Nova versão do TIA Portal da Siemens promete processos ainda mais eficientes

Plataforma aberta TIA Portal é apresentada como resposta para eficiência na automação

Em nova versão, o TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal) da Siemens, possibilita acesso completo aos serviços de digitalização da companhia. Na plataforma amplamente utilizada na manufatura de setores como automotivo, alimentos e bebidas, elétrico, têxtil, baterias, entre outros, o controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado, desde a engenharia até os acionamentos de máquinas e instalações.

Se o usuário do TIA Portal precisa controlar um único eixo ou uma cinemática complexa, o TIA Portal oferece suporte com interfaces gráficas, objetos tecnológicos intuitivos e extensas opções de diagnóstico, como rastreamento. A versão 19 traz ainda mais aprimoramentos: funções estendidas para uma engenharia sofisticada, incluindo unidades de software que auxiliam na modularização.

Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e desenvolvam aplicações de movimento complexas. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicações, são descomplicadas para implantar, rastrear e criar versões. A introdução do novo recurso "Named Values" permite a criação de código legível, proporcionando maior comodidade de programação.

Os aprimoramentos no TIA Portal V19 também suportam o uso de CPUs SIMATIC para aplicações de ponta em segmentos importantes de engenharia mecânica e simulação de todos os tipos de controladores de hardware e software.

“Focado em modularização, engenharia automatizada, qualidade de software e colaboração interdisciplinar, o TIA Portal, uma plataforma aberta, é a resposta para eficiência na automação que oferece muitas possibilidades” diz Tamires Almeida, Gerente de Produto da Siemens.

Confira os principais destaques da nova versão

Engenharia eficiente com esforços reduzidos

A versão 19 oferece funções estendidas, incluindo unidades de software que ajudam na modularização do programa. Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e escrevam, por exemplo, aplicações complexas de movimento. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicativos, são descomplicadas para implantar, rastrear e o versionamento também é mais simples.

Motion Control fácil, flexível e aberto

O controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado. O SIMATIC Motion Interpreter é uma ferramenta que permite programar aplicações de movimentação com facilidade com um único eixo ou com seis (Kinematics). Com o Motion Interpreter, é possível separar o programa de automação no CLP das tarefas de Motion, uma vantagem que permite desenvolvimento em paralelo de engenharia e encurta o tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto ou máquina (time-to-market).


Continua depois da publicidade


Há novos recursos da função Shared Device, agora integrada ao projeto e estendida para tarefas de Safety e Motion, garantindo menor esforço de configuração de máquinas e linhas modulares.

Qualidade de software aprimorada

Para simular, testar e validar a aplicação em um ambiente virtual, o SIMATIC S7-PLCSIM Advanced é o gêmeo digital do seu controlador. Com novo design, agora os usuários podem contar com o suporte de todos os controladores avançados SIMATIC S7-1500, incluindo modelos para requisitos específicos, como SIPLUS, SIPLUS RAIL e controlador baseado em PC Software Controller.

Alta disponibilidade em toda a cadeia da automação

Para garantir máxima transparência e confiabilidade do sistema, as CPUs 1500R/H suportam o protocolo OPC UA, padrão aberto de comunicação de dados industriais, seja em arquiteturas com servidor simples ou redundante. 

Outra novidade também voltada para a integração vertical é o suporte aos módulos de comunicação CP, aumentando o número de interfaces Ethernet. 

As CPUs 1500R/H agora contam com suporte ao gateway IE/PB LINK HA, que permite integração otimizada com redes Profibus existentes sem necessidade de CPUs intermediárias.

Controladores mais poderosos preparados para Integração IT/OT

A inovação de hardware da família dos controladores avançados SIMATIC S7-1500 lançada na versão anterior chega agora nos modelos Compactos e CPUs ET200pro: mais memória, mais performance, maior desempenho de comunicação (graças ao processador com 2º núcleo dedicado). O aumento da memória tanto de dados quanto de programa entrega mais recursos para futuras extensões de aplicações existentes. Com crescimento de até 140% de performance, as CPUs Compactas ficaram com a mesma performance das CPUs Standard, facilitando a seleção do controlador. 

Cibersegurança: mecanismos de segurança abrangentes e de última geração

A V19 tem mais recursos que asseguram não só a integridade do sistema, mas também a segurança da rede e da planta. Controle de acesso flexível para vários usuários, baseado em direitos individuais com gerenciamento unificado para CLPs S7-1200/1500 para proteção consistente, além de rastreabilidade de acessos e modificações para eventos relacionados à segurança, são algumas das novidades.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM