o Atlas, até então, eram mais promissores para tarefas mais complexas, ao contrário de robôs especializados, mais aproveitáveis nas linhas de montagem. O vídeo da Boston Dynamics, portanto, mostraria uma quebra nesse paradigma. 

Gostou? Então compartilhe: