Logomarca Indústria 4.0

Ares Aeroespacial melhora tempo de produção com solução MES da SKA

Uso do sistema MES SYNECO da SKA gerou um ganho de 17% no tempo de fabricação dos produtos da Ares

Por: Imprensa SKA      09/11/2023 

Com mais de cinco décadas de experiência no mercado industrial, a Ares Aeroespacial é uma empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de armas, torres, estações e outros equipamentos e sistemas tecnológicos voltados à defesa e segurança do país, atendendo demandas do Ministério da Defesa e das Forças Armadas do Brasil. Pertencente ao Grupo Elbit Systems desde 2011, ela visa inovação e excelência em seus processos e investe, atualmente, 7% da sua receita em pesquisa e desenvolvimento de novos processos, produtos e tecnologias

Instalada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a empresa possui a cultura de promover qualificações e capacitações aos seus colaboradores, com o objetivo de aumentar a sua produtividade industrial e agregar ainda mais valor à sua força de trabalho. Assim, considerando esse desejo por elevar os processos da empresa ao patamar de indústria 4.0, a Ares escolheu a SKA como parceira nacional para implantar o sistema MES SYNECO em seu chão de fábrica e otimizar o controle e a coleta dos dados da sua produção em lotes. 

Segundo o diretor de produção da Ares, Frederico Fróes, as soluções de tecnologia da SKA estão possibilitando que a empresa aperfeiçoe os seus processos de produção de equipamentos e sistemas para a defesa aerospacial brasileira. 

Ele explica que a solução MES SYNECO está entregando informações confiáveis e valiosas sobre o desempenho produtivo da empresa, garantindo que a diretoria tome decisões mais assertivas ao negócio como um todo. Tudo isso, de forma automatizada e em tempo real. 

Gestão da produção em lotes customizada e integrada  

Frederico assegura que o grande diferencial do sistema MES SYNECO da SKA é que ele pode ser customizado e integrado aos demais sistemas já existentes dentro das empresas. 


Continua depois da publicidade


“Hoje, o sistema SYNECO participa de toda a cadeia produtiva da Ares. Por exemplo, nós usamos o SYNECO Planning na área de PCP (Planejamento e Controle de Produção), e também utilizamos ele integrado ao sistema Preseter, em nosso setor de almoxarifado. Isso garante o cruzamento de dados e a obtenção de informações precisas que facilitam o dia a dia dos nossos colaboradores”, destaca. 

O diretor de produção da Ares complementa que “o retorno rápido das informações entregues pelo SYNECO permite que a gerência saiba que uma máquina parou em apenas dois minutos, e que, passado esse tempo, o operador já precisa justificar a parada no sistema”, o que facilita para a equipe na hora de agilizar o problema de parada da máquina.

Fróes comemora que, “por conta do uso do sistema MES SYNECO da SKA, “as iniciativas de controle de informação e melhoria de fabricação dos equipamentos e sistemas de armas e torres para defesa aeroespacial geraram um ganho de 17% no tempo de fabricação dos produtos da Ares, no ano de 2021”. 

Além disso, o profissional ressalta também que, para pequenas e médias empresas, a flexibilidade, o custo-benefício e a simplicidade da interface do SYNECO são indispensáveis para o sucesso de uma gestão de produção em lotes.  

Confira mais detalhes no vídeo case gravado pela SKA na sede da Ares Aeroespacial: 

Detalhes e informações que fazem a diferença na rotina industrial

O diretor de produção da Ares, Frederico Fróes, conta que antes da empresa implantar o sistema SYNECO da SKA, ela contava com um sistema ERP que coletava a quantidade de peças produzidas, a ocorrência de perdas de itens durante o processo de produção e a etapa fabril na qual o item se encontrava.  

Sobre a coleta de informações sobre as horas e interrupções referentes às máquinas e equipe de operadores, Frederico explica que a Ares utilizava outro software que não informava em tempo real o que estava acontecendo nas fábricas de usinagem e de montagem, e que isso demandava a criação de muitos controles manuais paralelos, inclusive de cronometria.  

“Com a implementação do SYNECO, todos os controles de tempo e processos relativos às ordens de produção passaram a ficar concentrados em um único lugar”, comemora. 

Menos paradas de máquina não-programadas e mais produtividade 

Siqueira também ressalta outros ganhos que a Ares obteve com a implantação do sistema MES SYNECO para realização da gestão da produção em lotes dos seus equipamentos e sistemas de armamento. 

“Com o software MES SYNECO foi possível analisar as principais paradas de máquina/operador e identificar a recorrência de cada uma delas. Um ponto importante que passava despercebido pela empresa, eram as paradas automáticas, que no início eram representativas e foram estratificadas e tratadas à medida que o SYNECO foi sendo implementado e os funcionários foram sendo treinados ao processo de transformação digital liderado pela SKA”, explica. 

Uma das principais vantagens oferecidas pelo sistema MES SYNECO da SKA é o fato de que, a partir de indicadores em tempo real, é possível identificar com mais rapidez os gargalos de uma indústria e melhorar o OEE (sigla de “Overall Equipment Effectiveness”, que traduzida para o português significa “eficiência geral do equipamento”).   

Nesse contexto, Siqueira salienta que, dentre os principais ganhos que a Ares obteve a partir da implantação do SYNECO, estão o aumento do engajamento das equipes de produção, a facilidade de gerenciamento dos processos e pessoas, e a  execução em tempo hábil dos pedidos. 

“O monitoramento em tempo real permitiu que a engenharia de processos pudesse interferir rapidamente nos problemas da fábrica, reduzindo o tempo ocioso das máquinas e operadores, facilitando o registro das operações dos turnos e diminuindo a necessidade de mão de obra indireta para controle”, pontua o gerente de marketing. 

Além disso, ele acentua que “essa nova forma de gerenciamento visual da produção da fábrica – dados exibidos em televisores – facilita o entendimento e auxilia os funcionários a entenderem suas performances nos processos que estão inseridos. Inclusive, Rafael enfatiza que a possibilidade de automedição aumentou o engajamento dos colaborares e conta que, junto de outros programas da Ares, isso também incentivou a sugestão de melhorias e o aumento da flexibilidade da produção da empresa. 

Problemas versus solução  

Segundo a representante comercial da SKA, Amanda Araújo, a SKA se tornou uma grande parceira da Ares Aeroespacial neste desafio de conectar tecnologia, pessoas e processos em tempo real.  Ela relembra que a integração com o sistema ERP da empresa era uma ação fundamental para que os processos da Ares se tornassem mais eficientes e assertivos.  

A profissional destaca que, após a implantação do SYNECO, todas as etapas de produção da empresa passaram a ser analisadas e conectadas aos outros departamentos, garantindo que as entregas da companhia passassem a ser cumpridas dentro do prazo estipulado pelos seus clientes, sem perder a qualidade. 

O diretor de produção da Ares, Frederico Fróes, reforça que a empresa sempre trabalhou conforme a metodologia Lean Six Sigma, considerando a participação do funcionário na cadeia produtiva. “Nós conseguimos reduzir junto com os especialistas da SKA a resistência dos colaboradores em relação à instalação do sistema MES SYNECO e antecipar os ganhos para a nossa empresa”, finaliza. 

Grupo SKA é referência em sistema MES para controle de produção em lotes 

Já imaginou ter acesso a todos os dados do seu chão de fábrica em tempo real e obter muito mais segurança na tomada de decisões do seu negócio? Faça como a Ares Aeroespacial e tenha um parceiro de confiança para ajudá-lo nesse processo de transformação digital. A SKA desenvolve e distribui para todo o Brasil soluções MES de ponta para gestão e controle de diferentes tipos de produção industrial. Enquanto o sistema MES SYNECO da SKA é recomendado para linhas de produção em lotes, o sistema MES Prodwin da SKA é indicado para linhas seriadas. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: