Logomarca Indústria 4.0

Polyex inova seus apontamentos de produção com sistema MES SYNECO da SKA

Por: SKA      06/11/2023 

Situada em Joinville (SC), a Polyex é uma indústria de extrusão de perfis termoplásticos que atua há 12 anos no mercado, entregando perfis técnicos para diferentes aplicações, como linhas de montagens automotivas, moveleiras, metalurgia, eletrodomésticos, supermercados, entre outras.

Preocupada com a qualidade dos seus produtos e a estabilidade de seus processos, a empresa conta com a certificação ISO 9001 desde o início das suas atividades, com o objetivo de atender com excelência os pedidos de sua ampla cartela de clientes. 

Composta por um time de 34 profissionais, sendo 25 no setor de produção e nove no administrativo, a Polyex sempre teve a cultura de registrar e controlar os seus apontamentos de produção e acompanhar de perto a rotina de todos os setores envolvidos no fechamento de seus pedidos, no planejamento da produção, na fabricação e na logística de seus produtos. 

Com o passar dos anos e devido ao aumento da sua demanda industrial, a empresa viu a necessidade de contar com o apoio da tecnologia para facilitar o controle da sua manufatura. 

Pois, até então, os apontamentos industriais da Polyex eram registrados de forma manual pelos operadores de produção em fichas de papel que, após isso, eram transcritas por um profissional do administrativo para uma planilha de Excel e armazenadas no arquivo morto da indústria.

“De um dia para o outro, normalmente, nós gerávamos umas sessenta ordens de produção. Cada ordem possuía uns dez dados que precisavam ser lançados manualmente para uma planilha de Excel. Então, você já pode imaginar o quanto de tempo isso nos demandava. Isso sem contar que, quando havia algum dado divergente, precisávamos buscar no arquivo morto da empresa a OP impressa e conferir os apontamentos novamente”, conta a Analista de Processos da Polyex, Patrícia Krusinski.

Sendo assim, em julho de 2021, a Polyex procurou a SKA para iniciar a implantação do sistema MES SYNECO para execução da gestão de sua fábrica de forma automatizada, garantindo otimização em seus processos produtivos e, consequentemente, agregando valor às atividades laborais de seus operadores fabris.

Parceria com SKA garantiu praticidade e automação aos processos de apontamento de produção da Polyex

“Antes da implantação do SYNECO, os apontamentos de PCP que eram lançados na planilha de Excel, eram todos passados ao Prosyst, um sistema ERP utilizado pela nossa empresa. A gente imprimia as ordens de produção e as etiquetas para embalagens dos produtos através dele, e levava tudo até o setor de manufatura”, completa Krusinski.


Continua depois da publicidade


Dentre os ganhos que a Analista de Processos destaca que Polyex obteve com a implantação da solução MES SYNECO da SKA, está o fato de a empresa ter as informações sobre o desempenho do seu setor de manufatura em tempo real.

“Eu consigo consultar agora mesmo, por exemplo, o índice de refugo, o OEE, e o que foi previsto versus realizado neste exato momento. Antes do SYNECO, eu tinha que fazer todo o apontamento de produção manual para depois conseguir gerar o dado”, explica.

Processo de implantação do sistema MES SYNECO na Polyex

O início do projeto de implantação do sistema MES SYNECO na Polyex começou com um estudo minucioso, feito pelo Head de Implantações da SKA, Matias Fallavena e uma experiente equipe de técnicos especialistas no assunto.

Após a apresentação do estudo à Polyex, acompanhada de um roteiro com o passo a passo da implantação, Patrícia Krusinski conta que por orientação da SKA, iniciou uma rodada de treinamentos com os operadores industriais da empresa, a fim de sanar as dúvidas sobre o uso da ferramenta.

Ela conta que o treinamento durou cerca de 1h30min com a equipe de cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite) e comemora que, em menos de uma semana, todos os colaboradores já estavam habituados com o sistema e dispensando os apontamentos de produção nas ordens de papel.

“A equipe da SKA acompanhou toda a implantação do projeto de forma virtual e presencial, prestando todo o suporte técnico necessário e tendo atenção em todos os detalhes do funcionamento da nossa empresa e da integração do nosso sistema ERP com o SYNECO da SKA”, destaca.

Dados precisos e confiáveis em apenas dois cliques

Outro ponto positivo mencionado por Patrícia em relação ao sistema MES SYNECO é a rapidez e precisão dos dados disponibilizados pela ferramenta.

“Levávamos umas três horas por dia para fazer o apontamento de produção manual no Excel. Hoje, eu preciso apenas acessar o sistema SYNECO, dar dois cliques no relatório e a informação está disponível, em tempo real, para a empresa toda. Além disso, o SYNECO também analisa os dados por turno de trabalho e por operador, proporcionando muito mais rastreabilidade aos processos”, comemora.

Cultura organizacional e evolução profissional

Uma das grandes preocupações da SKA ao implantar um sistema automatizado nas empresas é preservar a cultura organizacional daquele ambiente. E na Polyex, o nosso trabalho não foi diferente.

Patrícia, inclusive, conta que os funcionários da sua fábrica costumavam fazer todos os apontamentos de produção de forma manual, nas OPs impressas e que eles não tinham contato com computadores em suas rotinas de trabalho e nem em suas casas. 

“Quando implantamos o SYNECO aqui na Polyex, alguns operadores sentiram medo e receio de não dominarem a tecnologia. Porém, em um curto período de tempo, eles já se mostraram adaptados com a nova forma de trabalho, passando a enxergarem ainda mais valor em suas atividades, aproveitando a implantação da tecnologia da SKA como uma oportunidade de evolução em suas carreiras”, comemora.

Nesse contexto, Krusinski também comenta que a profissional que atuava especificamente com o controle manual dos dados da manufatura da Polyex, após a implantação do sistema SYNECO, passou a exercer funções mais estratégicas dentro da empresa e se inserindo em novos processos.

“O sistema MES SYNECO é muito intuitivo e as adaptações e customizações que solicitamos aos técnicos da SKA deixaram ele ainda mais fácil de operar, ficando bem adequado à nossa cultura e linguagem.

Próximos passos da jornada de transformação digital da Polyex

Conforme o Head de implantações da SKA, Matias Fallavena, a próxima etapa do projeto será controlar status de máquinas e quantidades produzidas automaticamente. Atualmente, esses dados são reportados pelo operador, mas isso não impede os ganhos que a empresa está obtendo com a ferramenta e o acesso da riqueza de informações do SYNECO.

“O nosso próximo passo com o projeto do SYNECO da SKA é implantar o sinal de máquina em nossa fábrica, para conseguirmos obter dados ainda mais precisos sobre nosso desempenho produtivo”, finaliza Patrícia.

E você, ficou interessado em garantir toda essa praticidade e automação nos processos de apontamento de produção da sua empresa? Entre em contato com os especialistas em indústria 4.0 da SKA e digitalize os processos da sua linha de produção industrial!

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: