Logomarca Indústria 4.0

Visão computacional é essencial para o setor de logística, diz relatório

Tecnologia baseada em inteligência artificial é tida como promissora ao longo de toda a supply chain

Por: Imprensa DHL      29/11/2023 

O mercado de visão computacional está se expandindo, de modo que especialistas já projetam um aumento das vendas na ordem de quatro vezes em 10 anos, passando de US$ 9,4 bilhões em 2020 para até US$ 41,11 bilhões em 2030. A visão computacional pode melhorar a eficiência, poupar tempo, aumentar a sustentabilidade e reduzir custos, e as tendências do recurso foram reportadas em relatório recém-lançado pela DHL, marca referência global no setor de logística, intitulado de “Visão Computacional Baseada na IA”.

O levantamento identifica a visão computacional como uma tendência que se tornará parte integrante das operações padrão no setor de logística nos próximos cinco anos. Este relatório ilustra como a visão computacional é aplicada em diversos setores, como varejo, saúde, manufatura e resposta e recuperação de desastres, e destaca sua versatilidade no setor de logística. Essa tecnologia impacta áreas que vão desde saúde e segurança até operações, abrangendo desde ativos até remessas.

A visão computacional tem visto desenvolvimentos rápidos e todas as indicações mostram que ela está se tornando uma tecnologia que molda a indústria e é promissora ao longo de toda a supply chain - seja para nossos clientes, funcionários, parceiros, como também para o meio ambiente”, afirma Katja Busch, Diretora Comercial e Chefe de Soluções e Inovação para Clientes (CSI) da DHL.

O que é visão computacional?

A visão computacional é um campo da inteligência artificial (IA) que permite que computadores e sistemas extraiam informações significativas de imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais. Esses sistemas podem agir em conformidade com um conjunto de regras predefinido ou fazer recomendações proativas, coletando e reunindo dados visuais por meio de algoritmos.


Continua depois da publicidade


Klaus Dohrmann, vice-presidente e chefe de inovação e pesquisa de tendências da DHL CSI, acrescenta: “No setor de logística, estamos vendo os primeiros casos de uso que demonstram o valor da computação, incluindo diversas aplicações de saúde e segurança, bem como dimensionamento de remessas. À medida que a visão computacional evolui graças aos avanços tecnológicos na percepção de profundidade, reconstrução 3D e interpretação de imagens escuras e desfocadas, em breve irá desbloquear muito mais oportunidades e trazer benefícios adicionais para as empresas de logística".

Aplicações no setor de logística

Neste mercado, a visão computacional traz diversas aplicações em quatro áreas principais:

  • Saúde e segurança: Entre outros, a visão computacional pode melhorar a segurança no local de trabalho, identificando perigos potenciais em armazéns, depósitos e outras instalações logísticas, minimizando assim os riscos e prevenindo acidentes. A visão computacional também pode melhorar a saúde dos funcionários, reconhecendo más posturas e movimentos, detectando sinais precoces de fadiga e monitorando se os trabalhadores estão usando os equipamentos de proteção corretos para garantir a conformidade;
  • Operações: Para detectar gargalos e outras ineficiências, a visão computacional pode criar mapas de calor a fim de analisar padrões de fluxo de trabalho dentro de uma instalação ou fora do pátio, e até mesmo funcionar como uma proteção de segurança adicional, identificando imediatamente invasões ou entradas não autorizadas;
  • Gestão de ativos: A tecnologia de visão computacional pode ajudar a monitorar os ativos logísticos de forma consistente e alertar as equipes de manutenção antes que surjam problemas. Mesmo que antes que ocorram as falhas, a visão computacional pode ajudar a identificar automaticamente prováveis erros ou anomalias nos ativos e simplificar a detecção de defeitos;
  • Processamento de remessa: A visão computacional oferece a vantagem de automatizar e simplificar o processo de dimensionamento no transporte marítimo, onde medições precisas de áreas ou volumes de objetos são essenciais para calcular capacidades de armazenamento, planejamento de carga, logística de transporte e faturamento de remessas. Ela também pode verificar se as remessas estão em conformidade e classificadas adequadamente para ordenação, bem como automatizar os ciclos de contagem de estoque.

Desafios e preocupações para o futuro

Embora a visão computacional seja uma tecnologia promissora, ela apresenta vários desafios e preocupações. Entre eles, por exemplo, a obtenção da aceitação pública, especialmente entre aqueles que temem o monitoramento constante. A segurança cibernética também é crucial neste contexto, abordando o tratamento de dados e a conformidade com o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e outras leis de privacidade e proteção de dados. Enfrentar esses desafios requer orquestração e colaboração cuidadosas de todas as partes envolvidas.
 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

Gostou? Então compartilhe: