Logomarca Indústria 4.0

Gestão 4.0 reduz de 14 para 2 dias processo técnico da Colormaq

Plataforma 3DEXPERIENCE, tecnologia Dassault Systèmes implementada pela SKA, otimizou processos de engenharia da empresa de eletrodomésticos

Por: SKA      30/10/2023 

Fundada em 1976, na cidade de Araçatuba, em São Paulo, a Colormaq iniciou suas atividades com a fabricação de telas coloridas para televisões em preto e branco. Porém, com a ascensão das televisões coloridas no mercado, a empresa enxergou a necessidade de inovar e ampliar o seu portfólio de produtos, passando a investir sua força de trabalho na produção de lavadoras de roupas, popularmente conhecidas como “tanquinhos”.

Esse projeto inovador foi um sucesso e, na sequência dele, outros produtos passaram a ser desenvolvidos pela empresa, como depuradores, purificadores de água, móveis em aço para cozinhas, dentre outras soluções inteligentes da linha branca que integram tecnologia e design e são destinadas ao uso doméstico. A coordenadora de engenharia da Colormaq, Paola Dalla Pria Baptistella, destaca que, “hoje, as lavadoras de roupas são o carro chefe da companhia” e que, em 2022, a Colormaq fabricou mais de 1,8 milhão de produtos.

A engenheira relaciona esse avanço produtivo ao investimento que a empresa fez na Plataforma 3DEXPERIENCE implementada pela SKA. Segundo ela, esse sistema integrado de projetos 3D ajuda na inovação e otimização dos processos de engenharia da empresa.

“Estamos satisfeitos com a parceira estabelecida com a SKA. Com certeza, o nosso portfólio será expandido e os nossos produtos serão desenvolvidos e produzidos de forma muito mais rápida e facilitada com as soluções de engenharia da SKA”, destacou Baptistella.

Gestão 4.0 garante evolução no desenvolvimento de produtos 

Conforme o gerente de engenharia da Colormaq, Luis Duenhas, as ações para tornar a gestão 4.0 uma realidade dentro da Colormaq já haviam iniciado há mais tempo, porém, a tecnologia utilizada anteriormente não estava atendendo alguns pilares da indústria 4.0, como a integração entre sistemas e os princípios da Internet das Coisas (IoT).


Continua depois da publicidade


Ele destaca que, após a implantação da solução SOLIDWORKS, que faz parte da Plataforma 3DEXPERIENCE da SKA, a empresa está obtendo mais agilidade e qualidade em seus processos de engenharia.

“Trabalhávamos com um software CAD que tinha muita restrição de recursos. Além disso, era difícil encontrar profissionais com conhecimento nesse sistema. O SOLIDWORKS é um sistema muito mais difundido e tem uma abrangência muito maior. Os principais resultados que nós atingimos com o uso dessa plataforma foram velocidade e robustez”, ressalta Duenhas.

3DEXPERIENCE é aliada para salto de produtividade em projetos de engenharia industrial

A interface simples e de fácil uso, baseada em projeto 3D, análise, simulação e inteligência em um ambiente inovador e colaborativo, garante que as empresas que fazem uso da plataforma 3DEXPERIENCE elevem os seus níveis de produtividade e se destaquem no mercado quando o assunto é indústria 4.0, que agregado ao atendimento especializado da SKA gera muito mais resultados. E na Colormaq, a história não foi diferente.

O gerente Duenhas afirma que uso da plataforma para gestão 4.0 implantado pela SKA reduziu de duas semanas para apenas dois dias o processo de alteração de projetos técnicos de produtos, por exemplo.

“Para executar uma solicitação de alteração de projeto técnico, nós demorávamos até duas semanas. Hoje, com a plataforma 3DEXPERIENCE, nós realizamos esse processo em dois dias. A solicitação chega no setor de engenharia via plataforma e, em até dois dias, está tudo no sistema, documentado, padronizado e acordado com todas as áreas”, comemora.

Confira mais detalhes no vídeo case que a SKA gravou na sede da Colormaq, em Araçatuba:

 

 

Planejamento personalizado e suporte técnico garantem sucesso na transformação digital

Antes de implantar uma solução de tecnologia automatizada nos processos de engenharia ou manufatura de uma empresa, a SKA executa um processo minucioso de análise do negócio como um todo.

Somente após o real entendimento dos fluxos de trabalho e cultura da empresa que a implantação começa a ser planejada juntamente com os responsáveis e colaboradores da indústria.

O engenheiro de aplicações da SKA e responsável técnico pelo projeto de transformação digital da Colormaq, Rafael Tenório, explica que as etapas de implantação da plataforma 3DEXPERIENCE implementada pela SKA contemplam um cronograma de planejamento, execução e acompanhamento do projeto.

“Na primeira fase da implantação do projeto, nós buscamos entender todas as dores dos clientes, os problemas que eles têm e as dificuldades existentes para conseguirmos criar uma estratégia de implantação e estabelecer as ferramentas potenciais para sanar essas dores. Após essa fase de entendimento, iniciamos as habilitações das equipes. Na sequência, implantamos, de fato, os softwares e, periodicamente, realizamos atividades presenciais de acompanhamento no cliente para sanar as dúvidas encontradas durante a rotina dos softwares”, complementa.

Para o gerente de engenharia da Colormaq, Luis Duenhas, esse planejamento, atenção e suporte da SKA garantiram que o investimento realizado fosse plenamente satisfatório e que a empresa obtivesse, de fato, uma gestão 4.0 de seus processos.

“O suporte da SKA foi, de longe, muito bem executado na parte comercial, que propôs as melhores soluções para o nosso negócio, e, principalmente, na parte técnica, responsável pela implementação da tecnologia. Foi muito legal ter os técnicos em contato conosco e receber os treinamentos disponibilizados às nossas equipes. Nós tínhamos um problema e vocês nos trouxeram a solução”, parabeniza.

SKA é referência em soluções para gestão 4.0

Com mais de 30 anos de experiência no mercado industrial, a SKA é líder no fornecimento de tecnologias sustentáveis para a transformação digital nas indústrias, sendo a principal revendedora da plataforma 3DEXPERIENCE no Brasil.

Além disso, o Grupo SKA é referência em soluções MES no país, ocupando a posição de maior fabricante de sistemas que visam controle, análise dos dados de manufatura, aumento de produtividade, economia, tomadas de decisões gerenciais assertivas, bem como a melhoria contínua dos processos do chão de fábrica.

Se você quer alcançar resultados nesse nível para sua empresa, a SKA é o canal que pode te ajudar. Entre em contato com os nossos especialistas em indústria 4.0 e obtenha uma gestão 4.0 dos seus processos industriais.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: