Logomarca Indústria 4.0

Futuro da manutenção na indústria está na IA, dizem especialistas

Tractian Maintenance Day (TMD) reuniu lideranças e profissionais das maiores empresas do setor para discutir manutenção na indústria 4.0

Por: Assessoria de Imprensa      31/10/2023 

Promovido pela startup Tractian no último dia 20, a segunda edição do Tractian Maintenance Day (TMD) reuniu especialistas das maiores indústrias do Brasil para discutir o futuro da manutenção no país. Lideranças de empresas como Suzano, Bimbo, Pirelli, Inpasa e Ultracargo, por exemplo, compartilharam experiências na indústria e palestraram sobre o uso de IA na Manutenção, IT e Confiabilidade de Transformação Digital, Expansão Internacional de Indústrias, entre outros temas.

De acordo com os especialistas presentes no evento, a manutenção na indústria 4.0 no Brasil deverá passar, necessariamente, pela utilização da Inteligência Artificial (AI) e da Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things, ou IoT) no dia a dia. 

“Cada falha que eu consiga evitar, eu estou falando de mais de milhão entre custo de manutenção, serviços e peças", disse Moisés Panaro, consultor de Manutenção e Projetos Estratégicos Corporativos. "Daqui três anos, todas as ferramentas [de tecnologia para manutenção] já estarão totalmente em uso", completou. 

Para Igor Marinelli, Co-CEO da Tractian, o TMD mostra que as companhias industriais brasileiras já estão de olho nas vantagens que as transformações que a tecnologia poderá trazer a elas.

“O evento prova que a indústria 4.0 já é realidade no Brasil. São inúmeros cases de sucesso que comprovam que investir em IA e IoT fazem com que essas companhias economizem milhões dentro da manutenção, prevendo quebras e reduzindo o tempo de inatividade das máquinas, o que traz um ganho de produtividade muito grande”, disse Marinelli. 

Segundo Marinelli, o conhecimento compartilhado no TMD pelos palestrantes poderá auxiliar o setor como um todo em um futuro próximo. “O TMD também mostrou que os profissionais da manutenção que estão ligados na disrupção do setor vão agregar muito às companhias. Por isso, estar ligado em tudo de novo que está rolando dentro do setor se torna uma avenida de crescimento profissional para todos os funcionários da indústria”, completou. 


Continua depois da publicidade


Além de palestras, o evento contou ainda com a participação de Max Gehringer. Com mais de 50 anos em contato com a indústria, foi diretor de grandes empresas como Pepsi, Elma Chips e Pullman, e também é autor de diversos livros, ex-apresentador do Fantástico, da TV Globo, e uma das principais vozes do setor industrial no país.

Pesquisa nacional da indústria

Além do ciclo de debates, palestras e networking, o TMD também contou com a realização da “Pesquisa Nacional da Indústria 4.0”. Realizada em parceria com o instituto Atlas Intel, a pesquisa irá fornecer um diagnóstico completo da empresa e setor, incluindo a posição no novo Ranking Nacional da Indústria 4.0. 

“A pesquisa irá traçar o perfil da indústria 4.0 no país e fornecer o entendimento para as lideranças de quão avançado no tema cada empresa está. Acredito que seja uma revolução para o setor e que todo gestor deverá estar de olho no resultado”, afirma Marinelli.

Gostou? Então compartilhe: