Logomarca Indústria 4.0

Supercomputador entre os mais rápidos do mundo irá expandir descobertas de IA no Reino Unido

Novo cluster de IA, que custou cerca de R$ 1,4 bilhão ao Reino Unido, impulsionará treinamento de modelos de linguagem, big data e robótica para operações avançadas.

Por: Redação CIMM      22/11/2023 

O potencial da Inteligência Artificial (IA) irá avançar significativamente a partir do Reino Unido com o supercomputador Isambard-AI. O Centro Nacional de Compostos (NCC) abrigará o cluster Isambard-AI que estará conectado com o sistema chamado Dawn, desenvolvido pela Universidade de Cambridge, de acordo com a publicação da Universidade de Bristol.

“Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos como local para hospedar o primeiro recurso de pesquisa de inteligência artificial do Reino Unido”, disse Simon McIntosh-Smith, professor de computação de alto desempenho na Universidade de Bristol e líder do projeto.

O novo cluster será utilizado para cargas de trabalho baseadas em IA, como o treinamento de modelos de linguagens grandes (LLM), big data e robótica. A nova instalação de supercomputação também desempenhará um papel vital em áreas importantes, como a aceleração da descoberta automatizada de medicamentos e a investigação climática.

A HPE entregará o sistema baseado em Cray EX, que contará com 5.448 superchips Nvidia GH200 e oferecerá 200 petaflops Linpack e 21 exaflops de computação de IA. O sistema também incorporará a interconexão HPE Slingshot 11 e quase 25 petabytes de armazenamento utilizando o Cray Clusterstor E1000.

Com investimento de 225 milhões de libras (cerca de R$ 1,4 bilhão) e lançamento previsto para 2024, o supercomputador ficará em um data center autônomo e refrigerado automaticamente, utilizando o Data Center otimizado de rendimento (POD) da HPE no NCC em Bristol e Bath Science Park. Um sistema de reutilização do calor dirigirá os resíduos aos edifícios próximos.

“O Isambard-AI representa um grande avanço à potência computacional da IA no Reino Unido. O Isambard-AI estará entre os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo e, quando entrar em funcionamento no final de 2024, será um dos sistemas de inteligência artificial para ciência aberta mais poderosos do mundo”, disse o Professor Simon McIntosh-Smith, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Isambard da Universidade de Bristol.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: