Logomarca Indústria 4.0

Organizações da cadeia de suprimentos aceleram implementação de IA generativa, segundo Gartner

Pesquisa do Gartner mostra que a adoção de GenAI na cadeia de suprimentos está em ascensão, com líderes comprometidos em impulsionar a eficiência e a competitividade.

Por: Redação CIMM      30/01/2024 

Em um cenário cada vez mais digitalizado, as organizações de cadeia de suprimentos estão acelerando sua adoção de tecnologias avançadas para impulsionar sua eficiência e competitividade. Segundo uma pesquisa recente do Gartner, metade dos líderes de cadeia de suprimentos planeja implementar inteligência artificial generativa (GenAI) nos próximos 12 meses, com mais 14% já na fase de implementação, evidenciando uma tendência significativa de transformação digital no setor.

"Os CSCOs veem o GenAI como suporte para seus objetivos mais amplos de transformação digital", destaca Noha Tohamy, vice-presidente analista distinto na Prática de Cadeia de Suprimentos do Gartner. "Muitos líderes de cadeia de suprimentos já estavam aproveitando as tecnologias de cadeia de suprimentos e análises avançadas, e está claro a partir desses dados que a maioria também vê o valor do GenAI para melhorar a produtividade, aumentar a agilidade nos negócios e reduzir custos. O desafio para muitas dessas organizações nos próximos 12 meses será escalar seus projetos piloto para uma adoção mais ampla", comenta.

Planos para GenAI

O Gartner entrevistou 127 líderes de cadeia de suprimentos em novembro de 2023 sobre seus planos de utilizar o GenAI dentro de sua função para 2024. Quase dois terços dos entrevistados planejam, ou já estão no processo de implementar a tecnologia, com apenas 2% dos entrevistados não tendo planos de fazê-lo ao longo do próximo ano.

Os resultados da pesquisa revelaram que a GenAI está tendo um impacto significativo em diversas áreas-chave da cadeia de suprimentos. Esses incluem aprimoramento de código, que possibilita melhorias operacionais e otimização de processos, fornecimento de insights mais profundos sobre os indicadores-chave de desempenho da cadeia de suprimentos, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica, e a implementação de chatbots para auxiliar os funcionários, agilizando tarefas e aumentando a eficiência operacional. Esses casos de uso destacam o potencial transformador da GenAI na modernização e aprimoramento das operações da cadeia de suprimentos.


Continua depois da publicidade


No entanto, apesar do impulso para a adoção de GenAI, a pesquisa também revela que a cadeia de suprimentos ainda está atrás de outras áreas funcionais, como marketing e vendas, em termos de adoção de tecnologia. No entanto, essa lacuna representa uma oportunidade para as organizações de cadeia de suprimentos aprenderem com os primeiros adotantes em outras áreas e capitalizarem seus investimentos tecnológicos.

De acordo com os dados da pesquisa, os líderes de cadeia de suprimentos estão respaldando seus planos de implementação com alocações orçamentárias significativas. Em média, eles estão dedicando 5,8% de seus orçamentos à tecnologia GenAI, além de investir em gastos adicionais com funcionários para implantar a tecnologia. "Os CSCOs estão comprometidos em progredir nas soluções GenAI este ano e reconhecem a necessidade de recursos adicionais para mover com sucesso além de pilotos em pequena escala", afirma Tohamy.

Leia também: Quase 40% do emprego em todo o mundo está exposto à IA

Para garantir uma implementação bem-sucedida, os líderes de cadeia de suprimentos planejam contratar funcionários e especialistas dedicados para ajudar na implantação da tecnologia em 2024. Isso indica uma preparação estratégica para o crescimento e a escalabilidade das soluções GenAI dentro das operações de cadeia de suprimentos.

"Os CSCOs também podem estar considerando os impactos nos papéis dos funcionários exigidos de sua equipe à medida que migram para atividades de maior valor agregado, enquanto tarefas de nível inferior são cada vez mais automatizadas", disse Tohamy.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: